Portal do Professor

Início do Conteúdo

Concurso do Nome do Espaço do Livro(aula2)

Autor e Co-autor(es)

Maria Teresa Lopes da Cruz imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: gêneros discursivos

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno deverá perceber que o mote da sala de aula é a leitura, o texto, a literatura.
O aluno mais que aprender vai internalizar um gosto prazeroso pela leitura pelo livro.
O aprendizado vai acontecer a partir da literatura. Para que a sala de aula tenha esse tom ela deve ser fruto das escolhas e produções dos alunos. Eles devem ser os autores e co-autores dos espaços onde vão atuar.

Duração das atividades

50min

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade.

Estratégias e recursos da aula


Nessa aula o professor dará continuidade à atividade anterior ( aula- Sala de aula espaço de Leitura) pedindo, ao término da apresentação das duplas, a partir das anotações dos títulos feitas no quadro-negro pela professora, que eles escolham o que eles pensem ser o mais adequado e representativo para o Espaço do Livro.

Nota: Esse momento é muito difícil, pois o aluno tem a tendência em votar no seu próprio trabalho. O professor deve mediar mostrando para o grupo que nem sempre a nossa ideia é a que melhor se adapta àquela atividade. A professora relê todos os títulos e pede para que os alunos pensem no título que mais o agrade.

Estratégias e recursos da aula:

• Concurso do nome do Espaço do Livro
• Releitura dos títulos que fazem parte do concurso.
• Votação.
• Recursos cola colorida, pilot, papel branco 40 kg.
• Ficha sobre hábitos de leitura- para preencher em casa junto à família.

 

Atividade 1


Inicia-se a votação, a professora lê cada título e o aluno levanta o dedo quando for o seu título preferido. Esta votação pode ser em etapas eliminando-se primeiro os títulos menos votados e fazendo nova votação até ficar dois títulos preferidos pela turma e assim a grande e esperada decisão.


Atividade 2

A dupla ganhadora fará o cartaz principal que ficará sobre a estante de livros, o restante da turma fará enfeites para colar.

Atividade 3

Enfeitar a estante.

Atividade 4

Ficha para preencher em casa sobre os hábitos de leitura.

Avaliação

Auto -avaliação: os alunos deverão falar sobre a atividade e quais as dificuldades que sentiram . Deverá fazer também uma apreciação sobre o trabalho da dupla.