Portal do Professor

Início do Conteúdo

Bagagem Cultural (aula 5)

Autor e Co-autor(es)

Maria Teresa Lopes da Cruz imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: usos e formas

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Aumentar a bagagem cultural com informaçoes trocads entre os alunos na sala de aula.

Duração das atividades

50min

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Conhecimentos anteriores sobre folclore brasileior.

Estratégias e recursos da aula

Estratégias e recursos da aula:

• Dividir os alunos em grupos.
• Entregar para cada aluno duas folhas de papel lustroso coloridas
• Montagem da bagagem cultural pelo grupo
• Colar ilustrar e escrever conhecimentos prévios sobre folclore brasileiro
• Apresentação dos grupos
• Exposição dos trabalhos no mural
• Registro da atividade no caderno enfatizando os novos conhecimentos

Atividade 1


Dividir os alunos em 5 grupos de 5 crianças( total de 25 alunos). Cada grupo receberá duas folhas de papel lustroso de cores diferentes.

Atividade 2

Pedir para cada grupo criar sua bagagem cultural da forma que achar mais interessante e acrescentar informações de conhecimentos prévios sobre folclore brasileiro. Escrevendo e ilustrando.

Atividade 3

Formar um semicírculo onde cada grupo, em destaque, vai apresentar e socializar suas informações e seus conhecimentos prévios sobre o tema. Após a explanação, o grupo colocará no mural seu trabalho.

Atividade 4:

Registro no caderno das novas informações que o aluno obteve durante as apresentações e o que ele acrescentou à sua bagagem cultural.

Avaliação

A avaliação será feita através de uma conversa informal com os alunos sobre a atividade em grupo. Haverá também uma avaliação somativa e formativa quando o professor recolher o registro realizado no caderno e para avaliar a escrita dos novos conhecimentos adquiridos durante a atividade proposta.