Portal do Professor

Início do Conteúdo

Gráfico de livros

Autor e Co-autor(es)

Maria Teresa Lopes da Cruz imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: usos e formas

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno deverá perceber que o mote da sala de aula é a leitura, o texto, a literatura.
O aluno mais que aprender vai internalizar um gosto prazeroso pela leitura pelo livro.
O aprendizado vai acontecer a partir da literatura. Para que a sala de aula tenha esse tom ela deve ser fruto das escolhas e produções dos alunos. Eles devem ser os autores e co-autores dos espaços onde vão atuar.

Duração das atividades

50min

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

Estratégias e recursos da aula:

• Livros de literatura.
• Sorteio dos ajudantes do Espaço do Livro.
• Escolha dos livros que ficarão na estante da sala de aula.
• Montagem de gráfico no mural.

Atividade1

Roda de leitura.
Sorteio de dois ajudantes da estante de livros que ficarão responsáveis pela sua organização e arrumação

Atividade 2


A professora entregará para os ajudantes organizarem na estante, os livros que ela mostrou, e que foram escolhidos pela turma. Procurar colocar vários livros sobre o tema que está sendo trabalhado: folclore brasileiro.

Atividade 3

No mural montar com os alunos uma grande tabela com o gráfico dos livros.
Escrever os nomes dos livros da estante.

Avaliação

Avaliação: participação e interesse da turma; capacidade da turma de administrar escolhas e de trabalhar em grupo.