Portal do Professor

Início do Conteúdo

Expondo ideias: como se apresentar em um semin?rio

Autor e Co-autor(es)

Ana Graziela Cabral imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Edna Maria Santana Magalh?es

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educa??o de Jovens e Adultos - 1? ciclo L?ngua Portuguesa Leitura e escrita de texto
Educa??o de Jovens e Adultos - 2? ciclo L?ngua Portuguesa Linguagem oral: escrita e produ??o de texto
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa L?ngua oral: usos e formas
Ensino M?dio L?ngua Portuguesa Produ??o, leitura, an?lise e reflex?o sobre linguagens

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Com a sequ?ncia de aulas que ser? sugerida o aluno aprender?:


- a transmitir, em formato de semin?rio, informa??es pesquisadas sobre determinado tema, de forma clara e eficaz;


- construir um texto formal que garantir? a estrutura de apresenta??o do semin?rio;


- usar a capacidade de sintetizar conte?dos;


- apropriar-se de recursos tecnol?gicos que o auxiliem nesse tipo de apresenta??o;


- t?cnicas de postura e comportamento durante a apresenta??o de um trabalho;


- a import?ncia da clareza e objetividade para o bom andamento de um trabalho.

Duração das atividades

7 aulas de 50 minutos cada

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Professor, para o bom desenvolvimento desta proposta ? importante que os alunos saibam previamente a respeito dos temas que ir?o abordar nos semin?rios. Isso facilitar? a busca por fontes de pesquisa, que podem ser sugeridas por voc?.


Al?m disso, ? necess?rio que os alunos tenham facilidade de acesso para a utiliza??o de tecnologias, caso resolvam usar recursos tecnol?gicos para complementar suas apresenta??es.

Estratégias e recursos da aula

1? AULA ? 3 aulas de 50 minutos cada


Professor, esta sequ?ncia de aulas se dedica a ensinar em que consiste um semin?rio. Em geral, nunca nos preocupamos em explicar aos alunos o que ?, como se organiza, os objetivos e as fun??es de um semin?rio. Partimos sempre do pressuposto de que eles sabem tudo. Comece explicando aos alunos que Semin?rio ? uma forma expositiva da linguagem de forma oral.


Os alunos precisam compreender que um semin?rio se subdivide em etapas, que s?o:


1? pr?-apresenta??o ? Pesquisa sobre o tema do semin?rio.


2? ? Introdu??o: nesta fase o tema abordado deve ser apresentado. ? preciso falar do motivo da escolha, qual ser?o os crit?rios usados para a abordagem de tal tema, qual o foco principal.


3? ? Desenvolvimento: nessa etapa, apresenta-se as informa??es pesquisadas pelos alunos sobre o tema proposto.


4? - Conclus?o: apresenta??o de uma nova informa??o que amplie o que foi apresentado at? o momento. As discuss?es em um semin?rio n?o podem ficar restritas ? amostragem de conhecimentos que j? s?o comuns. ? importante que novidades sejam apresentadas e discutidas pelo grupo.

No link abaixo h? uma apresenta??o da professora Dr?. Marta Valentim, da UNESP, que mostra em detalhes como se deve proceder para dar andamento a um semin?rio. Veja os slides com os seus alunos, ou explique a eles tais informa??es de uma forma diferenciada. http://www.valentim.pro.br/Slides/Apresentacao_Seminario.ppt#256,1,Apresenta??odeSemin?rio ? [acesso em 29/11/09]. Pe?a que eles se manifestem sobre como podem contribuir para alcan?ar os requisitos de um semin?rio.


? necess?rio que eles tenham ci?ncia de cada etapa de apresenta??o do semin?rio, inclusive da import?ncia de se manter uma boa postura diante dos que os veem. Ressalte aos alunos a necessidade de que eles estejam de p? durante a apresenta??o, sempre de frente para os espectadores, preocupando-se com a entona??o de voz e o vocabul?rio utilizado. Eles precisam saber que tudo isso influencia os resultados de uma boa apresenta??o.


Fale ainda da import?ncia de que a plateia tenha acesso ao que ? dito, seja por dispositivo eletr?nico (data show, reto projetor), como sugerem os slides vistos, seja por c?pias xerografadas do conte?do que ? exposto. Isso aumentar? a aten??o do p?blico em rela??o ao tema discutido.

Ap?s explicar sobre a parte constitutiva do semin?rio, apresente aos alunos fotos de semin?rios para que eles comparem, discutam e cheguem a conclus?es a respeito de uma postura satisfat?ria de apresenta??es. Provoque-os e por ?ltimo fa?a-os escolher a melhor forma criarem um semin?rio da classe. Eles devem levar em conta o espa?o que t?m, a organiza??o do ambiente, a ac?stica do espa?o (ser? ou n?o necess?rio o uso de microfone, por exemplo), entre outros aspectos.


Veja alguns exemplos de imagens de semin?rios.

http://www.colegiocruzeiro.g12.br/Noticias/31-03-2008/V%20Seminario/seminario_01.jpg - [acesso em 29/11/09].

http://www.edulima.com.br/blog/wp-content/uploads/2008/05/seminario.jpg - [acesso em 29/11/09].

Fica tamb?m como sugest?o disponibilizar para os alunos o v?deo de um semin?rio escolar de Ci?ncia sobre Rob? Hidr?ulico. http://www.youtube.com/watch?v=cfFv8zp_iIU ? [acesso em 29/11/09]. Analise o v?deo criticamente com os alunos.

Pergunte a eles o que h? de errado na apresenta??o dos garotos. Deixe que os alunos construam coment?rios sobre o que veem. Caso eles n?o percebam, comente a quest?o da ac?stica da sala, que n?o ? adequada para o momento da apresenta??o, j? que durante a fala do aluno, ouvem-se constantemente barulhos de carteiras. Pe?a tamb?m que observem o vocabul?rio dos alunos, a postura, principalmente quando um deles d? as costas para os espectadores para escrever na lousa e continua falando. Voc? pode lev?-los a analisar ainda as roupas dos expositores do semin?rio e a organiza??o do espa?o em que ele acontece. Isso certamente tornar? os alunos mais cr?ticos em rela??o ? sua pr?pria postura ao apresentar um semin?rio.


4? AULA ? 3 aulas de 50 minutos cada.


O pr?ximo passo ser? dividir a classe em grupos. Para cada grupo, o professor dever? destinar um tema distinto. O tema ser? indicado pelo professor, mas a forma de abordagem ser? determinada por cada grupo. Por exemplo, cada grupo determinar? se o seu semin?rio contar? com o complemento de recursos visuais, como cartazes, proje??es, etc. Dessa forma, durante a apresenta??o do semin?rio, cada um ter? um tempo para fazer as suas coloca??es sobre o seu tema e abrir espa?o para perguntas. Os diferentes temas propiciaram uma troca de informa??es muito positiva entre os grupos.


Fica como sugest?o que sejam trabalhados temas como ?O ?internet?s?, linguagem t?pica dos usu?rios de computador?, ?A destrui??o do meio ambiente?, ?O consumismo e a ind?stria publicit?ria?, ?A reforma ortogr?fica?, ?A sexualidade?. Esses s?o apenas exemplos, mas voc?, professor, pode adequar a tem?tica das discuss?es a algum assunto que tenha maior destaque na sua comunidade escolar. O importante ? que os assuntos abordados despertem a aten??o do grupo, para que ele possa dedicar maior empenho ? proposta.


Ap?s a defini??o dos grupos e temas, o pr?ximo passo ? a pesquisa. D? aos grupos um prazo para que eles fa?am uma pesquisa detalhada sobre o tema que forem abordar. Em um novo encontro, com as pesquisas em m?os, eles dever?o, conforme j? foi citado no texto da professora Marta Valentim, elaborar um texto escrito com as informa??es que obtiveram. Acompanhe esse processo, professor. Ajude-os a definir que g?nero textual ? o mais adequado  para o tema a ser apresentado, a adequa??o aos espectadores e aos objetivos do trabalho. Num primeiro momento, aconselhe a leitura entre os pares e as poss?veis corre??es. Leia os textos, sugira corre??es e pe?a que os alunos fa?am quantas reescritas forem necess?rias para conseguir um bom texto. Por ?ltimo eles devem fazer um resumo do que h? de mais importante no assunto sobre o qual v?o tratar, dividir em falas entre os integrantes do grupo e decidir quais ser?o os recursos empregados na apresenta??o.

Ap?s tudo isso conclu?do, professor, apresente aos grupos a imagem abaixo. Explique que ela ? um modelo de convite de semin?rio, para inspir?-los a produzir tamb?m um convite para o semin?rio que eles desenvolverem. As equipes poder?o optar por fazerem um convite coletivo, para o semin?rio de todos os grupos, ou um individual, em que cada grupo far? o seu convite. Esse convite pode ser destinado ?s pessoas da escola, dire??o, supervis?o, bibliotec?rios, entre outros, a outras turmas ou at? mesmo aos familiares dos alunos, que poder?o presenciar o evento.


Eis o modelo:

http://amazoniajureia.files.wordpress.com/2009/06/cartaz-seminario.jpg - [acesso em 29/11/09].


7? AULA

Agora, professor, ? chegado o momento das apresenta??es. O ambiente deve estar plenamente preparado para o acontecimento. Cada aluno deve estar ciente do momento de sua interven??o.


? pertinente registrar as falas dos alunos, filmando-as, para que, inclusive como forma de auto-avalia??o, voc?s possam ver juntos a apresenta??o e comentar o que foi legal e o que pode ser melhorado em semin?rios futuros. Valorize ao m?ximo a produ??o dos grupos e tente despertar neles uma no??o da import?ncia da pesquisa para a constru??o do conhecimento. Deixe um tempo da aula para a promo??o de um debate entre os alunos. Oriente-os para que isso ocorra de forma a explicitar as d?vidas e os diferentes pontos de vista sobre os temas apresentados. 

Recursos Complementares

http://www.valentim.pro.br/Slides/Apresentacao_Seminario.ppt#256,1,Apresenta??odeSemin?rio ? [acesso em 29/11/09].

 
http://www.youtube.com/watch?v=cfFv8zp_iIU ? [acesso em 29/11/09] - Semin?rio escolar de Ci?ncia sobre Rob? Hidr?ulico.


http://amazoniajureia.files.wordpress.com/2009/06/cartaz-seminario.jpg - [acesso em 29/11/09]. Modelo de convite para semin?rio.

Avaliação

Professor, depois da apresenta??o do semin?rio, todos podem fazer uma avalia??o dos trabalhos, em que cada grupo falar? sobre as dificuldades encontradas para fazer a apresenta??o, os aprendizados adquiridos um grupo poder? fazer coment?rios sobre o desempenho dos demais.


Al?m disso, essa sequ?ncia did?tica permite que se fa?a uma avalia??o em rela??o ? produ??o escrita, analisando, em especial, a capacidade que eles t?m de expor argumentos s?lidos e pertinentes relacionados a seu tema. ? poss?vel julgar tamb?m a pertin?ncia da pesquisa apresentada e a desenvoltura do aluno durante a socializa??o oral de seu ponto de vista.