Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino M?dio | L?ngua Portuguesa | Produ??o, leitura, an?lise e reflex?o sobre linguagens |
? xerox;
? din?mica (trabalho em duplas);
? cartolina, fita crepe.
AULA 1
Atividade 1
Para sensibiliza??o inicial, o professor dever? colocar os alunos em c?rculo e conversar com eles sobre a import?ncia de darem sua opini?o sempre que necess?rio.
Por exemplo: as crian?as e os adolescentes, na escola e fora dela, vivem discutindo coisas entre si. E, muitas vezes, essas s?o discuss?es desordenadas, que nem sempre t?m resultado positivo. ? muito importante que os alunos percebam a necessidade da argumenta??o para debater id?ias com as quais n?o concordem e para convencer o outro de sua opini?o. Para subsidiar a conversa com os estudantes, o professor poder? sugerir o roteiro abaixo:
1. Quando falamos ou escrevemos um texto de opini?o, nosso objetivo ? o de convencer;
2. devemos tomar uma posi??o em rela??o ao tema (contra ou a favor);
3. temos que justificar a posi??o assumida, com base em argumentos;
4. devemos antecipar poss?veis argumentos contr?rios ao seu ponto de vista, contestando-os;
5. devemos concluir o texto, refor?ando-se a posi??o assumida.
Importante: Professor, ? a partir de sua interven??o que os alunos aprender?o a debater assuntos ordenadamente, a respeitar seu interlocutor, a dar sua opini?o e sustent?-la sempre que for necess?rio.
ATIVIDADE 2
Na sequ?ncia, o professor apresentar? ? turma um texto de opini?o, conforme c?pia a seguir:
A POLUI??O NO MUNDO
Os grandes pa?ses industriais s?o os mais polu?dos do mundo. Em T?quio vende-se oxig?nio nas ruas centrais. ? comum os japoneses comprarem uma dose e enfiarem o nariz na ?garrafinha?, recuperando-se do veneno que s?o obrigados a respirar. Os guardas de tr?nsito, intoxicados pelos gases dos autom?veis, t?m postos de abastecimento especiais nas esquinas.
Apesar da propaganda que apresenta o centro da Europa como um o?sis verde entre enormes f?bricas, quem l? jornal sabe o que acontece com o Reno: um rio totalmente morto e mort?fero, carregando res?duos qu?micos por milhares de quil?metros, contaminando os dep?sitos de ?gua pot?vel de v?rios pa?ses.
Metade da popula??o holandesa bebe a ?gua do Rio Reno, que ? o maior esgoto do mundo e o receptor de inseticidas das f?bricas alem?es. Seus peixes s?o proibidos para o consumo, porque os detritos industriais com que se ?alimentam? tornam sua carne f?tida.
E os Estados Unidos, p?tria do capitalismo moderno, louvado pelo rigor de suas leis, s?o ? e isto seus pr?prios t?cnicos afirmam ? o pa?s mais polu?do do planeta. Al?m disso, s?o os maiores exportadores de polui??o: 40% da contamina??o da Terra ? provocada por suas ind?strias, segundo informa??o de Philip Bart, ecologista e redator da Internation Review.
Fonte: J?lio Jos? Chiavenato. O massacre da natureza.
Os alunos dever?o ler silenciosamente o texto e, na sequ?ncia, o professor dever? conversar com eles sobre o que ? fato e o que ? opini?o. Para tanto, dever? retirar do texto ?A polui??o no mundo? a opini?o e os fatos que a comprovam, conforme sugest?o abaixo. O professor dever? escrever em faixas de cartolinas (ele poder? imprimir numa fonte maior e colar nas cartolinas) a sugest?o abaixo. ? medida que vai apresentando o texto aos estudantes vai afixando no quadro as faixas com a opini?o e os fatos. Ao final, os alunos ter?o um esquema, tal como apresentado abaixo.
OPINI?O ? Os grandes pa?ses industriais s?o os mais polu?dos do mundo.
Por qu? ? Quais os argumentos? Quais os fatos que comprovam a opini?o?
FATOS QUE COMPROVAM A OPINI?O.
? Em T?quio, vende-se oxig?nio nas ruas centrais.
? Os guardas de tr?nsito em T?quio, intoxicados pelos gases dos autom?veis, t?m postos de abastecimento especiais na esquina.
? Na E uropa, o Reno carrega res?duos qu?micos por milhares de quil?metros, contaminando os dep?sitos de ?gua pot?vel de v?rios pa?ses.
? 40% da contamina??o da Terra ? provocada pelas ind?strias americanas.
AULA 2 E 3
ATIVIDADE
O professor dever? separar a turma em grupos de 8 alunos para os textos 1 e 2 e grupos de 4 alunos para os textos 3 e 4. Entregar c?pias de textos diferentes a cada grupo. Os alunos dever?o apresentar o esquema seguindo a sugest?o do professor na aula 1. Para tanto, o professor dever? disponibilizar cartolinas, canetas hidrocores e fitas crepe para que os estudantes elaborem o seu esquema com as opini?es, os fatos ou argumentos que comprovem opini?es retiradas dos textos. Eles poder?o fazer um quadro com as informa??es.
TEXTO 1
O Brasil ? um pa?s privilegiado no que diz respeito ? quantidade e ? qualidade de suas ?guas, mas, se n?o fizermos boas campanhas educativas para a popula??o, logo perderemos esse privil?gio.
Em nossa opini?o, j? manifestada em artigos anteriores, as campanhas s?o necess?rias porque muitas pessoas desperdi?am ?gua lavando cal?adas diariamente, n?o consertando torneiras que vazam e passando muito tempo nos chuveiros.
Nem todos s?o favor?veis ?s campanhas educativas. Para alguns economistas, a solu??o ? aumentar o pre?o da ?gua.
Pensamos que isso seria um verdadeiro absurdo, pois o pre?o da ?gua brasileira ? um dos mais altos do mundo! Por outro lado, mesmo pagando caro, os brasileiros continuam desperdi?ando ?gua.
Todos sabemos que seria imposs?vel viver sem ?gua. Ent?o, a solu??o melhor ? fazer campanhas educativas que ajudem a conscientizar a popula??o, mostrando a todos que a ?gua ? um recurso que pode se esgotar com o mau uso.
Fonte: (Adaptado de Ant?nio Erm?nio de Moraes: Depois da ?gua, por que n?o o ar? Folha de S?o Paulo: Opini?o ? 24/03/02)
Texto dispon?vel em:
http://www.filologia.org.br/ixcnlf/10/13.htm
TEXTO 2
Textos e Opini?es
Por mais que a maioria pense que a fun??o do jornalista ? ser imparcial ao relatar fatos, isto n?o ? verdade. Todo texto tem opini?o, a qual pode ser expl?cita ou estar nas entrelinhas, tudo depende de como o autor quer ser visto.
O texto abaixo deixa clara a opini?o da Rosely Say?o, psic?loga que escreve para o caderno Equil?brio, da Folha de S?o Paulo: os meios de comunica??o, muitas vezes, atrapalham a reuni?o familiar na hora das refei??es.
Refei??o em fam?lia
Os meios de comunica??o, devidamente apoiados por informa??es cient?ficas, dizem que alimenta??o ? uma quest?o de sa?de. Programas de TV ensinam a comer bem para manter o corpo magro e saud?vel, livros oferecem card?pios de popula??es com alto ?ndice de longevidade, alimentos ganham adjetivos como "funcionais". Temos dietas para card?acos, para hipertensos, para gestantes, para idosos. Cad a vez menos a fam?lia se re?ne em torno da mesa para compartilhar a refei??o e se encontrar, trocar ideias, saber uns dos outros. Ser? falta de tempo?
Talvez as pessoas tenham escolhido outras prioridades: numa pesquisa recente sobre as refei??es, 69% dos entrevistados no Brasil relataram o h?bit o de assistir ? TV enquanto se alimentam.
Uma crian?a de nove anos disse uma coisa interessante: para ela, o hor?rio do recreio deveria ser maior porque tomar o lanche demora e, com isso, h? menos tempo para brincar. A? est?: lanchar com os colegas n?o tem, para essa e muitas outras crian?as, o car?ter de prazer; parece ter uma liga??o mais estreita com outras obriga??es escolares. Ali?s, tenho observado a dificuldade que muitas crian?as t?m de falar com adultos e pares olhando para seu interlocutor. Elas falam e olham para o lado, para baixo e at? para al?m da pessoa com quem conversam, mas o olho no olho parece ser desagrad?vel, dif?cil para elas. Talvez seja porque est?o acostumadas a olhar para a TV ou para o jogo enquanto conversam com os pais.
O hor?rio das refei??es ? o melhor pretexto para reunir a fam?lia porque ocorre com regularidade e de modo informal. E, nessa hora, os pais podem expressar e atualizar seus afetos pelos filhos de modo mais natural, al?m de construir o ambiente acolhedor que permite aos mais novos perceber com clareza que aquele ? seu grupo de refer?ncia e de pertencimento.
Numa ?poca em que os rituais est?o em desuso, as refei??es em fam?lia s?o um excelente momento para transmitir tradi??es familiares aos filhos: quais alimentos aquela fam?lia prefere e quais s?o os seus modos usuais de prepara??o, como se comporta ? mesa, quais assuntos costuma abordar durante a refei??o, o tom de voz usado, como os membros se tratam. Tudo isso ? apreendido pelos mais novos, que podem encontrar seu modelo de identifica??o familiar e ter contato com o conhecimento constru?do pelas gera??es anteriores da fam?lia.
O hor?rio das refei??es tamb?m pode servir para que contradi??es, diferen?as e conflitos entre pais e filhos surjam de modo polido, para que os filhos saibam mais sobre a rotina profissional dos pais e para que estes ou?am sobre a vida escolar e social dos filhos sem cobran?as [...].( Domingo, 26 de abril de 2009)
Texto dispon?vel em:
http://raiai.com.br/carro-popular-duvida-na-escolha-leia-a-opiniao-de-quem-usa/
TEXTO 3
FIAT UNO
Na hora de escolher um carro popular normalmente ficamos na d?vida e ouvimos varias opini?es de diversas fontes, e como s?o muitas as op??es, nossa d?vida aumenta de forma consider?vel. Vamos tentar diminuir as d?vidas apresentando as informa??es b?sicas sobre as principais op??es dispon?veis no mercado, na tentativa de lhe mostrar o modelo mais adequado ?s suas necessidades, ressaltando que as opini?es, que ser?o expostas sobre cada modelo, t?m como base a experi?ncia de uso dos mesmos, portanto, isso ? uma vis?o do ponto de vista de um usu?rio.
Mesmo sem ter um design moderno ? um dos carros populares mais vendidos no Brasil. Posso afirmar que trata-se de um carro com ?timo espa?o interno, boa visibilidade e uma dire??o mec?nica bem leve o que facilita as manobras, principalmente na hora de estacionar.
? considerado o carro popular mais econ?mico da atualidade na sua vers?o Economy Flex, prometendo 15,6 km/l usando gasolina e 11,1 km/l com ?lcool em vias urbanas e na estrada 22 Km/l e 15,6 Km/l.
Carro com baixo custo de manuten??o, ?timo para rodar tanto na terra como no asfalto, pois tem boa altura em rela??o ao solo, evitando assim atrito com quebra-molas mesmo com carga total e boa estabilida de.
Na ultrapassagem compara-se a carros equipados com motores de maior cilindrad a podendo chegar facilmente a uma velocidade em torno de 160 Km/h. Outra coisa que gosto no Uno ? o local onde se encontra o estepe que fica na parte dianteira em cima do motor e nos outros modelos normalmente ficam na mala, que normalmente em caso de ocupada, principalmente em viagens ? necess?rio retirar toda bagagem para alcan?a-lo. A desvantagem do Uno ? precisar alinhar as rodas traseiras e o feixe de molas na suspens?o que depois dos dias de chuva costuma ringir. Para finalizar digo que como usu?rio do Uno, n?o tenho do que reclamar.
Texto dispon?vel em:
http://raiai.com.br/carro-popular-duvida-na-escolha-leia-a-opiniao-de-quem-usa/
TEXTO 4
FIAT PALIO
Buscando desenvolver produtos atraentes e competitivos, a Fiat lan?a o Palio, que para mim ? um modelo com um design mais moderno do Uno, j? que a mec?nica ? praticamente a mesma, a diferen?a da carroceria, faz com que o Palio consuma mais combustivel que o Uno.
Tem um ?timo espa?o interno, sua dire??o mec?nica j? n?o ? t?o leve, o estepe fica localizado no porta-malas, precisa de alinhamento nas rodas traseiras e s? n?o sei a causa, costuma baixar um pouco de ?leo, sem apresentar nenhum tipo de vazamento..
Texto dispon?vel em:
http://raiai.com.br/carro-popular-duvida-na-escolha-leia-a-opiniao-de-quem-usa/
Aula 4
Atividade
Essa aula ficar? reservada para a apresenta??o dos alunos. Cada grupo apresentar? as opini?es ou fatos e argumentos de seu texto para a turma.
Aula 5
Atividade
Enumere fatos ou argumentos que comprovem cada uma das opini?es seguintes.
Opini?o: O fumo ? prejudicial ? sa?de.
Fatos/Argumentos..............................................................................................................
...........................................................................................................................................
...........................................................................................................................................
...........................................................................................................................................
Opini?o: A televis?o domina a vida do homem moderno.
Fatos/Argumentos: ...........................................................................................................
.............................................................................................................................................
............................................................................................................................................
..... ......................................................................................................................................
Opini?o: A preserva??o da natureza ? fundamental para a vida humana.
Fatos/argumentos:..........................................................................................................................................................................................................................................................
.................................................................................................................................................................... ......................................................................................................................
Sugest?o de leitura para o professor:
DUTRA, Vania L. R. O texto de opini?o no ensino fundamental. Dispon?vel em:
http://www.filologia.org.br/ixcnlf/10/13.htm
A avalia??o consistir? na observa??o do empenho da turma para a realiza??o da apresenta??o dos fatos/argumentos e opini?o dos textos. Os alunos ser?o avaliados tanto pela organiza??o da apresenta??o das informa??es ? turma, como pelo capricho nos cartazes.