Portal do Professor

Início do Conteúdo

Contra??o Muscular

Autor e Co-autor(es)

Maura Gislaine Barros imagem do usuário

TELEMACO BORBA - PR JARDIM ALEGRE C E ENS FUND MED PROF

Eziquiel Menta

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Educa??o F?sica Atitudes, conceitos e procedimentos: conhecimentos sobre o corpo

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Entender como acontece a contra??o muscular

- Identificar os tipos de contra??o muscular

Duração das atividades

2 aulas-aula

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

- Retomada de quest?es sobre o tecido muscular.

Estratégias e recursos da aula

PR?TICA SOCIAL INICIAL

A contra??o muscular corresponde a um deslizamento das fibras musculares como resposta normal a um est?mulo nervoso.

PROBLEMATIZA??O

undefined 

WORDPRESS.COM Dispon?vel em: http://downlogo.files.wordpress.com/2008/06/corpo_humano_musculos.jpg acesso em: 15/03/2009.

Como nossos m?sculos conseguem controlar a precis?o, a intensidade e a dura??o dos movimentos? 

INSTRUMENTALIZA??O

O cerebelo ?rg?o do Sistema Nervoso Central (SNC) tem papel fundamental no controle dos movimentos realizados por n?s. Segundo as c?lulas ou fibras musculares se contraem independente umas das outras.

A contra??o muscular depende do deslizamento de filamentos de actina sobre conjuntos de filamentos de miosina, este mecanismo ocorre devido a est?mulos nervosos emitidos aos m?sculos.

Quando ocorre a libera??o de ?ons de c?lcio contidos no ret?culo liso (sarcoplasm?tico), sendo esse elemento qu?mico capaz de ligar as miofibrilas de actina e miosina. Com isso, as fibras de miosina puxam os filamentos de actina, determinando a contra??o dos sarc?meros.

Atividade

1. Dividir ? turma em grupos para que realizem pesquisa sobre a contra??o muscular

2. Pedir para que os alunos pesquisem imagens que demonstrem o momento de uma contra??o ou algum v?deo que mostre como a contra??o acontece,esta atividade poder? ser realizada no laborat?rio de inform?tica da escola.

3. Ap?s a pesquisa realizar uma conversa com os alunos, aproveite para fixar o conte?do e tirar d?vidas existentes ap?s pe?a  para que os alunos exponham o materioal coletado durante a pesquisa.

Apresente aos alunos  o recurso a seguir: 

Contra??o muscular

Roteiro de Discuss?o:
1. O que ? contra??o muscular?
2. Como a contra??o muscular acontece?
3. De onde vem e para onde vai a contra??o muscular?
CATARSE
A contra??o muscular pode ser um ato involunt?rio ou volunt?rio de movimentos.
PR?TICA SOCIAL FINAL

Ap?s explica??o sobre como acontece a contra??o muscular e mostrar os dois tipos de contra??es que existem: isot?nica e isom?trica explicando detalhadamente cada uma delas, respondendo aos questionamentos levantados pelos alunos vamos realizar os seguintes questionamentos:

1. Numa corrida de 100m onde o velocista consegue vencer a barreira do ar que tipo de contra??o podemos observar?

2. Que tipo de contra??o temos numa queda de bra?o, visto que a resist?ncia est? concentrada num dos oponentes?

Num segundo momento pedir aos alunos que realizem movimentos com partes do corpo para observarem qual m?sculo encontra-se contra?do e qual est? relaxado.

Aproveitar este momento para esclarecer d?vidas ainda existentes.

Este momento serve para fixa??o do conte?do trabalhado.

 

Recursos Educacionais

Nome Tipo
Contra??o muscular Anima??o/simula??o

Recursos Complementares

Avaliação

Avalia??o ser? realizada no transcorrer dos questionamentos levantados pelos alunos, observando a forma??o de conceitos pelos alunos, analisando seus questionamentos e interven??es. Atrav?s do material coletado durante a pesquisa .