Eziquiel Menta
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Educa??o F?sica | Atitudes, conceitos e procedimentos: conhecimentos sobre o corpo |
- Entender como acontece a contra??o muscular
- Identificar os tipos de contra??o muscular
- Retomada de quest?es sobre o tecido muscular.
A contra??o muscular corresponde a um deslizamento das fibras musculares como resposta normal a um est?mulo nervoso.
WORDPRESS.COM Dispon?vel em: http://downlogo.files.wordpress.com/2008/06/corpo_humano_musculos.jpg acesso em: 15/03/2009.
Como nossos m?sculos conseguem controlar a precis?o, a intensidade e a dura??o dos movimentos?
O cerebelo ?rg?o do Sistema Nervoso Central (SNC) tem papel fundamental no controle dos movimentos realizados por n?s. Segundo as c?lulas ou fibras musculares se contraem independente umas das outras.
A contra??o muscular depende do deslizamento de filamentos de actina sobre conjuntos de filamentos de miosina, este mecanismo ocorre devido a est?mulos nervosos emitidos aos m?sculos.
Quando ocorre a libera??o de ?ons de c?lcio contidos no ret?culo liso (sarcoplasm?tico), sendo esse elemento qu?mico capaz de ligar as miofibrilas de actina e miosina. Com isso, as fibras de miosina puxam os filamentos de actina, determinando a contra??o dos sarc?meros.
1. Dividir ? turma em grupos para que realizem pesquisa sobre a contra??o muscular
2. Pedir para que os alunos pesquisem imagens que demonstrem o momento de uma contra??o ou algum v?deo que mostre como a contra??o acontece,esta atividade poder? ser realizada no laborat?rio de inform?tica da escola.
3. Ap?s a pesquisa realizar uma conversa com os alunos, aproveite para fixar o conte?do e tirar d?vidas existentes ap?s pe?a para que os alunos exponham o materioal coletado durante a pesquisa.
Apresente aos alunos o recurso a seguir:
1. Numa corrida de 100m onde o velocista consegue vencer a barreira do ar que tipo de contra??o podemos observar?
2. Que tipo de contra??o temos numa queda de bra?o, visto que a resist?ncia est? concentrada num dos oponentes?
Num segundo momento pedir aos alunos que realizem movimentos com partes do corpo para observarem qual m?sculo encontra-se contra?do e qual est? relaxado.
Aproveitar este momento para esclarecer d?vidas ainda existentes.
Este momento serve para fixa??o do conte?do trabalhado.
Nome | Tipo |
---|---|
Contra??o muscular | Anima??o/simula??o |
Contra??o Muscular Parte I
http//:www.youtube.com/watch?v=cIY22fO9A6o
Contra??o Muscular Parte II
http//:www.youtube.com/watch?v=Klq_6JaTBBs
Contra??o Muscular Parte III
http//www.youtube.com/watch?v=mcw6WDuU6Ww
Contra??o Muscular Parte IV
Avalia??o ser? realizada no transcorrer dos questionamentos levantados pelos alunos, observando a forma??o de conceitos pelos alunos, analisando seus questionamentos e interven??es. Atrav?s do material coletado durante a pesquisa .