Portal do Professor

Início do Conteúdo

Conscientizar para educar

Autor e Co-autor(es)

Eloisa Menezes Pereira imagem do usuário

PORTO ALEGRE - RS SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

EEEF ALM. Álv. Alberto da Motta e Silva

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Meio Ambiente Sociedade e meio ambiente

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

-Despertar a necessidade  e interesse pelo ecológico

-Dar ênfase  à  sustentabilidade 

-Elaborar atividades pedagógicas

-Reciclar sucatas

Duração das atividades

4 períodos de 45min

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Sensibilização  para a conscientização, cidadania e responsabilidade social.

Qualificação e respeito  pela vida do ser humano e do meio ambiente.

Orientação das ações em prol da vida (mudança de atitudes na interação com o patrimônio básico)

Respeito às profissões, seus benefícios, direitos,deveres.

Relação entre sustentabilidade e meio ambiente

Estratégias e recursos da aula

Através da observação,em sala de aula,sobre o desperdício de materiais, iniciaremos a relação dos considerados lixos e separaremos os que poderão ser reciclados.

Colocaremos latões doados pelos pais  no pátio da escola. Os alunos pintarão de acordo com a qualificação dos lixos.

EX: Verde( latinhas, garrafas pet),amarelos( papéis, sobras de lápis, materiais estragados) e vermelhos( sobras de lanches).

Haverá uma palestra com os agentes do DMLU e será repassada às outras turmas no período de religião,onde os valores serão enfatizados.

Haverá muitas indagações desafiadoras e curiosas, consultas na internet e demonstrações artísticas criadas com esses materiais ( produções  pedagógicas). 

EX: As pessoas que trabalham na coleta do lixo são pagas de acordo com a produção?Quais os critérios para seleção de coletadores?Eles usam roupas adequadas?

Quem leva o lixo até eles?Qual o órgão responsável pela manutenção dessas oficinas?

No recreio  ficarão expostas ,na sala, para colegas que manifestarem curiosidade e interesse.

Trabalhos lúdicos sobre educação ambiental (jogos, quebra-cabeças,cruzadinhas)

Recriação dos diversos materiais utilizados(porta-retratos,janelas da auto-estima)

Recursos Complementares

Serão aproveitadas cascas de lápis,canudinhos ,fitas de presente,botões estragados,serragem,papéis picados,sementes,pet, tecidos, fuxico,pedaços de couro, outros

Modalidades artísticas de criatividade e sustentabilidade ( mosaicos geométricos).

Exposição dessas construções no saguão da escola.

Atividades alternativas como Hora do conto, atividades práticas ,lúdicas e reeleitura dos  textos produzidos ou copiados.

Com as oficinas,as crianças compreenderão a necessidade da reutilização do lixo, e seu  aproveitamento  na construção do conhecimento.

Avaliação

Será considerado satisfatório se os alunos  demonstrarem interesse na participação.