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Panorama liter?rio do s?culo XX

Autor e Co-autor(es)

Marta Pontes Pinto imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino M?dio Literatura Literatura brasileira, cl?ssica e contempor?nea: cria??es po?ticas, dram?ticas e ficcionais da cultura letrada

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  •  Ter um panorama de v?rios autores brasileiros que viveram no s?culo XX;
  •  conhecer um pouco da vida e obras desses autores; identificar-lhes caracter?sticas.

Duração das atividades

4 aulas de 50 minutos cada

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

  • Ter conhecimento da import?ncia de nossos autores;
  • saber que o s?culo XX ? o dos escritores rotulados por modernos.

Estratégias e recursos da aula

  • Motiva??o para despertar o interesse do aluno
  • utiliza??o da internet no laborat?rio de inform?tica.

AULA 1

ATIVIDADE

 
O professor dever? colocar os alunos em grupo e apresentar a eles fichas (folhas) que contenham o nome e t?tulos de poesias ou textos dos autores relacionados abaixo. Exemplo:

  • CEC?LIA MEIRELES - OU ISTO OU AQUILO

PEDIR aos alunos que marquem um x nos nomes dos autores de que j? ouviram falar, e mais um x se conhecem alguma outra obra escrita por eles. Em seguida, pedir que nomeiem um relator para apresentar o conhecimento do grupo sobre o assunto. Ap?s ouvir o que os grupos t?m a dizer, pedir que formem grupos de dois e escolham o nome de tr?s autores que gostariam de conhecer melhor.

Importante: Professor, voc? dever? salientar a contribui??o significativa dos escritores para a solidifica??o da literatura nacional. Por exemplo, Clarice Lispector nasceu na Ucr?nia, aos dois anos mudou-se para o Brasil onde viveu toda sua vida. Escreveu lindos textos e contribuiu para a literatura brasileira.


AULAS 2, 3
ATIVIDADE


Levar os alunos ? sala de inform?tica para fazerem pesquisas sobre os autores sugeridos abaixo:

Ad?lia Prado - Ant?nio Maria - Affonso Romano de Sant'Anna - Carlos Heitor Cony - Carlos Drummond de Andrade - Clarice Lispector - Cec?lia Meireles - ?rico Ver?ssimo
Dalton Trevisan - Fernando Sabino - H?lio Pellegrino - Ferreira Gullar - Hilda Hilst - Ign?cio de Loyola Brand?o - Jo?o Guimar?es Rosa - Jo?o Cabral de Melo Neto - Jorge Amado - Jo?o Ubaldo Ribeiro - Lu?s Fernando Verissimo - Lygia Fagundes Telles - Lya Luft - Manoel de Barros - Mario Prata - Mario Quintana - Mill?r Fernandes - Moacyr Scliar - Nelson Rodrigues - Otto Lara Resende - Paulo Mendes Campos - Rachel de Queiroz - Raduan Nassar - Rubem Alves - Rubem Fonseca -Vin?cius de Moraes - Stanislaw Ponte Preta - S?rgio Porto

Os alunos dever?o entrar no site dispon?vel abaixo para fazer a pesquisa.
http://www.releituras.com/biografias.asp

O aluno dever? ser orientado a n?o se importar com datas nem locais, o que ? necess?rio ? conhecer a import?ncia do escritor, suas caracter?sticas, o que escreveu e apresent?-lo de forma interessante para a turma. Ap?s a pesquisa, organizar e marcar a data da apresenta??o, por grupo, de somente um dos autores escolhidos. A sele??o de um s? nome dever? evitar que haja repeti??es de autores.

AULA 4
ATIVIDADE

Ainda no mesmo site, os alunos dever?o seguir a sugest?o da professora que ?:

  • Aluno, ap?s a biografia do autor, voc? encontra ir para o menu do autor. Neste local, est?o interessantes textos para voc? explorar.

Selecione com os alunos sobre o que ler e depois explore a leitura. As an?lises podem ser feitas em grupos de dois alunos e depois entregues ao professor para avalia??o.

  • Exemplos de textos que poder?o lev?-los a discuss?es interessantes.

Temos abaixo dois textos escritos em fun??o emotiva porque ambos, est?o em primeira pessoa e falam de sentimentos pessoais.

Texto 1

Poemeu - A supersti??o ? imortal

           Mill?r Fernandes

Quando eu era bem menino
Tinha fadas no jardim
No por?o um monstro albino
E uma bruxa be m ruim.

Cada l?mpada ti nha um g?nio
Que virava ano em mil?nio
E, coisa bem mais perversa,
Sapo em rei e vice-versa.

Tinha Ciclope,Centauro,
Aut?sito, Hidra e megera,
F?nix, Grifo, Minotauro,
Magia, pasmo e quimera.

Mas a? surgiram no horizonte
Al?m de Custer e seus confederados
A tecnologia mastodonte
Com tecnologistas bem safados
Esses homens da ci?ncia me provaram
Que duendes, bruxas e omac?falos
Eram produtos imbecis de meu enc?falo.
Nunca existiram e nunca existir?o:
uma decep??o!

Mas continuo inocente, acho.
Ou burro, bobo, ou borracho.
Pois toda noite eu vejo todo dia
Tudo que ? estranho, raro, ou anomalia:
Padres sibilas
Hidras estruturalistas
Ministros gorilas
Avis raras feministas
Pol?ticos de duas cabe?as
Unic?rnios marxistas
Antrop?logas travessas
Mactocerontes psicanalistas
Cisnes pretos arquitetos
Economistas sereias
Democratas por decreto
E beldades feias
Que invadem a minha caverna
E me matam de afli??o
Saindo da lanterna
Da televis?o.

Fonte: FERNANDES, Mill?r. Poemas, L&PM Editores: Porto Alegre, 1984, p. 92.

1- Voc? j? viveu as experi?ncias relatadas nas tr?s primeiras estrofes por Mill?r Fernandes? Ele tinha medo de qu?? E voc??
2- O que ele na terceira estrofe diz que a tecnologia veio provar?
3- Mill?r fala em muitas anomalias. O que se poder entender por: 

Padres sibilas ________________________________________________
Hidras estruturalistas __________________________________________
Ministros gorilas______________________________________________
Avis raras feministas___________________________________________
Pol?ticos de duas cabe?as_______________________________________
Unic?rnios marxistas_______________________________________________
Economistas sereias_______________________________________________
Democratas por decreto ___________________________________________
Saindo da lanterna da televis?o. ____________________________________

Texto 2

Ternura

Vin?cius de Moraes

Eu te pe?o perd?o por te amar de repente
Embora o meu amor seja uma velha can??o nos teus ouvidos
Das horas que passei ? sombra dos teus gestos
Bebendo em tua boca o perfume dos sorrisos
Das noites que vivi acalentado
Pela gra?a indiz?vel dos teus passos eternamente fugindo
Trago a do?ura dos que aceitam melancolicamente.
E posso te dizer que o grande afeto que te deixo
N?o traz o exaspero das l?grimas nem a fascina??o das promessas
Nem as misteriosas palavras dos v?us da alma...
? um sossego, uma un??o, um transbordamento de car?cias
E s? te pede que te repouses quieta, muito quieta
E deixes que as m?os c?lidas da noite encontrem sem fatalidade o olhar
ext?tico da aurora.

Fonte: Texto extra?do da antologia MORAES, Vin?cius de. Poesia completa e prosa", Editora Nova Aguilar: Rio de janeiro, 1998, p. 259

Os poemas que voc? acabou de ler foram extra?dos do site
http://www.releituras.com/biografias.asp

1- O que se pode entender por:

a- Embora o meu amor seja uma velha can??o nos teus ouvidos _______________________________

b- teus passos eternamente fugindo_______________________________________________________

c- o grande afeto que te deixo
N?o traz o exaspero das l?grimas nem a fascina??o das promessas
Nem as misteriosas palavras dos v?us da alma... ____________________________________________


2- Os textos lido s foram escritos no s?culo XX, portanto, est?o dentro de um per?odo conhecido como modernista.

  • Fa?am um levantamento das caracter?sticas modernistas que aparecem em cada um dos textos.

Para ajud?-los, seguem algumas:

versos mais livres; linguagem coloquial que se aproxima da arte erudita;

alto grau de oralidade; linguagem art?stica absorvendo g?rias, cria??es espont?neas, neologismos, estrangeirismos.

O tema fundamental dos textos ? o cotidiano; muita emo??o est? envolvida nos textos; arte voltada para o mundo.

  • Entreguem o trabalho pronto para o professor para que ele possa comentar cada trabalho e, com isso, enriquecer a aula.

Avaliação

Os alunos ser?o avaliados a cada etapa do processo e ao apresentarem o escritor e entregarem o trabalho final.