SAO PAULO - SP Universidade Estadual Paulista J?lio de Mesquita Filho
Edelvira de Castro Quintanilha Mastroianni; Marco G. B. Bularmaqui; Soellyn Elene Bataliotti
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Educa??o F?sica | Conhecimentos sobre o corpo |
O aluno desenvolver? os movimentos para a pr? escrita.
N?o ? necess?rio conhecimento pr?vio.
As estrat?gias utilizadas ser?o:
- Livros do Monteiro Lobato;
- Papel, caneta e l?pis coloridos;
- Venda para os olhos;
- Bolas
Para iniciar as atividades o Professor poder? ler uma hist?ria de algum livro do Monteiro Lobato, podendo ser o S?tio do Pica Pau Amarelo. Ele ir? enfatizar a hist?ria dizendo como ? importante escrever, pois o Monteiro Lobato foi um grande escritor.
Torna-se interessante disponibilizar alguns livros do autor para que os alunos os manipulem, a fim de conhec?-los, seja mediante visualiza??o de figuras, fazendo pequenas leituras, entre outras estrat?gias.
Figura 1: Dispon?vel em http://www.colegiomaededeus.com.br/biblioteca/diadolivro.jpg
acesso em 05.11.09.
Atividade 1: Seu Mestre mandou
Descri??o da Atividade: O Professor levar? os alunos para a quadra, cada um levando canetas ou l?pis coloridos e pap?is (poder? ser folha de sulfite, papel pardo). Os alunos sentados a vontade, cada um com seus pap?is e canetas.
Ao pronunciar palavras os alunos repetem a ultima s?laba.
Professor: Abacaxi?
Alunos: Xi!!
Professor: Maracuj???
Alunos: J?!!
Professor: Far?o tudo que seu mestre mandar??
Alunos: Faremos!!
Professor: Ent?o quero que voc?s desenhem um animal que voa...
Assim o professor dever? solicitar ? eles que desenhem um animal, um objeto, uma fruta, algo que seja vermelho...
Figura 2: Dispon?vel em http://www.soldeamor.com/lojinha/images/educativos/monica-desenhando.gif
acesso em:05.11.09.
Professor, voc? pode estar se perguntando... Mas como identificar a dificuldade de aprendizagem? Vou desenvolver atividades sem ter conhecimento deste assunto?
As dificuldades de aprendizagem afetam o desempenho escolar em algumas ?reas e como tal, a crian?a pode estar menos atenta na realiza??o dessas tarefas ou mesmo adotar um comportamento evitante, fugindo a este genero de trabalhos.
Sendo assim:
- Um olhar mais atento professor e conseguir? perceber algo estranho no desenvolvimento f?sico, mental, emocional ou social de uma crian?a.
-Tentar observ?-la em situa??es do cotidiano, como uma pr?tica recreativa, de esportes ou um evento social, verificando como ela pensa, qual seu ritmo, como ? a sua integra??o com o grupo, como reage a uma situa??o nova, como se expressa, como se organiza, etc. poder? tornar sua atua??o mais concreta.
Atividade 2: Caranguejo Cego
Figura 3: Dispon?vel em http://static.blogstorage.hi-pi.com/spaceblog.com.br/s/su/suelen-ilha/images/gd/1224811584.jpg
acesso em:05.11.09.
Descri??o da Atividade: O professor dever? delimitar a ?rea, com um ponto de sa?da e o outro de chegada. Poder? utilizar os limites da quadra de v?lei em seu comprimento.
Separando a turma em dois grupos, um dos grupos ficar? na linha final do espa?o delimitado, enquanto o outro grupo receber? uma venda para cada membro, ficando posicionado de costas para a linha de sa?da, j? com os olhos vendados.
Ao sinal do professor eles dever?o se voltar para a quadra e se deslocar?o como caranguejos (se deslocando com as m?os e p?s) procurando chegar at? a linha final(chegada), onde se encontra o outro grupo.
Ap?s a chegada do grupo vendado o professor trocar? os grupos. Esta brincadeira poder? ser variada, onde poder?o montar duplas, onde um colega auxilia o outro a fim de que o oriente para chegar ? linha final.
Percebe professor! Este tipo de atividade pode contribuir e muito no processo de desenvolvimento da crian?a, pois a situa??o ?de olhos vendados? possibilita maior envolvimento desta na supera??o da tarefa, atuando de maneira significativa no estimulo da aten??o e concentra??o da crian?a.
Nota-se assim que est?mulo ? salutar, desde que moderado e feito de uma maneira prazerosa. Atividades desta natureza atingem objetivos desta ?rea, que ? trabalhar as habilidades (aten??o, concentra??o, mem?ria, ritmo, percep??o anal?tica, linguagem oral e escrita, l?gica, etc) sem que o aluno perceba ou se sinta avaliado porque utiliza jogos, din?micas, onde o aluno se sente desafiado e interessado.
Atividade 3: Lan?ando a bola
O professor colocar? as crian?as em duplas, com as pernas afastadas e pedir? para que lancem a bola uma a outra, variando o movimento.
Lan?ar a bola rapidamente;
Lan?ar a bola devagar;
Lan?ar a bola somente com uma das m?os; trocar de m?o;
Lan?ar com as m?os alternadas entre a dupla;
Empurrar a bola com o p? direito, depois com o p? esquerdo.
Sugest?o : o professor poder? aumentar o n?mero de alunos, atribuindo tarefas mais complexas como: passar a bola em c?rculos, passar a bola pelas costas.
Lembre-se professor:
- Seu interesse em entender, diagnosticar, encaminhar e ajudar os alunos com dificuldades de aprendizagem mostrar? comprometimento com a forma??o e autonomia da crian?a!
- Se as Escolas se preocuparem em trabalhar mais com as habilidades do que com o conte?do, teremos menos problemas, pois os alunos poder?o apresentar-se desta maneira mais habilitados e motivados para o ato de aprender.
Pica Pau Amarelo
O Professor poder? utilizar o Objeto de Aprendizagem (OA) que aborda a Hist?ria do Sitio do Pica Pau Amarelo, onde as crian?as poder?o relacionar os nomes, brincar com o quebra cabe?a, estimulando assim sua criatividade.
Dispon?vel em : http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/11672
acesso em: 05.11.09.
O professor dever? estar atento a todos os movimentos das crian?as, para que sejam avaliados.