Portal do Professor

Início do Conteúdo

Minha vida, minha história!

Autor e Co-autor(es)

Eva Aparecida da Silva imagem do usuário

DIAMANTINO - MT NTE/CEFAPRO - (Diamantino)

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Artes Arte Visual: Arte visual como produção cultural e histórica

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

• Desenvolver a hábito da leitura e da escrita;
• Desenvolver a habilidade de relacionar conhecimentos e saberes diversos;
• Desenvolver a capacidade de organizar idéias, redigir com clareza, evidenciando domínio de conhecimentos gramaticais;
• Criar uma capa de uma almofada em patchwork, levando em consideração as tramas, as cores e as estampas dos tecidos.

Duração das atividades

6 aulas

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

• Saber manusear tesoura e agulhas para corte e costura dos retalhos;
• Ter conhecimentos sobre tecidos para combiná-los quanto à trama, textura, estampas e cores;
• Conhecer os diferentes pontos de bordados usados em patchwork;
• Saber e ter condições na escola para navegar pela internet.

Estratégias e recursos da aula

• Primeira e segunda aula: Assistir o filme “Colcha de Retalhos”, porém antes chamar a atenção dos estudantes, para observarem o modo da narrativa de cada personagem e como cada uma representa sua história em apenas um quadro bordado em patchwork.


• Terceira aula: Solicitar aos estudantes que contem suas histórias de vida (autobiografia) em um texto diretamente no blog, para isto é preciso que o estudante já o tenha ou crie um para este momento.


• Quarta e quinta aula: Tomar um trecho ou cena da autobiografia e bordar um quadro utilizando a técnica de patchwork.


• Sexta aula: fazer uma exposição dos trabalhos e procurar na biblioteca ou na internet da escola um livro autobiográfico para fazer leitura do mesmo

Recursos Complementares

Avaliação

• Avaliar a capacidade de organizar idéias, redigir com clareza, evidenciando domínio de conhecimentos gramaticais;
• Observar a habilidade manual e critérios na combinação para escolha das cores, texturas, tramas e estampas dos retalhos na criação da capa de almofada;
• Observar a coerência entre o quadro e o trecho ou cena da autobiografia.