Portal do Professor

Início do Conteúdo

Balanceando uma Rea??o Qu?mica

Autor e Co-autor(es)

Wesley Pereira da Silva imagem do usuário

BRASILIA - DF Universidade de Bras?lia

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino M?dio Qu?mica Modelos de constitui??o: subst?ncias, transforma??es qu?micas
Ensino M?dio Qu?mica Propriedades das subst?ncias e dos materiais

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

? Conceituar balanceamento de equa??es qu?micas;
? Balancear algumas equa??es qu?micas utilizando uma simula??o.

Duração das atividades

Duas aulas de cinq?enta minutos cada.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

? Leis das Rea??es Qu?micas.

Estratégias e recursos da aula

Professor, nesta aula vamos mostrar como balancear uma equação química de uma forma diferente: utilizando recursos digitais. Como este conteúdo é de difícil entendimento por parte dos alunos, o professor deverá reforçá-lo em aulas posteriores.

data/img-1

data/img-2

Inicie a aula dividindo a turma em grupos, essa divisão deverá ser feita em função do número de computadores. Escreva a seguinte reação química no quadro:

data/img-3

Pergunte aos alunos se existe algum erro na reação apresentada. Após ouvir as respostas dos alunos e se nenhum aluno responder corretamente peça para que eles observem a quantidade de átomos antes da seta e quantidade de átomos depois da seta. Pergunte se a quantidade de átomos é igual? Os alunos deverão responder que antes da seta temos 2 átomos de hidrogênio e dois átomos de oxigênio totalizando quatro átomos; e depois da seta temos dois átomos de hidrogênio e um átomo de oxigênio totalizando três átomos. Diga aos alunos que de acordo com a Lei de Lavoisier “na natureza nada se cria, nada se perde...” isso quer dizer que o átomo de oxigênio que tínhamos antes da seta não poderá sumir, por isso, a reação mostrada está errada. Diga aos alunos que para corrigir o erro apresentado devemos balancear a reação química. Peça para os alunos pesquisarem nos sites de busca sobre balanceamento químico e ao final da pesquisa peça para que eles façam o balanceamento da equação apresentada.

data/img-4

Após a pesquisa, peça para que um aluno diga qual é a forma correta de balancear a reação química (poderá haver mais de uma). A resposta deverá ser a seguinte:

data/img-5

Em seguida peça para que os alunos abram a simulação abaixo:
A química dentro de um bolo

Professor, essa simulação faz uma relação entre o balanceamento químico e o processo de fazer um bolo, levando em consideração as proporções dos ingredientes na hora de fazer mais de um bolo.


data/img-7

Depois que os alunos terminarem a simulação, copie no quadro o trecho da simulação abaixo:

data/img-8

 

Responda essa parte da simulação junto com os alunos. Quando terminar pergunte aos alunos o que é balanceamento de equação química. Como eles acabaram de fazer a simulação, alguns alunos responderam que é a determinação dos coeficientes das substâncias envolvidas na reação apresentada.
Agora que os alunos já sabem o que é balanceamento de equação química explique que para realizar o balanceamento, temos que colocar um número denominado coeficiente estequiométrico antes dos símbolos. Quando o coeficiente de uma equação for igual a 1, não é preciso escrever. Observe os exemplos:

data/img-9
 

Após essa explicação peça para os alunos pesquisarem mais algumas formas de balancear uma equação química, como por exemplo, o balanceamento por tentativa e erro. Em seguida peça para que os alunos abram a simulação abaixo:
Balanceando a equação

Professor, essa simulação apresenta alguns exercícios sobre balanceamento químico.
Peça para que os alunos respondam as questões e anotem as respostas para entregar junto com a pesquisa sobre as formas de balancear uma reação química.


  http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1448/imagens/Aula_05_jan09_fig06.jpg

  http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1448/imagens/Sistematizando_a_aula.jpg

 Auxilie os alunos a responder as questões da simulação, caso os alunos tenham muita dúvidas resolva alguns exercícios no quadro.

Recursos Educacionais

Nome Tipo
A qu?mica dentro de um bolo Anima??o/simula??o
Balanceando a equa??o Anima??o/simula??o

Avaliação

Os alunos ser?o avaliados de acordo com as respostas que se encontram na simula??o: balanceando a equa??o.