BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Edna Maria Santana Magalh?es
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educa??o de Jovens e Adultos - 1? ciclo | L?ngua Portuguesa | An?lise lingu?stica |
Educa??o de Jovens e Adultos - 1? ciclo | L?ngua Portuguesa | Linguagem oral |
Educa??o de Jovens e Adultos - 2? ciclo | L?ngua Portuguesa | Linguagem escrita: leitura e produ??o de textos |
Educa??o de Jovens e Adultos - 2? ciclo | L?ngua Portuguesa | Linguagem oral: escrita e produ??o de texto |
Ensino Fundamental Final | L?ngua Portuguesa | An?lise lingu?stica: processos de constru??o de significa??o |
Ensino Fundamental Final | L?ngua Portuguesa | An?lise lingu?stica: varia??o lingu?stica: modalidades, variedades, registros |
Ensino Fundamental Final | L?ngua Portuguesa | L?ngua oral e escrita: historicidade da linguagem e da l?ngua |
Ensino Fundamental Final | L?ngua Portuguesa | L?ngua oral e escrita: pr?tica de escuta e de leitura de textos |
Ensino Fundamental Final | L?ngua Portuguesa | L?ngua oral e escrita: pr?tica de produ??o de textos orais e escritos |
Ensino Fundamental Final | L?ngua Portuguesa | L?ngua oral e escrita: processos de interlocu??o |
Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | An?lise e reflex?o sobre a l?ngua |
Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | L?ngua escrita: pr?tica de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | L?ngua escrita: pr?tica de produ??o de textos |
Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | L?ngua escrita: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | L?ngua oral: g?neros discursivos |
Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | L?ngua oral: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | L?ngua oral: valores, normas e atitudes |
Ensino M?dio | L?ngua Portuguesa | G?neros discursivos e textuais: narrativo, argumentativo, descritivo, injuntivo, dialogal |
Ensino M?dio | L?ngua Portuguesa | Produ??o, leitura, an?lise e reflex?o sobre linguagens |
Professor, espera-se que ao fim das aulas propostas sejam alcan?ados os seguintes objetivos:
Produzir textos a partir de estruturas j? conhecidas, utilizando os elementos da narrativa.
Praticar o processo de retextualiza??o - escrita e revis?o - a partir do texto produzido, verificando se h? os elementos da narrativa.
Identificar as caracter?sticas da focaliza??o (ponto de vista do narrador) e da modaliza??o (voz narrativa), bem como o espa?o, o tempo e o eixo progressivo.
Aprimorar a interpreta??o e a compreens?o de textos lidos.
Ampliar o universo liter?rio e relacion?-lo ao contexto s?ciocultural de produ??o de um teatro de sombras.
Produzir uma pe?a teatral, fazendo as adapta??es necess?rias quanto o espa?o, tempo e a??o da narrativa para o teatro de sombras..
Conhecer a estrutura de um teatro de sombras.
Produzir um registro de mem?rias de todo o estudo sobre o teatro de sombras, utilizando o ambiente escolar para afixar tais registros.
Perceber a import?ncia de se estar atento ? situa??o comunicativa, que envolve: interlocutores, contexto, finalidades e outras circunst?ncias de interlocu??o.
Conscientizar-se de que as escolhas que ele faz ao produzir um discurso n?o s?o aleat?rias, mas decorrentes das condi??es em que o discurso ? realizado.
Problematizar diferentes pontos de vista atrav?s de encena??es.
Estimular a exposi??o em p?blico.
Instigar os alunos a buscarem por si mesmo suas fontes de conhecimento, atrav?s da pesquisa e da observa??o.
Desenvolver a integra??o, a descontra??o e a a??o solid?ria entre os alunos.
. Habilidade de comunicar com concis?o informa??es de seu interesse.
. Dom?nio do registro lingu?stico adequado aos prop?sitos do trabalho proposto.
. Reconhecimento da fun??o do uso de um determinado suporte textual.
. Identifica??o, nos suportes, de fontes de informa??o.
. Habilidade de identifica??o de informa??es expl?citas.
Al?m dos conhecimentos acima, ? preciso que os alunos j? conhe?am o que ? uma resenha, a estrutura e as caracter?sticas de um texto teatral e de um texto narrativo.
Aula 1: duas aulas de 50 minutos (1 hora e 40 minutos)
Professor,
Inicie as aulas, apresentando a resenha do livro ?O menino que espiava pra dentro? de Ana Maria Machado.
O Menino Que Espiava Pra Dentro
Lucas gosta de usar sua imagina??o. E que imagina??o! Com ela, Lucas aprende a criar um mundo melhor, onde tudo ? liberdade. Constr?i os cen?rios mais extraordin?rios, muda de personalidade, banca o corajoso, conforme lhe d? vontade. Mas ser? que d? para viver s? de imagina??o?
http://www.anamariamachado.com/livro/o-menino-que-espiava-pra-dentro [Acesso em 04/12/2009]
Caso tenha um exemplar desse livro, seria interessante que os alunos o lessem, para saber maiores detalhes da narrativa.
Fa?a um levantamento de hip?teses com os alunos sobre a hist?ria, registrando em cartazes para serem afixados no mural de sala ou escreva no quadro de giz:
. Quem participa da hist?ria?
. O que acontece na hist?ria?
. Quem conta a hist?ria?
. Onde a hist?ria se passa?
. Quando essa hist?ria se passa ou ? contada?
. Como deve ser a hist?ria?
Note que as perguntas a serem feitas para os alunos, fazem refer?ncia aos elementos da narrativa que ser?o estudados durante as aulas.
Tendo as perguntas, juntamente com as respostas dadas registradas, fa?a a rela??o de cada pergunta ao elemento da narrativa: personagens, eixo progressivo, narrador, espa?o, tempo e enredo. Eis uma explica??o de cada elemento na v?deo aula a seguir:
http://www.youtube.com/watch?v=2czWvybvTAk&feature=related [Acesso em 04/12/2009]
http://www.youtube.com/watch?v=lwYyFJjcv4c&feature=related [Acesso em 04/12/2009]
Aula 2 : duas aulas de 50 minutos (1 hora e 40 minutos)
Professor,
Retome a resenha liter?ria do livro. Pe?a que os alunos a releiam.
Lucas gosta de usar sua imagina??o. E que imagina??o! Com ela, Lucas aprende a criar um mundo melhor, onde tudo ? liberdade. Constr?i os cen?rios mais extraordin?rios, muda de personalidade, banca o corajoso, conforme lhe d? vontade. Mas ser? que d? para viver s? de imagina??o?
Pergunte para os alunos:
.Que caracter?sticas poderia ter a personagem principal ? protagonista do livro? (Liste-as no quadro de giz)
. Que mundo melhor o menino Lucas gostaria de viver?
Registre as respostas.
Divida a turma em grupos e pe?a que cada grupo liste o que deveria ter em um mundo ideal, melhor para se viver.
Ao final dessa atividade, pe?a que os grupos apresentem suas respostas para a sala. Nesse momento, liste as opini?es de cada um.
Proponha a cria??o de uma personagem que tamb?m idealizasse uma mundo melhor. Como ela seria? Menino ou menina? Seria crian?a, adolescente ou um adulto? Que caracter?sticas f?sicas e comportamentais ela teria?
Ou?a as opini?es dos alunos. Fa?a as interven??es necess?rias para assegurar a coer?ncia das informa??es.
Escolham o melhor perfil dessa personagem: nome, caracter?sticas, o que gosta e o que n?o gosta de fazer e os motivos que a levaram a pensar e m um mundo melhor.
Aula 3: duas aulas de 50 minu tos (1 hora e 40 min utos)
P rofessor,
Ap?s ter escolhido o/a personagem, as caracter?sticas e os motivos que a levaram a desejar um mundo melhor, pe?a que os alunos escolham o espa?o e o tempo dessa hist?ria.
Que tipo(s) de dificuldade(s) a personagem escolhida poderia vivenciar para poder realizar o seu sonho de mundo melhor?
Liste as dificuldades sugeridas e promova uma vota??o de qual(quais) deveria(m) constar na hist?ria.
Com o enredo da hist?ria j? organizado, divida a turma novamente em grupos para a elabora??o da hist?ria. Deixe que cada grupo escreva, apresente oralmente a produ??o de texto e, depois, caso seja necess?rio, pe?a que fa?am uma revis?o textual, corrigindo as incoer?ncias e as inadequa??es vocabulares e de sentido, bem como os erros ortogr?ficos e gramaticais apontadas pelos outros grupos e por voc? tamb?m.
Defina o que ? relevante destacar em fun??o da sua turma e do n?vel de compet?ncia lingu?stica e textual que apresentam e os seus objetivos de ensino. Cada turma ? uma turma.
Obs: Reserve tempo entre esta aula e a pr?xima para que os alunos possam trocar os textos entre si, redigir diferentes vers?es de sua escrita, at? que tenham o que consideram o texto ideal e final.
Aula 4: duas aulas de 50 minutos (1 hora e 40 minutos)
Professor,
Converse com seus alunos e pergunte:
. Se eles conhecem ou se j? assistiram um teatro de sombras.
.Quem j? brincou de fazer sombras na parede?
Apresente a eles um v?deo muito interessante que as pessoas se transformam em cenas, objetos e animais s? com as sombras.
http://www.youtube.com/watch?v=jmrEgVAySzM
[Acesso em 30/11/2009]
E um outro s? com a utiliza??o das m?os:
http://www.youtube.com/watch?v=Q3wnpbnxa_I&feature=related
[Acesso em 30/11/2009]
Depois de assistir aos v?deos, proponha transformar as hist?rias criadas pelos grupos em teatro de sombras. Esta seria uma boa oportunidade de apresentar as produ??es dos alunos, de uma forma diferente e criativa.
Reorganize os grupos, afim de que eles transformem a hist?ria criada para um texto teatral. Pe?a que escolham a melhor forma de apresentar atrav?s da sombra: eles mesmos fariam ou confeccionariam as gravuras para colocar como sombra.
Apresente aos grupos algumas sugest?es de trabalho encontradas nos seguintes endere?os eletr?nicos:
http://berekids.blogspot.com/2008/04/teatro-de-sombras.html
http://www.futura.org.br/azueladoazulay/teatro.htm
http://www.youtube.com/watch?v=Om6OxpY1Qkc&feature=related
[Acessos em 04/12/2009]
Reserve os pr?ximos encontros para a adapta??o textual, cria??o do cen?rio, gravuras/fantoches de palito, escolha de m?sicas para fazer a trilha sonora da pe?a e para os ensaios. Convide o professor da ?rea da Belas Art es para auxiliar a tu rma nestes momentos.
Aulas 5 e 6 : quatro aulas de 50 minutos (3 horas e 40 minutos)
Professor,
Convide outras turmas para assistirem ?s apresenta??es das produ??es.
Se preferir, inicie as apresenta??es para os alunos menores.
Pe?a aos seus alunos que, antes de come?ar as encena??es, expliquem como foi conduzido todo o trabalho at? o produto final que assistiriam. Convide os expectadores a visitarem a exposi??o de todo o trabalho. Pe?a a eles que ao sa?rem, registrem as impress?es que tiveram. Esta ? uma ?tima forma de se avaliar tamb?m.
Depois, fa?a uma pesquisa de opini?o com quem assistiu ?s apresenta??es para selecionarem a(s) melhor(es) hist?ria(s)/apresenta??o(apresenta??es). Estas poderiam ser apresentadas em outras entidades ou institui??es sociais de sua cidade, tais como: Lar de Idosos, Hospitais, Orfanatos, Creches ou outras escolas.
Al?m de promover o entretenimento, teria um papel social importante de divulga??o da arte e da cultura para ?queles que n?o t?m acesso a elas. Tamb?m envolveria os alunos na quest?o do ?ser volunt?rio?, ajudar a quem precisa, valores que devem ser enaltecidos e resgatados a todo tempo.
N?o se esque?a de registrar todos estes momentos, atrav?s de fotos e/ou filmagens.
Eis algumas sugest?es de links para enriquecer ainda mais a sua pr?tica pedag?gica:
http://www.algosobre.com.br/redacao/planejando-um-texto-narrativo.html - Como planejar um texto narrativo. [Acesso em 05/12/2009]
http://www.lenderbook.com/sombras/index.asp - Origem e caracter?sticas do teatro de sombras. [Acesso em 05/12/2009]
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=7482 - Uma outra aula de minha autoria sobre resenhas. [Acesso em 05/12/2009]
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=6841 - Uma outra aula de minha autoria sobre a elabora??o de texto teatral. [Acesso em 05/12/2009]
http://www.telabr.com.br/oficinas-virtuais/sala/som-e-trilha-sonora - Como fazer uma trilha sonora. [Acesso em 04/12/2009]
As produ??es escritas dar?o a voc?, professor, a oportunidade para avaliar a utiliza??o do repert?rio lingu?stico para a constru??o coerente dos textos solicitados, a partir das falas dos colegas, observando-se as caracter?sticas do texto narrativo, os elementos da narrativa em estudo e se os alunos est?o empregando corretamente as regras ortogr?ficas e gramaticais de acordo com seu ano escolar.
Observe se alunos que solicitavam sua ajuda constantemente para produzirem textos apresentaram avan?o de autonomia na produ??o textual ou a um dom?nio espec?fico: ortografia, pontua??o...
Durante as atividades de produ??o oral, avalie se algum aluno teve interesse em aprofundar nas pesquisas, atrav?s das contribui??es (relevantes) sobre o assunto em estudo e elogie-o(s), despertando nele(s) e nos outros colegas a iniciativa de buscarem informa??es adicionais para as atividades propostas pelo professor. ? importante que os alunos sintam confian?a e possam expressar o que sabem e o que gostariam ainda de aprender. Desde cedo, a sala de aula deve ser o espa?o da interlocu??o, onde sujeitos de saberes (com)partilham experi?ncias velhas e novas.
Por ?ltimo, voc? pode avaliar a atua??o de cada um, dando aten??o tanto ? performance teatral desempenhada, como, especialmente, aos recursos para a encena??o das hist?rias empregados por cada grupo.
? importante lembrar que todos os alunos devem, de alguma forma, estar envolvidos nas propostas, mesmo ocupando pap?is secund?rios ou atuando como contra-regras, sonoplastas, de forma a serem avaliados por igual. N?o se esque?a, professor, de dar voz aos alunos e ?s outras turmas para avaliar e apontar os aprendizados efetivos que tiveram, fazer proposi??es em rela??o ? melhoria de sua express?o escrita e de leitura. Seu olhar ? importante, mas n?o deve ser o ?nico.
Verifique tamb?m a postura respeitosa dos alunos nas institui??es sociais que visitarem para as encena??es. Observe o envolvimento deles e avalie com o coletivo se a experi?ncia foi v?lida e em quais aspectos devem ser melhorados e elogiados.