Portal do Professor

Início do Conteúdo

As m?dias no ensino de l?ngua inglesa

Autor e Co-autor(es)

Nubea Rodrigues Xavier imagem do usuário

DOURADOS - MS NTE - DOURADOS

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino M?dio L?ngua Estrangeira Compet?ncia pluricultural: l?ngua como meio de acesso ?s manifesta??es culturais

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Analisar criticamente narrativas f?lmicas, realizar auto-estudo dos conte?dos de l?ngua inglesa de forma cr?tica e mais criativa, aprender atrav?s das m?dias e multim?dias os conte?dos de l?ngua inglesa.

Duração das atividades

As atividades podem ser adequadas de acordo com o quantitativo de conte?dos a serem inseridos na utiliza??o das velhas e novas tecnologias da informa??o e comunica??o. Pode-se elaborar apenas para uma ?nica aula de 50 minutos ou ainda para todo um bimestre, ocorrendo de acordo com a criatividade e envolvimento dos alunos.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Vocabul?rio e leitura acerca dos temas propostos pelo professor;

Estratégias e recursos da aula

A motivação dos alunos de ensino médio, na disciplina de língua inglesa, deverá ser uma constante para a prática pedagógica do professor. Cabendo a ele, buscar estratégias de ensino que envolvam e interajam os alunos em um aprendizado efetivo e crítico. Para isso, temos que utilizarmos recursos que façam parte do cotidiano dos alunos, como as velhas e as novas tecnologias de informação e comunicação. Uma sugestão é a utilização de narrativas fílmica, que despertam maior interesse dos alunos. A narrativa Pay it forward (corrente do bem) oferece inúmeras possibilidades e construção de atividades interessante relacionadas ao tema de comportamento humano, violência, racismo, valorização humana, voluntariado e cidadania. Inicialmente, pode-se fazer uma análise crítica com os alunos, pedindo que anotem todas as palavras ou frases que estejam relacionadas com a valorização humana. Em grupo ou individualmente, deverão criar frases ou redações que tenham relação com a narrativa, pode-se utilizar a frase feita pelo personagem do filme, o professor de Estudos Sociais Eugene Simonet (Kevin Spacey): o que você espera do mundo? Os alunos poderão realizar essas compositions (redações) ou as frases no acessório de desenho, criando uma corrente em que deva aparecer palavras relacionadas ao tema proposto. Após essa atividade, sugerir que busquem vídeos ou músicas, através do acesso a internet, que tenham relação com a narrativa fílmica. O professor também, poderá elaborar atividades interdisciplinares, anexando nos murais da escola, ações ou novas atitudes (em inglês e em português) que venham possibilitar a realização de uma corrente do bem. Ao envolver outras disciplinas, cria-se a possibilidade de realizar uma ação voluntária na escola, incitando assim, o espírito de cidadania no grupo envolvido. Com o computador , máquina digital e o acesso a internet, os alunos podem elaborar slides, com fotos (retiradas por eles ou da internet) de mensagens elaboradas pelo grupo para ser apresentadas em forma de seminário ao restante da equipe envolvida. Além dessa atividade, pode-se também pedir que busquem através do www.youtube.com.br vídeos ou ainda músicas relacionadas ao tema proposto.

Enfim, o professor tem a possibilidade de criar inúmeras atividades, através das velhas e novas tecnologias, que despertem o interesse pela língua inglesa e pelo estado crítico e cidadão de seus alunos.
 

Recursos Complementares

Televis?o; Aparelho de dvd; Filme Pay it forward (corrente do bem); computador; aplicativos e acess?rio paint; acesso a internet (ou recortes de revistas ou jornais) caso n?o tenha acesso a internet;

Avaliação

A avalia??o dever? ser processual e cont?nua, avaliando o envolvimento e a produ??o individual ou em grupo;