Portal do Professor

Início do Conteúdo

Expressionismo Abstrato

Eziquiel Menta

imagem do usuário

CURITIBA - PR

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCA??O

Juliana Gomes de Souza Dias

imagem do usuário

CURITIBA - PR

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCA??O

ROSANGELA MENTA MELLO

imagem do usuário

TELEMACO BORBA - PR

WOLFF KLABIN CE E FUND MED NOR E PROF

Eziquiel Menta, Rosangela Menta, Antonio Augusto da Silva Dias Neto

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino M?dio Artes Arte Visual: Estruturas sint?ticas

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Conhecer o movimento art?stico que marca a mudan?a do eixo das artes de Paris para Nova Iorque;
  • Analisar a obra dos principais representantes;
  • Verificar os desdobramentos dessas manifesta??es na atualidade;
  • Conhecer o contexto hist?rico que levou a essa mudan?a no eixo das artes da Europa para os EUA.

Aten??o professor! Recomendamos que essa aula fosses articulada com a aula ?Pop Art?, pois o Expressionismo Abstrato e a Pop Art foram movimentos que ocorreram na mesma ?poca e eram de certa forma opostos em determinados pontos de vista.

Duração das atividades

3 aulas de 50 minutos cada

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

  • Conceitos b?sicos sobre a Segunda Guerra Mundial.

Estratégias e recursos da aula

                   

Objetivos espec?ficos:

  • Apresentar o processo de cria??o como parte integrante da obra de arte;
  • Analisar de que maneira a Segunda Guerra Mundial influenciou nesse movimento e nessa mudan?a no mercado das artes.

Pr?tica social inicial do conte?do:

O professor deve iniciar a aula questionando os alunos sobre o que eles sabem sobre a Segunda Guerra Mundial e sobre as conseq??ncias desse fato hist?rico para a sociedade. O professor deve instigar os alunos a pensarem se o mundo das artes tamb?m foi afetado por essas mudan?as. Apresente a letra da can??o Rosa de Hiroshima e o ?udio Rosa de Hiroshima (Canta Cantos).

Rosa de HiroshimaNey Matogrosso
Composi??o: Vin?cius de Moraes / Gerson Conrad

Pensem nas crian?as
Mudas telep?ticas
Pensem nas meninas
Cegas inexatas
Pensem nas mulheres
Rotas alteradas
Pensem nas feridas
Como rosas c?lidas
Mas, oh, n?o se esque?am
Da rosa da rosa
Da rosa de Hiroshima
A rosa heredit?ria
A rosa radioativa
Est?pida e inv?lida
A rosa com cirrose
A anti-rosa at?mica
Sem cor sem perfume
Sem rosa sem nada

Rosa de Hiroshima (Canta Cantos). Dispon?vel em: http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/11645

Rosa de Hiroshima [Canta cantos]

Depois de apresentar o recurso e a letra da m?sica pe?a para os alunos escreverem um texto curto sobre como eles se sentiriam vivendo esse momento hist?rico de guerra.

Instrumentaliza??o

Aula 1: Expressionismo Abstrato

Partindo do que foi feito no in?cio da aula, o professor dever? iniciar a explana??o sobre o Expressionismo Abstrato e sobre a mudan?a do eixo das artes da Europa para os EUA, partindo da hip?tese de que o ?xodo dos vanguardistas parisienses para Nova Iorque formou as bases para a cria??o de uma arte nova, traduzida para a sociedade de consumo, que foi o primeiro movimento art?stico de alcance mundial que n?o come?ou na Europa. Os artistas e cr?ticos davam o mesmo valor ao objeto e ao processo de cria??o art?stica. O caminho tomado pelas artes, desde ent?o, tem sido o de se aproximar do p?blico, que passou de espectador a interventor e colaborador.

undefined

Willem de Kooning: http://www.albrightknox.org/ArtStart/art/1955_6.jpg

undefined

Mark Rothko: http://www.abstract-art.com/abstraction/l2_Grnfthrs_fldr/g0000_gr_inf_images/g051_rothko_vbkoy-wr.jpg

undefined

Jackson Pollock: http://leaderswedeserve.files.wordpress.com/2007/11/convergence_jackson_pollock.jpg

Aten??o Professor! Ressalte para os alunos que os artistas do Expressionismo Abstrato buscavam uma erudi??o cada vez maior para sua arte. ? nesse momento que a aula deve ser articulada com o que foi feito na aula sobre a Pop Art, pois a Pop Art buscava justamente o contr?rio : buscava aproximar a arte do cotidiano, e n ?o afasta-la.

Aula 2: Pop Art e o Expressionismo Abstrato

Com base nas discuss?es da aula anterior e no conte?do da Pop Art, agora o professor deve pedir para os alunos elaborarem um texto individual ressaltando as diferen?as que eles percebem em obras da Pop Art e do Expressionismo Abstrato. Eles dever?o apresentar esse texto para o professor e com base nele participarem de um debate em sala de aula sobre o assunto, onde o professor ir? salientar os pontos principais.

Aten??o Professor! Essa atividade em grupo deve servir como parte da avalia??o, portanto instigue os alunos a participarem com suas opini?es, mesmo que j? tenha sido falado algo semelhante, pe?a para que todos participem.

Ap?s o debate, o professor deve separar a turma em pequenos grupos e cada um desses grupos ir? tratar de um tema relacionado com o Expressionismo Abstrato, como: Segunda Guerra Mundial; rela??o entre o Expressionismo Abstrato e a Pop Art; biografia de alguns dos pintores citados; Rela??es poss?veis com artistas brasileiros; etc.

Para escrever o texto os alunos usar?o a ferramenta Google Docs e publicar?o os textos no blog.

Aten??o Professor! Reserve para a aula 2 o laborat?rio de inform?tica, mas pode ser que a atividade leve mais de uma aula para ficar pronta, ent?o programe dois dias. Reserve mais uma dia para a apresenta??o e avalia??o coletiva.

Catarse

Ap?s as apresenta??es os alunos dever?o fazer uma reda??o sobre seu processo de aprendizagem: pontos positivos, pontos negativos, como concebiam esta arte antes da aula e como a v?em agora, dificuldades de aprendizado, influ?ncia do conte?do na pr?tica social, o que mudou em sua vis?o cr?tica sobre os acontecimentos hist?ricos que envolveram o Expressionismo Abstrato, principalmente a Segunda Guerra Mundial.

Pr?tica social final do conte?do

O professor dever? auxiliar os alunos a montar uma exposi??o com os trabalhos e textos cr?ticos produzidos. Na abertura da exposi??o as turmas envolvidas poder?o realizar um debate sobre o tema das obras e o professor ser? o mediador.

Recursos Educacionais

Nome Tipo
Rosa de Hiroshima [Canta cantos] ?udio

Recursos Complementares

Avaliação

O professor dever? avaliar:

  • As produ??es dos estudantes
  • Comprometimento com a pesquisa
  • Participa??o e envolvimento com o grupo de trabalho para elabora??o do texto
  • Participa??o do aluno durante o debate sobre Expressionismo Abstrato e Pop Art
  • Interesse na discuss?o dos temas dos demais grupos na avalia??o coletiva
  • Respeito ?s datas de entrega