![]() CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCA??O |
![]() CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCA??O |
![]() TELEMACO BORBA - PR WOLFF KLABIN CE E FUND MED NOR E PROF |
Eziquiel Menta, Rosangela Menta, Antonio Augusto da Silva Dias Neto
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino M?dio | Artes | Arte Visual: Estruturas sint?ticas |
Aten??o professor! Recomendamos que essa aula fosses articulada com a aula ?Pop Art?, pois o Expressionismo Abstrato e a Pop Art foram movimentos que ocorreram na mesma ?poca e eram de certa forma opostos em determinados pontos de vista.
O professor deve iniciar a aula questionando os alunos sobre o que eles sabem sobre a Segunda Guerra Mundial e sobre as conseq??ncias desse fato hist?rico para a sociedade. O professor deve instigar os alunos a pensarem se o mundo das artes tamb?m foi afetado por essas mudan?as. Apresente a letra da can??o Rosa de Hiroshima e o ?udio Rosa de Hiroshima (Canta Cantos).
Rosa de HiroshimaNey Matogrosso
Composi??o: Vin?cius de Moraes / Gerson Conrad
Pensem nas crian?as
Mudas telep?ticas
Pensem nas meninas
Cegas inexatas
Pensem nas mulheres
Rotas alteradas
Pensem nas feridas
Como rosas c?lidas
Mas, oh, n?o se esque?am
Da rosa da rosa
Da rosa de Hiroshima
A rosa heredit?ria
A rosa radioativa
Est?pida e inv?lida
A rosa com cirrose
A anti-rosa at?mica
Sem cor sem perfume
Sem rosa sem nada
Rosa de Hiroshima (Canta Cantos). Dispon?vel em: http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/11645
Rosa de Hiroshima [Canta cantos]
Depois de apresentar o recurso e a letra da m?sica pe?a para os alunos escreverem um texto curto sobre como eles se sentiriam vivendo esse momento hist?rico de guerra.
Partindo do que foi feito no in?cio da aula, o professor dever? iniciar a explana??o sobre o Expressionismo Abstrato e sobre a mudan?a do eixo das artes da Europa para os EUA, partindo da hip?tese de que o ?xodo dos vanguardistas parisienses para Nova Iorque formou as bases para a cria??o de uma arte nova, traduzida para a sociedade de consumo, que foi o primeiro movimento art?stico de alcance mundial que n?o come?ou na Europa. Os artistas e cr?ticos davam o mesmo valor ao objeto e ao processo de cria??o art?stica. O caminho tomado pelas artes, desde ent?o, tem sido o de se aproximar do p?blico, que passou de espectador a interventor e colaborador.
Willem de Kooning: http://www.albrightknox.org/ArtStart/art/1955_6.jpg
Mark Rothko: http://www.abstract-art.com/abstraction/l2_Grnfthrs_fldr/g0000_gr_inf_images/g051_rothko_vbkoy-wr.jpg
Jackson Pollock: http://leaderswedeserve.files.wordpress.com/2007/11/convergence_jackson_pollock.jpg
Aten??o Professor! Ressalte para os alunos que os artistas do Expressionismo Abstrato buscavam uma erudi??o cada vez maior para sua arte. ? nesse momento que a aula deve ser articulada com o que foi feito na aula sobre a Pop Art, pois a Pop Art buscava justamente o contr?rio : buscava aproximar a arte do cotidiano, e n ?o afasta-la.
Com base nas discuss?es da aula anterior e no conte?do da Pop Art, agora o professor deve pedir para os alunos elaborarem um texto individual ressaltando as diferen?as que eles percebem em obras da Pop Art e do Expressionismo Abstrato. Eles dever?o apresentar esse texto para o professor e com base nele participarem de um debate em sala de aula sobre o assunto, onde o professor ir? salientar os pontos principais.
Aten??o Professor! Essa atividade em grupo deve servir como parte da avalia??o, portanto instigue os alunos a participarem com suas opini?es, mesmo que j? tenha sido falado algo semelhante, pe?a para que todos participem.
Ap?s o debate, o professor deve separar a turma em pequenos grupos e cada um desses grupos ir? tratar de um tema relacionado com o Expressionismo Abstrato, como: Segunda Guerra Mundial; rela??o entre o Expressionismo Abstrato e a Pop Art; biografia de alguns dos pintores citados; Rela??es poss?veis com artistas brasileiros; etc.
Para escrever o texto os alunos usar?o a ferramenta Google Docs e publicar?o os textos no blog.
Aten??o Professor! Reserve para a aula 2 o laborat?rio de inform?tica, mas pode ser que a atividade leve mais de uma aula para ficar pronta, ent?o programe dois dias. Reserve mais uma dia para a apresenta??o e avalia??o coletiva.
Ap?s as apresenta??es os alunos dever?o fazer uma reda??o sobre seu processo de aprendizagem: pontos positivos, pontos negativos, como concebiam esta arte antes da aula e como a v?em agora, dificuldades de aprendizado, influ?ncia do conte?do na pr?tica social, o que mudou em sua vis?o cr?tica sobre os acontecimentos hist?ricos que envolveram o Expressionismo Abstrato, principalmente a Segunda Guerra Mundial.
O professor dever? auxiliar os alunos a montar uma exposi??o com os trabalhos e textos cr?ticos produzidos. Na abertura da exposi??o as turmas envolvidas poder?o realizar um debate sobre o tema das obras e o professor ser? o mediador.
Nome | Tipo |
---|---|
Rosa de Hiroshima [Canta cantos] | ?udio |
O professor dever? avaliar: