![]() CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCA??O |
![]() CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCA??O |
![]() TELEMACO BORBA - PR WOLFF KLABIN CE E FUND MED NOR E PROF |
Eziquiel Menta, Rosangela Menta, Antonio Augusto da Silva Dias Neto
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Artes | Arte Visual: Aprecia??o significativa em artes visuais |
Uma de suas principais bandeiras do Muralismo Mexicano era o nacionalismo e isso se refletia em todas as obras, por isso era considerado mais do que um movimento art?stico, mas uma mobiliza??o social em volta da Revolu??o Mexicana de 1910.
Aten??o Professor! Essa aula pode ser articulada com a disciplina de Hist?ria para que o conte?do sobre a Revolu??o Mexicana de 1910 seja abordado de maneira mais aprofundada.
O professor pode iniciar a aula questionando os alunos se eles sabem o que ? uma revolu??o. Que conseq??ncias uma revolu??o pode causar em uma sociedade e de que maneira isso afetaria a arte.
Depois disso o professor deve apresentar um breve contexto hist?rico sobre a Revolu??o Mexicana de 1910 e introduzir o tema do Muralismo Mexicano na discuss?o, mostrando que, em paralelo a isso, as vanguardas estavam acontecendo na Europa.
Em Recursos Complementares indicamos alguns links para auxiliar o professor na explana??o inicial.
Depois dessa introdu??o te?rica, o professor deve pedir para os alunos escreverem um pequeno texto sobre o assunto, principalmente focando no que eles entendem por arte de cunho social e o que, no conv?vio social deles, eles caracterizariam como arte social.
Aula 02: Fazendo um mural
O professor pode iniciar a aula recapitulando os conte?dos abordados na aula anterior e propondo que nessa aula seja feita uma pintura mural em escala. O tema ser? escolhido pelo grupo e deve ter liga??o com o contexto social do grupo, buscando alertar sobre algum problema social latente no cotidiano dos alunos. A turma s er? dividida em pequenos grupos de 3 a 4 alunos que utilizar?o uma placa de isopor como suporte para a manifesta??o art?stica. As tintas ser?o confeccionadas conforme o recurso TINTAS, dispon?vel em: http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/7728.
Aten??o Professor! Organize com os alunos uma exposi??o na sala de aula ou nos corredores da escola. Envolva as diversas turmas do mesmo n?vel de ensino para ampliar a exposi??o e dar o car?ter de mural para as placas expostas nas paredes. ? poss?vel que para isso o professor necessite de mais de uma aula.
O professor deve propor um debate depois de terminada a exposi??o para que os alunos interajam e discutam o processo todo, desde a cria??o das tintas, passando pelas pesquisas e pela cria??o dos murais, bem como a repercuss?o da exposi??o em ?mbito escolar.
Ap?s a apresenta??o os alunos dever?o fazer uma reda??o sobre seu processo de aprendizagem: pontos positivos, pontos negativos, dificuldades de aprendizado, influ?ncia do conte?do na pr?tica social, o que mudou em sua vis?o cr?tica sobre a arte e seu papel social.
Com base na discuss?o proposta ao final das atividades, os alunos dever?o elaborar um texto individual contando suas experi?ncias com a pesquisa desenvolvida nessas aulas e tamb?m relatos relacionados com o desenvolvimento dos murais, bem como a repercuss?o da exposi??o em ?mbito escolar. O professor dever? organizar uma exposi??o com os trabalhos dos alunos e extender a comunidade escolar o debate sobre a tem?tica abordada e as obras produzidas.
Nome | Tipo |
---|---|
Tintas | Experimento pr?tico |
Revolu??o Mexicana de 1910:
Muralismo Mexicano:
Principais artistas:
Diego Rivera:
Jos? Orozco:
David Siqueiros:
O professor dever? avaliar: