Portal do Professor

Início do Conteúdo

Muralismo Mexicano

Eziquiel Menta

imagem do usuário

CURITIBA - PR

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCA??O

Juliana Gomes de Souza Dias

imagem do usuário

CURITIBA - PR

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCA??O

ROSANGELA MENTA MELLO

imagem do usuário

TELEMACO BORBA - PR

WOLFF KLABIN CE E FUND MED NOR E PROF

Eziquiel Menta, Rosangela Menta, Antonio Augusto da Silva Dias Neto

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Artes Arte Visual: Aprecia??o significativa em artes visuais

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Conhecer o movimento art?stico que marca a primeira grande mobiliza??o social da Am?rica Latina no s?culo XX, logo ap?s a Revolu??o Mexicana de 1910; 
  • Analisar a obra dos principais representantes;
  • Verificar os desdobramentos dessas manifesta??es na atualidade.

Duração das atividades

2 a 3 aulas de 50 minutos cada

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

  • Conceitos b?sicos sobre a Revolu??o Mexicana de 1910.

Estratégias e recursos da aula

Objetivos espec?ficos:

  • Apresentar o movimento art?stico como um movimento social tamb?m;
  • Despertar na turma o sentimento de que a arte pode ter um valor social;
  • Criar pigmentos para pintura.

Pr?tica social inicial do conte?do:

Uma de suas principais bandeiras do Muralismo Mexicano era o nacionalismo e isso se refletia em todas as obras, por isso era considerado mais do que um movimento art?stico, mas uma mobiliza??o social em volta da Revolu??o Mexicana de 1910.

Aten??o Professor! Essa aula pode ser articulada com a disciplina de Hist?ria para que o conte?do sobre a Revolu??o Mexicana de 1910 seja abordado de maneira mais aprofundada.

O professor pode iniciar a aula questionando os alunos se eles sabem o que ? uma revolu??o. Que conseq??ncias uma revolu??o pode causar em uma sociedade e de que maneira isso afetaria a arte.

Instrumentaliza??o:

Aula 01:

Depois disso o professor deve apresentar um breve contexto hist?rico sobre a Revolu??o Mexicana de 1910 e introduzir o tema do Muralismo Mexicano na discuss?o, mostrando que, em paralelo a isso, as vanguardas estavam acontecendo na Europa.

Em Recursos Complementares indicamos alguns links para auxiliar o professor na explana??o inicial.

Depois dessa introdu??o te?rica, o professor deve pedir para os alunos escreverem um pequeno texto sobre o assunto, principalmente focando no que eles entendem por arte de cunho social e o que, no conv?vio social deles, eles caracterizariam como arte social.

Aula 02: Fazendo um mural

O professor pode iniciar a aula recapitulando os conte?dos abordados na aula anterior e propondo que nessa aula seja feita uma pintura mural em escala. O tema ser? escolhido pelo grupo e deve ter liga??o com o contexto social do grupo, buscando alertar sobre algum problema social latente no cotidiano dos alunos. A turma s er? dividida em pequenos grupos de 3 a 4 alunos que utilizar?o uma placa de isopor como suporte para a manifesta??o art?stica. As tintas ser?o confeccionadas conforme o recurso TINTAS, dispon?vel em: http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/7728.

Tintas

Aten??o Professor! Organize com os alunos uma exposi??o na sala de aula ou nos corredores da escola. Envolva as diversas turmas do mesmo n?vel de ensino para ampliar a exposi??o e dar o car?ter de mural para as placas expostas nas paredes. ? poss?vel que para isso o professor necessite de mais de uma aula.

O professor deve propor um debate depois de terminada a exposi??o para que os alunos interajam e discutam o processo todo, desde a cria??o das tintas, passando pelas pesquisas e pela cria??o dos murais, bem como a repercuss?o da exposi??o em ?mbito escolar.

Catarse

Ap?s a apresenta??o os alunos dever?o fazer uma reda??o sobre seu processo de aprendizagem: pontos positivos, pontos negativos, dificuldades de aprendizado, influ?ncia do conte?do na pr?tica social, o que mudou em sua vis?o cr?tica sobre a arte e seu papel social.

Pr?tica social final do conte?do

Com base na discuss?o proposta ao final das atividades, os alunos dever?o elaborar um texto individual contando suas experi?ncias com a pesquisa desenvolvida nessas aulas e tamb?m relatos relacionados com o desenvolvimento dos murais, bem como a repercuss?o da exposi??o em ?mbito escolar. O professor dever? organizar uma exposi??o com os trabalhos dos alunos e extender a comunidade escolar o debate sobre a tem?tica abordada e as obras produzidas.

Recursos Educacionais

Nome Tipo
Tintas Experimento pr?tico

Recursos Complementares

Revolu??o Mexicana de 1910:

Muralismo Mexicano:

Principais artistas:

Diego Rivera:

Jos? Orozco:

David Siqueiros:

Avaliação

O professor dever? avaliar:

  • As produ??es dos estudantes
  • Envolvimento com o tema das discuss?es iniciais
  • Comprometimento com o grupo no desenvolvimento das tintas e dos murais
  • Interesse na discuss?o com os demais grupos na discuss?o posterior ? exposi??o
  • Respeito ?s datas de entrega