Portal do Professor

Início do Conteúdo

O EU e o OUTRO: o existencialismo

Autor e Co-autor(es)

Virna Ligia Fernandes Braga imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Oswaldo José Bueno Alves da Silva

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Filosofia Teoria do conhecimento
Ensino Médio Sociologia Mudança e transformação social
Ensino Médio Filosofia Ética
Ensino Médio História Sujeito histórico
Ensino Médio Filosofia História da filosofia

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno irá aprender sobre a noção filosófica do 'eu' que se revela e cria uma identidade através da percepção que o 'outro' tem dele, corrente filosófica chamada de existencialismo, que implica na experiência como veículo de descoberta constante sobre a subjetividade de cada ser humano. Como também em liberdade, escolha e responsabilidade.

Duração das atividades

Duas aulas de 50 minutos.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Estratégias e recursos da aula

1ª ETAPA:

Apresente aos alunos a seguinte proposta:

1 - Em uma folha em branco vocês vão escrever o que conseguirem descobrir sobre um colega de turma, durante 20 minutos. Podem perguntar sobre o gosto musical, preferência por livros, que lugares gosta de frequentar, etc.

2 - Coloque os alunos em duplas, mas evite deixar aqueles que já são próximos no dia a dia formarem uma dupla. A idéia é que alunos menos íntimos formem duplas.

3 - Leve-os para um lugar aberto, pode ser um pátio, ou ginásio, cada dupla vai procurar um lugar para ficar, sob a observação do professor.


Objetivos:

- Conhecer os 'outros' colegas de sala.

- Descobrir o impacto que você exerce no outro.

- Estudar fenômenos relacionados com a imagem que fazemos de nós e do outro, como estabelecemos a convivência em sala de aula: com os colegas, quais os seus efeitos, como são feitas as escolhas no dia a dia, existe liberdade, e respeito à opinião do outro, etc.

Ao término dessa etapa cada aluno fará uma breve apresentação de seu colega de dupla para toda a turma. As anotações precisam ser guardadas para serem usadas na segunda etapa.

2ª ETAPA:

1 - Divida a turma em quatro grupos.

2 - Distribua para cada grupo os trechos de textos seguintes, de forma aleatória:

- "Necessário para mim, o Outro é também um mal- um mal necessário [...] somos, eu e o outro, duas liberdades que se afrontam e tentam mutuamente paralisar-se pelo olhar. Dois homens juntos são dois seres que se espreitam para escravizar a fim de não serem escravizados". (PERDIGÃO, Paulo. Existência e liberdade. Uma introdução à filosofia de Sartre. Porto Alegre: L&PM, 1995).

- "O Outro é, para a minha ação livre, um mal, pois a liberdade do Outro limita a minha e, mais ainda, é um mal do qual não posso me libertar, pois o outro faz parte do meu Eu, da minha consciência e da minha ação". (SARTRE, Jean-Paul. O ser e o nada. Petrópolis: Vozes, 1999).

- "O Outro me faz um Ser indefeso perante uma consciência que me julga. [...] De certo modo, somos escravos do Outro que é nosso juiz e nosso senhor. Não temos para onde fugir. Para onde quer que vá, o que quer que faça, o Outro estará presente, mesmo em meu quarto fechado, porque o Outro está encravado no meu próprio miolo (sou um ‘Ser-Para-Outro’)". (PERDIGÃO, Paulo. Existência e liberdade. Uma introdução à filosofia de Sartre. Porto Alegre: L&PM, 1995).

- "(...) a realidade não existe a não ser na ação (...) só o ato permite ao Homem viver. No entanto, o engajamento singular implica (...) a responsabilidade direta para com os outros homens engajados pela escolha, já que a decisão indica a direção do que se escolhe e esta ação define o indivíduo". (SARTRE, Jean-Paul. O existencialismo é um humanismo. São Paulo: Nova Cultural, 1987).

3 - Peça aos grupos para debaterem entre si, utilizando como tema a atividade da primeira etapa da aula e as frases que cada grupo recebeu. O objetivo é relacionar a atividade inicial ao conteúdo das frases.

4 - Os alunos podem comparar a diversidade de gostos e opiniões de seus colegas de turma, a partir das anotações do início, para relacionar com a questão do outro.

5 - Após a troca de opiniões, os grupos irão apresentar suas conclusões e questionamentos para todos. Podem ser usadas várias formas de apresentação: slides, textos, criação de blog, etc.

CONCLUSÃO:

Por ser um tema demasiado complexo o professor pode entremear as falas dos alunos e, sem tomar todo o tempo para si, tecer algumas considerações so bre como o homem ap reende a si mesmo a partir da experiência, da existência real, compartilhada com outro sujeito. Com estas proposições filosóficas, Sartre marcou o lugar do Ser no mundo, fugindo de uma proposição idealista. É através da convivência com o outro e das escolhas, que implicam liberdade, que nós estabelecemos nossa identidade como sujeito-EU. Processo feito pelo OUTRO-aqui entendido como o colega de sala.

Recursos Complementares

Avaliação

Os alunos irão criar um blog com os resultados do trabalho desenvolvido nas aulas, que pode ser continuamente mantido como fórum de debates, através da ligação de temas do cotidiano escolar que tratem de liberdade e responsabilidade.