Portal do Professor

Início do Conteúdo

O valor da amizade!

Autor e Co-autor(es)

PAULO RENNES MAR?AL RIBEIRO imagem do usuário

SAO PAULO - SP Universidade Estadual Paulista J?lio de Mesquita Filho

Andreza Marques de Castro Le?o; Andr?a Marques Le?o Doescher, Erwin Doescher.

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Pluralidade Cultural Ser humano como agente social e produtor de cultura
Ensino Fundamental Inicial ?tica Respeito m?tuo

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Nesta aula o aluno poder? compreender o que significa a amizade, e qual a sua import?ncia ?s pessoas. Al?m disso, estas aulas podem ser prof?cuas, ainda, para se trabalhar a escrita, a oralidade, a cr?tica e a sociabilidade dos alunos.

Duração das atividades

Aproximadamente 100 minutos; (2) aulas.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Que os alunos j? estejam alfabetizados.

Estratégias e recursos da aula

As estrat?gias utilizadas ser?o:
- Aula interativa;
- Sala de v?deo.

Motiva??o
Sugerimos que o professor inicie a aula perguntando aos alunos se sabem dizer o que ? AMIZADE, o que entendem por isto etc.. Dentro desta investiga??o, poder? indag?-los se eles t?m amigos. Ap?s escutar os alunos o professor dever? dizer que a aula abordar? este assunto pela import?ncia que tem em nossa vida. O professor poder? colocar: voc?s saberiam me dizer qual a import?ncia da amizade para a vida de uma pessoa?
Ap?s ouvir os alunos, em seguida, sugerimos que o professor apresente o recurso, o qual consiste de um v?deo, intitulado ?amizade ?...? (Fig. 1) de 3 minutos e 4 segundos, dispon?vel em:
http://www.youtube.com/watch?v=zFtRSy9D5-w&feature=related .Acesso em 26 Nov. 2009.

Figura 1- Imagem do v?deo -"Amizade ?..."

Ap?s a apresenta??o do v?deo o professor discutir? com os alunos a opini?o destes quanto aos aspectos tratados no mesmo. Para tanto o professor pode empregar as seguintes perguntas:
? Que assunto o v?deo trata?
? Segundo o v?deo, o que ? amizade?
? Qual a import?ncia dos amigos?
? O que ? ser um amigo?
? A amizade pode acabar? Por qu??

ATIVIDADE 1
Ap?s o debate inicial sobre a tem?tica da aula, os alunos ser?o convidados a se organizarem em duplas, na sala de aula. Eles ser?o esclarecidos pelo professor que participar?o de uma din?mica na qual um deles ter? de guiar o outro. Isto ?, eles escolher?o quem estar? com os olhos vendados e quem ser? o guia (Fig 2). Feito isso, o professor colocar? uma venda nos olhos de um dos componentes da dupla. Assim, o colega sem venda ter? de guiar o que est? com venda da sala de aula at? o p?tio da escola (pode ser outro local, desde que seja espa?oso). Para tanto, ele poder? dar as m?os e dizer aonde este deve ir. As duplas podem seguir por trajetos diferentes.

Figura 2- Atividade de guiar o colega
http://lh3.ggpht.com/_4Zjsi_hEXvI/SeS8H2FneLI/AAAAAAAACiE/epkF9z_5FX4/abril%20de%202009%20006_thumb.jpg .Acesso em 3 Dez. 2009.

O professor dever? dar um tempo de cerca de 5 minutos para que haja a viv?ncia necess?ria desta situa??o. Depois, o professor solicitar? para que os alunos mudem, ou seja, quem guia ser? guiado, sendo que ter?o o mesmo tempo para vivenciar esta situa??o.
O professor dever? sinalizar quando a atividade dever? parar. Assim, as duplas voltar?o ? sala de aula, e dever?o formar um c?rculo, a fim de compartilharem com os colegas a experi?ncia de ser guia e de ser guiado. Cada dupla dever? expor a sensa??o desta experi?ncia.
Assim que todos se manifestarem, o professor dever? questionar se esta atividade pode ser aplicada ? nossa vida. Se em nossas rela??es de amizade por vezes confiamos tanto numa pessoa e n?o ficamos preocupados se vamos cair ou nos ferir.
Dever? aproveitar para dizer que h? amigos que confiamos tanto, at? mesmo de olhos fechados, que isso n?o ? algo ruim, por?m, para confiarmos em algu?m temos de conhecer a pessoa.

ATIVIDADE 2
Como continuidade da atividade, o professor dever? mostrar para os alunos outro v?deo, intitulado ?O valor de um amigo- Ana Paula Valad?o- as fontes do amor? (F ig. 3), dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=f5nTQy7vljM . Acesso em 26 Nov. 2009.
A relev?ncia do professor apresentar este v?deo ? que ele trata especificamente a quest?o da import?ncia do amigo, trazendo elementos distintos envolvidos na rela??o da amizade: fidelidade, companheirismo, lealdade, dedica??o, entre outros.

Figura 3- Imagem do v?deo ?O valor de um amigo- Ana Paula Valad?o- as fontes do amor?


Sugerimos que o professor entregue aos alunos a letra desta m?sica, a qual est? dispon?vel em:
http://letras.azmusica.com.br/A/letras_ana_paula_valadao_2322/letras_otras_1592/letra_o_valor_de_um_amigo_1517714.html Acesso em 26 Nov. 2009.

Letra da musica: 

O valor de um amigo

 Autoria: Ana Paula Valad?o

Qual o valor de um amigo?
Escudo do meu cora??o
Quem j? provou fidelidade?
Alian?a mais forte que o sangue
Pois escolhe me amar por quem sou
Seu olhar me diz sempre a verdade
Para mim voc? ? mais chegado que um irm?o

Amigo voc? para mim
? mais precioso que o ouro
No mundo de tanto interesse
Sua amizade pura por mim
? como esconderijo
Refugio secreto
Amigo, tesouro de raro valor

Quem pode encontrar
Quem pode pagar
Pra ter um amigo
N?o d? pra medir
Nem pra mensurar
Qual o valor de um amigo


Os alunos dever?o ler esta m?sica, e baseado nela e nos seus conhecimentos, dever?o elaborar, ainda em duplas, um texto que poder? ser em formato de m?sica, poema, entre outros, sobre a import?ncia da amizade. Assim que eles elaborarem seus textos, o professor solicitar? que eles apresentem oralmente o mesmo. Ao final, o professor poder? fazer os coment?rios que achar pertinente, sendo o foco da aula ressaltar com os alunos a import?ncia da amizade na viv?ncia em sociedade.

ATIVIDADE 3

Buscando a reflex?o dos alunos sobre este tema, eles ser?o solicitados a formarem um c?rculo. Cada um deles receber? um poema designado ?Poema do amigo aprendiz? de autoria de Fernando Pessoa, como segue abaixo. Este poema est? dispon?vel em: http://coisaegente.blogspot.com/2009/08/poema-do-amigo-aprendiz.html .Acesso em 26 Nov. 2009.

Poema do amigo aprendiz

Autoria: Fernando Pessoa


Quero ser o teu amigo.
Nem demais e nem de menos.
Nem t?o longe e nem t?o perto.
Na medida mais precisa que eu puder.
Mas amar-te sem medida e ficar na tua vida
Da maneira mais discreta que eu souber.
Sem tirar-te a liberdade, sem jamais te sufocar.
Sem for?ar tua vontade.
Sem falar, quando for hora de calar.
E sem calar, quando for hora de falar.
Nem ausente, nem presente por demais.
Simplesmente, calmamente, ser-te paz.
? bonito ser amigo, mas confesso ? t?o dif?cil aprender!
? por isso eu te suplico paci?ncia.
Vou encher este teu rosto de lembran?as,
D?-me tempo, de acertar nossas dist?ncias...

O professor solicitar? que os alunos leiam este poema em voz alta. Cada um deles ler? uma frase at? que ele se finalize. Ao t?rmino desta leitura perguntar? o que eles entenderam do poema.
Feito isso, o professor desenvolver? a seguinte din?mica de grupo:

O professor pegar? um novelo de l? e amarrar? a ponta deste novelo nos dedos de sua m?o. Pedir? para os alunos p restarem aten??o par a o que ele far?. Ele vai se apresentar dizer de onde vem, o que f az, se gosta de fazer amigos, qual a import?ncia dos amigos ? sua vida, entre outros, e jogar o novelo para uma pessoa que est? sentada ? sua frente. Esta pessoa dever? apanhar o novelo, e ap?s enrolar a linha em seus dedos dever? repetir o procedimento do professor, isto ?, dizer quem ?, de onde vem, se gosta de fazer amigos, entre outros. Al?m disso, dever? dizer uma qualidade da pessoa que lhe entregou o novelo. Este aluno tamb?m dever? jogar o novelo para outra pessoa. A atividade termina assim que todas as pessoas tiverem se apresentado, portanto, no final haver? no interior do c?rculo uma teia de fios (Fig. 4), a qual est? unindo as pessoas.

Figura 4- Teia da amizade
http://colegaseamigosparasempre.blogspot.com/2009/09/teia-da-amizade.html .Acesso em 26 Nov. 2009.

O professor dever? aproveitar para pedir para os alunos observarem esta teia, e dizer como se sentem, e o que ela significa para eles, e o que aconteceria se algu?m soltasse um dos fios.
O objetivo da atividade ? mostrar que a teia da amizade une as pessoas, tal como na vida, em que os amigos e as rela??es afetivas que estabelecemos nos une e contribuem para aprimorarmos a pessoa que somos.
Ao final, dever? problematizar que a amizade ? um sentimento que se d? entre as pessoas, independentemente de etnias, classe social, profiss?o, entre outros.

Avaliação

A avalia??o dever? recair sobre o envolvimento dos alunos em todo o processo da aula, come?ando pelo debate, se estendendo ? explora??o dos v?deos e do poema. O professor dever? avaliar n?o s? a apropria??o do conte?do referente ? amizade, mas, sobretudo, a escrita, a oralidade, a criatividade a participa??o nas atividades que ser?o propostas.