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Nem só Coca-Cola é refrigerante...

Autor e Co-autor(es)

Virna Ligia Fernandes Braga imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Oswaldo José Bueno Alves da Silva

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio História Sujeito histórico
Ensino Médio Sociologia Ideologia e a indústria cultural
Ensino Médio História Cultura
Ensino Médio Artes Arte Visual: Canal

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno irá aprender como as empresas investem em propaganda para vender seus produtos e, de que modo, nós consumidores, somos afetados pela propaganda de massa.

Duração das atividades

Duas aulas de 50 minutos.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno


Estratégias e recursos da aula

1ª ETAPA:

Cole no quadro os seguintes cartazes:

1)

2)

3)

4)

5)

6)

7)

- Após colar as imagens no quadro pergunte aos alunos o que eles pensam sobre elas.

- Deixe que façam a associação que quiserem, peça que anotem no caderno o que acharam de cada uma delas. Qual produto mais gostam? Por quê? Qual a diferença entre um e outro? Acham que a forma como esses produtos são anunciados nos meios de comunicação faz alguma diferença?

2ª ETAPA:

1) A seguir cole sobre a primeira imagem as frases seguintes:

"A pausa que refresca".

"Gostaria de comprar uma Coca para o mundo".

"Isso é que é".

"Coca-Cola é isso aí".

"Coca-Cola dá mais vida a tudo…"

"Tudo vai melhor com Coca-Cola".

"Emoção pra valer".

"Essa é a real".

"Tudo de vibe".

"Viva o que é bom."

"Viva o lado Coca-Cola da Vida".

"Sempre Coca-Cola".

2) Na segunda imagem, cole as frases:

"Do seu jeito".

"Cai bem".

"Questione, Mude, Beba Pepsi!"

"É Hora de Mudar. Com Pepsi, sim!"

"Você já equilibra coisas demais. Uma parte, a gente ajuda. Pepsi Light, zero açúcar. O equilíbrio ideal entre light e sabor. Com Pepsi Light, sim!”

3) Na terceira cole as seguintes frases:

"A Coca-Cola inicia 2006 com as seqüelas de um daqueles golpes que ferem fundo o ego dos executivos e o bolso dos acionistas".

"Dona da marca mais valiosa e do refrigerante mais consumido no planeta, a companhia assistiu recentemente sua arqui-rival, a Pepsi, superá-la em valor na Bolsa de Nova York, por uma diferença de 2 bilhões de dólares -- um fato sem precedentes na ruidosa guerra de mercado que as duas empresas travam mundo afora".

"Apesar da forte dimensão simbólica, a atual hegemonia da Pepsi em Wall Street -- avaliada em cerca de 98 bilhões de dólares -- extrapola a guerra das colas".

"Pressionados pelas campanhas contra a obesidade e a favor de um estilo saudável de vida, os refrigerantes tendem a perder mercado. Esse cenário produz mais impacto negativo na Coca do que na Pepsi".

4) Na logomarca do MacDonald's colar a frase:

"Amo muito tudo isso".

5) Na imagem 5, cole a frase:

"Gostoso é no Bob's".

"Não tem comparação"

6) Na imagem 6, cole as frases:

"Energia que contagia".

"O Original do Brasil".

7) Na última imagem cole:

 "A gente muda o mundo".

"Atitude de renovação".

- Agora, os alunos vão se dividir em grupos para trabalhar as imagens e as frases, conjuntamente.

Os grupos irão analisar e comparar imagens e frases.

Ver se existem características comuns e quais são.

Co mo o produto é anunciado.

Que frase tem mais efeito.

Qual você consumiria, se dependesse da propaganda.

3ª ETAPA:

No laboratório de informática, os grupos vão desenvolver um blog sobre propaganda e consumismo.

Para isso, vão usar os elementos e idéias da aula.

Pesquisar os links abaixo:

http://rapensando.blogspot.com/2008/11/consumismo-propaganda-e.html

http://pt.wikipedia.org/wiki/Consumismo

http://www.klickeducacao.com.br/2006/conteudo/pagina/0,6313,POR-2117-18824-,00.html

http://www.artigonal.com/noticias-e-sociedade-artigos/o-papel-da-publicidade-na-sociedade-de-consumo-667584.html

http://veja.abril.com.br/especiais/jovens_2003/p_080.html

Recursos Complementares

Avaliação

A turma vai utilizar o blog como canal de socialização sobre as últimas compras que fizeram, se foram realmente necessárias, com que finalidade, se houve pesquisa de preço, etc.