Ana Maria Ferola da Silva Nunes,Denize Donizete Campos Rizzotto, Eliana Aparecida Carleto,Patr?cia Carvalho Pacheco.
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | Alfabetiza??o |
Ensino Fundamental Inicial | ?tica | Di?logo |
Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | L?ngua escrita: pr?tica de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | L?ngua escrita: pr?tica de produ??o de textos |
Ensino Fundamental Inicial | ?tica | Respeito m?tuo |
Ensino Fundamental Inicial | ?tica | Solidariedade |
Com as aulas propostas o/a aluno/a poder? aprender a import?ncia da amizade, atrav?s do trabalho com poesia, m?sica, express?o corporal e leitura. As atividades ainda possibilitar?o trabalhar habilidades lingu?sticas e o potencial criativo dos/as educandos/as.
Para a realiza??o desta aula ? necess?rio que o/a professor/a j? tenha trabalhado na perspectiva de despertar no/a aluno/a o gosto pela leitura.
Aula 1: Uma (1) aula de 60 minutos
Professor/a inicie a aula conversando com a turma sobre as coisas que encontram na escola: professor/a, amigos/as, dentre outras. Depois providencie uma c?pia para cada aluno/a do poema abaixo e uma c?pia ampliada para que voc? possa trabalhar no quadro.
A Escola
(Claudio Thebas)
Todo dia,
Na escola,
A professora,
O professor.
A gente aprende,
E brinca muito
Com desenho,
Tinta e cola.
Meus amigos
T?o queridos
Fazem farra,
Fazem fila.
O Paulinho,
O Pedr?o,
A Patr?cia
E a Priscila.
Quando chega
O recreio
Tudo vira
Brincadeira.
Como o bolo,
Tomo o suco
Que v?m dentro
Da lancheira.
Quando toca
O sinal,
Nossa aula
Chega ao fim.
At? amanh?,
Amiguinhos,
N?o se esque?am, n?o,
De mim...
Fonte: THEBAS, Cl?udio. Amigos do Peito. Belo Horizonte: Formato, 1996.
Como forma de registro, voc? professor/a, poder? ajudar a turma a organizar os nomes dos/as alunos/as da turma em ordem alfab?tica. Depois solicite que fa?am um c?rculo no nome dos/as coleguinhas que mais brincam no momento do recreio. Ao final da atividade, entregue uma folha em branco e solicite que cada aluno/a fa?a um desenho da sua turma. Organize um mural para exp?-los.
Aula 2: Uma (1) aula de 60 minutos
Nesta aula, voc? professor/a ir? trabalhar com uma hist?ria da Eva Furnari, bem como com sua biografia. ? importante que voc? descubra, atrav?s de um di?logo com a turma, quem j? conhece alguma hist?ria da autora. Ap?s esta sondagem, apresente o livro: ?O Amigo da Bruxinha?, explore com a turma a capa do livro, t?tulo, autora, editora e imagem.
Fonte: http://literatura.moderna.com.br/capas/Moderna/85-16-03099-7.jpg
Ap?s a explora??o da capa, apresente a hist?ria ?A Gangorra? para a turma. Solicite que os/as alunos/as fa?am a observa??o atenta de cada quadrinho. Converse com a turma, que esta hist?ria n?o tem escrita, mas possibilita a sua compreens?o atrav?s das express?es das personagens, seus sentimentos e sensa??es. Desta forma, essa produ??o sugere um poder de inventar e criar que cada um/a tem. Veja os quadrinhos abaixo:
Fonte: FURNARI, Eva. O amigo da Bruxinha. S?o Paulo: Moderna, 1993.
Depois de observarem a hist?ria, converse com a turma sobre o que entenderam.
O registro poder? ser feito no caderno a partir de quest?es como:
1- Por que a autora colocou como t?tulo: ?A Gangorra??
2- Quais s?o as personagens que aparecem durante a hist?ria?
3- Por que a bruxinha transformou o macaco em le?o?
4- Voc? gostou do final da hist?ria?
Ainda nesta aula, sugerimos que voc? professor/a conte um pouco para a turma sobre biografia da autora: Eva Furnari. Para maiores informa??es sobre sua hist?ria, sugerimos que acesse os s?tios abaixo:
http://caracol.imaginario.com/autografos/evafurnari/index.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/Eva_Furnari
Aula 3 ? Uma (1) aula de 60 minutos
Professor/a para esta aula sugerimos que voc? fa?a uma roda com a turma e converse sobre a tem?tica amizade. Fale sobre a import?ncia de conhecermos uns/umas aos/?s outros/as, descobrindo as caracter?sticas, o que gostam e o que n?o gostam de fazer, dentre outras coisas. Para isso, construa com a turma um roteiro de entrevista, a ser realizada com um/a colega da classe. As crian?as v?o elaborando suas sugest?es, do que t?m mais curiosidade em saber sobre o/a colega.
Sugest?es de perguntas:
1- Qual o seu nome?
2- Qual a sua i dade?
3- Qual a data do seu nascimento?
4- Qual o nome da cidade onde voc? nasceu?
5- Qual brincadeira voc? mais gosta?
6- Qual o seu brinquedo favorito?
7- Que animal de estima??o voc? tem ou gostaria de ter?
8- Qual a sua cor preferida?
9- Que filme voc? j? assistiu e mais gostou?
10- Que hist?ria voc? j? ouviu e mais gostou?
11- Qual a sua comida preferida?
Com o roteiro de entrevista pronto, e depois de todos/as terem copiado em seus cadernos de L?ngua Portuguesa, fa?a um sorteio para decidir quem ir? entrevistar quem. Para isso, divida a turma em dois grandes grupos e escreva em pap?is pequenos os nomes dos/as integrantes de um dos grupos. Assim, apenas um grupo sortear? os nomes e realizar? a entrevista.
Aula 4 ? Uma (1) aula de 60 minutos
Inicie a aula conversando com a turma sobre a entrevista realizada. Explique que ter?o como desafio, escrever uma biografia do/a colega entrevistado/a. Para isso, retome a biografia da autora Eva Furnari, trabalhada anteriormente. Dialogue com a turma, sobre a import?ncia de utilizar os dados coletados durante a entrevista para organizar um texto biogr?fico. Depois da biografia pronta, solicite que fa?am um retrato do/a colega para colocar na biografia. Aproveite a oportunidade para fazer um mural e expor as atividades, para que toda a turma conhe?a um pouco mais do/a colega.
Para finalizar as atividades propostas sobre a tem?tica amizade, trabalhe a letra da m?sica: ?Amigos do Peito?, da Turma do Bal?o M?gico.
Amigos Do PeitoA Turma do Bal?o M?gico
Composi??o: Erik Vonn / Memo Mendez Gulu / Edgard Po?as)
Meu nome ? Mike
Gosto muito de brincar
Eu sou o Tob
N?o me canso de cantar...
Sou Simony
E queria apresentar
Novos amigos
Que acabaram de chegar...
Sou Jairzinho
O mais novo do bal?o...
Oiiiiii!
Eu sou o F?bio
Tamb?m vou nessa can??o...
Somos amigos
E queremos divertir
Nossos amigos
Do bal?o que vai subir...
Somos amigos
Amigos do peito
Amigos de uma vez
Somos amigos
Amigos do peito
Amigos de voc?s...(2x)
Viver a vida
Viajando nas can??es
Viver cantando
Alegrando os cora??es...
Viver os sonhos
Tudo que acontecer
Fazer amigos
Mas amigos pr? valer...
Somos amigos
Amigos do peito
Amigos de uma vez
Somos amigos
Amigos do peito
Amigos de voc?s...(6x)
Fonte: http://letras.terra.com.br/a-turma-do-balao-magico/75255/
Ap?s a leitura, cante com a turma a m?sica. Trabalhe a import?ncia da amizade e de conhecer todos/as aqueles/as com quem convivemos. Converse com a turma sobre o significado de ?Amigos do Peito?. Proponha que ap?s se conhecerem melhor procurem brincar com amigos/as que quase n?o brincam. Explique a import?ncia de sermos todos/as amigos/as e n?o excluirmos ningu?m. Por isso, proponha que em cada dia no p?tio as crian?as brinquem com uma brincadeira preferida do/a colega.
A avalia??o poder? ser feita em todos os momentos propostos, por meio da observa??o e registros individuais de cada aluno/a. Procure perceber se a turma estar? mais unida ao conhecer melhor os/as colegas.