Portal do Professor

Início do Conteúdo

Brincando de Futsal

Autor e Co-autor(es)

Ricardo lucas da Rocha imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG Universidade Federal de Juiz de Fora

Jose Luiz Lacerda

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Esportes, jogos, lutas e ginásticas
Educação Infantil Movimento Coordenação
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas
Ensino Médio Educação Física Jogos: Valores históricos

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Vivenciar a condução, domínio da bola e o passe do futsal e reconhecer a importância destes fundamentos para empregá-los no jogo propriamente dito;

Reconhecer o valor da cooperação no futsal, tendo em vista a questão da condução, domínio da bola e do passe através das atividades;

Estimular a competição como forma de cooperação, motivação e não de exclusão.

 

Duração das atividades

3 aulas de 50 min./total:150 min

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não é necesário nenhum conhecimento.

Estratégias e recursos da aula

FUTSAL

O futsal é um esporte genuinamente brasileiro que se espalhou pelo mundo e encontra cada vez mais adeptos entre homens e mulheres.

O futsal está crescendo pelo mundo e não é à toa. Ele é similar ao futebol de campo e precisa de menos espaço e de menos jogadores. Estas são algumas das vantagens que fazem com que seja bem mais fácil montar um time e manter uma regularidade de treinamento. Além disso, é um esporte que fortalece a saúde, propicia o ganho de força física, resistência cardiovascular e muscular, e ainda desenvolve panturrilhas, coxas, glúteos, costas e abdômen.


No futsal, o jogador precisa de muita habilidade porque o espaço reduzido da quadra exige dribles curtos e rápidos e, conseqüentemente, o perfeito domínio da bola. Mais uma distinção fundamental: o futsal exige passadas curtas que dependem de maior explosão muscular, enquanto as passadas longas típicas do futebol de campo precisam de mais resistência. Portanto o treinamento destes atletas são diferenciados.

Percebe-se que embora o objetivo do futsal e do futebol de campo seja o mesmo, existem algumas diferenças. Em comum, atletas das duas modalidades, profissionais ou amadores, precisam de treinamento aeróbio e anaeróbio, uma boa alimentação e suplementação.
 

Atividade I

Espaço: quadra de esporte, pátio ou um espaço que possa desenvolver a prática do futsal.

Materiais: 10 bolas de futsal, bolas de borracha, bolas de iniciação futsal, cones, pneus e coletes.

Dividir os alunos em duplas e dois a dois, devem controlar a bola, sem deixar cair no solo, utilizando os pés, o peito, a cabeça e as coxas.

Contar em voz alta o número de toques e a dupla que alcançar a maior contagem é a vencedora. Quem deixar a bola cair no solo fica esperando a próxima rodada.

undefined

 

Atividade II

Espaço: quadra de esporte, pátio ou um espaço que possa desenvolver a prática do futsal.

Materiais: 10 bolas de futsal, bolas de borracha, bolas de iniciação futsal, cones, pneus e coletes.

Futebol de dois

Os alunos serão divididos em duplas. Com um aluno de cada lado da quadra e separados cerca de cinco metros um do outro. Um aluno ficará parado e com as pernas afastadas e o objetivo é passar a bola entre as pernas do "aluno gol" e marcar pontos. Os alunos alternaram quem chuta e quem fica de "aluno gol".

undefined

Atividade III

Circuito para futsal:

Estações:

1 - Passar a bola por dentro de um pneu

2 - ziguezague em 4 pneus e afastados 1 metro

3 - Quatro embaixadinhas

4 - Jogar a bola para o alto com os pés e cabecear

5 - Dar duas voltas em um pneu

Obs.: cronometrar o tempo na linha de largada da estação 1 até a linha de chegada estação 5 para ter o parâmetro de como está o desenvolvimento do aluno.

undefined

Atividade IV

Dividir a turma em quatro times e organizar um jogo normal de futsal e utilizando as seguintes regras:

Tempo de cinco minutos ou dois gols para a troca dos times. O time que entra tem a vantagem do empate e o time que alcançar duas vitórias é trocado por outro time de fora para que todos possam jogar o mesmo número de v ezes.

Atividade V

Torneio de Embaixada

Planta do pé reta. Quarenta e cinco graus de obliqüidade do calcanhar em relação ao solo. Movimentos suaves e contínuos para cima. Desta forma o professor instruíra sobre a arte de manter uma bola no ar, vulga embaixadinha.

undefined

Com apenas um dos pés os alunos deverão manter a bola no alto. Todos efetuam duas vezes, eliminando o resultado mais baixo de cada um. Classificam-se os 10 melhores resultados e, para a final, os cinco melhores resultados.

  www.nacopa.com.br/.../kaka-faz-embaixadinhas-com-duas-bolas/

Recursos Complementares

Avaliação

Verificar se os alunos reconhcem condução, domínio da bola e o passe do futsal como fundamentos do jogo de modo a propiciar o futuro desenvolvimento tático;

Reconhecer o valor da cooperação no futsal, manifestada pela questão da condução, domínio da bola e do passe com os demais companheiros de equipe;

Estimular a competição como forma de cooperação, motivação e não de exclusão;

Verificar se reconheceram as técnicas desenvolvidas nas aulas como forma de tornar o jogo mais participativo.