Portal do Professor

Início do Conteúdo

As tran?as de Bintou- produ??o de texto

Autor e Co-autor(es)

Gra?a Regina Franco da Silva Reis imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Pluralidade Cultural Continentes e terras de origem dos povos do Brasil
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa L?ngua escrita: pr?tica de produ??o de textos
Ensino Fundamental Inicial Pluralidade Cultural Vida sociofamiliar e comunit?ria

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Reconhecer que h? diferentes culturas em quaisquer espa?os/tempos - pr?ximos e distantes

Respeitar diferentes culturas

Refletir acerca de seus desejos

Escrever reda??es usando aspectos da l?ngua j? aprendidos

Duração das atividades

2 aulas de 50 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Regras ortogr?ficas j? aprendidas

Regras para a escrita de uma reda??o: par?grafos, letras mai?sculas e min?sculas, desenvolvimento das ideias, continuidade e outros aspectos determinados pelo professor e pela turma

Estratégias e recursos da aula

Turma organizada em semi c?rculo.
Leitura do livro ?As tran?as de Bintou? de Sylviane Anna Diouf feita pelo professor .


Ap?s a leitura do livro, abrir espa?o para uma discuss?o.
Lan?ar perguntas como:
O lugar onde vive a menina Bintou ? parecido com a cidade onde moramos?
Pela leitura do livro, podemos perceber que diferen?as entre a vida de Bintou e a de voc?s? E que semelhan?as?
Por que ela n?o podia ter tran?as?
Que coisas meninos e meninas que vivem aqui (na cidade de sua escola) n?o podem fazer?
O maior desejo de Bintou era poder usar tran?as. E o seu maior desejo, qual ??
Montar com eles um envelope de desejos.
Depois de montado, pedir que cada crian?a retire um desejo aleatoriamente e leia para a turma.

Por ?ltimo, pedir que escrevam uma hist?ria sobre o seu maior desejo.
Organizar com eles as regras da escrita que n?o podem ser esquecidas e que ser?o avaliadas pelo professor.
Uso de par?grafos, letras mai?sculas, organiza??o das ideias, in?cio, meio e fim.

Dicas e sugest?es
Devolver a hist?ria escrita depois de uma semana para que as crian?as possam reler e reformular, caso sintam necessidade.
Depois da corre??o do professor, as reda??es podem ser devolvidas para serem passadas a limpo e colocadas no mural.

Avaliação

Dever? ser feita por meio do debate e da leitura individual das hist?rias escritas.