Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Pluralidade Cultural | Continentes e terras de origem dos povos do Brasil |
Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | L?ngua escrita: pr?tica de produ??o de textos |
Ensino Fundamental Inicial | Pluralidade Cultural | Vida sociofamiliar e comunit?ria |
Reconhecer que h? diferentes culturas em quaisquer espa?os/tempos - pr?ximos e distantes
Respeitar diferentes culturas
Refletir acerca de seus desejos
Escrever reda??es usando aspectos da l?ngua j? aprendidos
Regras ortogr?ficas j? aprendidas
Regras para a escrita de uma reda??o: par?grafos, letras mai?sculas e min?sculas, desenvolvimento das ideias, continuidade e outros aspectos determinados pelo professor e pela turma
Turma organizada em semi c?rculo.
Leitura do livro ?As tran?as de Bintou? de Sylviane Anna Diouf feita pelo professor .
Ap?s a leitura do livro, abrir espa?o para uma discuss?o.
Lan?ar perguntas como:
O lugar onde vive a menina Bintou ? parecido com a cidade onde moramos?
Pela leitura do livro, podemos perceber que diferen?as entre a vida de Bintou e a de voc?s? E que semelhan?as?
Por que ela n?o podia ter tran?as?
Que coisas meninos e meninas que vivem aqui (na cidade de sua escola) n?o podem fazer?
O maior desejo de Bintou era poder usar tran?as. E o seu maior desejo, qual ??
Montar com eles um envelope de desejos.
Depois de montado, pedir que cada crian?a retire um desejo aleatoriamente e leia para a turma.
Por ?ltimo, pedir que escrevam uma hist?ria sobre o seu maior desejo.
Organizar com eles as regras da escrita que n?o podem ser esquecidas e que ser?o avaliadas pelo professor.
Uso de par?grafos, letras mai?sculas, organiza??o das ideias, in?cio, meio e fim.
Dicas e sugest?es
Devolver a hist?ria escrita depois de uma semana para que as crian?as possam reler e reformular, caso sintam necessidade.
Depois da corre??o do professor, as reda??es podem ser devolvidas para serem passadas a limpo e colocadas no mural.
Dever? ser feita por meio do debate e da leitura individual das hist?rias escritas.