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Geometria de Brasília

Autor e Co-autor(es)

Lutécia Gasparoto imagem do usuário

CURITIBA - PR SANTO AGOSTINHO C E E FUND MEDIO

Marcos Paim; Eziquiel Menta

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Matemática Geometria

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Identificar a geometria presente nas construções da cidade de Brasília.

Duração das atividades

2 aulas de 50 minutos.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Conceitos básicos de geometria plana.

Estratégias e recursos da aula

O objetivo dessa atividade é trabalhar com os alunos a identificação de elementos da geometria nas construções da cidade de Brasília, mais especificamente os sólidos da geometria espacial. Além disso os alunos podem conhecer melhor a história da cidade por meio de um filme.

Conhecendo Brasília

Para conhecer melhor a cidade, sugerimos a apresentação de um filme, disponibilizado pelo Portal do Professor.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1475/imagens/filmeBSB.jpg

Fig. 1 - Imagem dos prédios dos ministérios em Brasília.

Brasília

Recurso disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/247/dominio-em-geo-0002.wmv

Conhecendo os Sólidos Geométricos

Apresentamos abaixo alguns sólidos geométricos a serem apresentados aos alunos:


Esfera

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1475/imagens/esferajan2009.jpg

Fig. 2 - Esfera.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Esfera_(geometria)

Cone

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1475/imagens/conejan2009.jpg

Fig. 3 - Cone.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Cone

Cubo

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1475/imagens/cubojan2009.jpg

Fig. 4 - Cubo.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Cubo

Pirâmide

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1475/imagens/piramidejan2009.jpg

Fig. 5 - Pirâmide.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Piramide

Cilindro

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1475/imagens/cilindrojan2009.jpg

Fig. 6 - Cilindro.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Cilindro

Paralelepípedo

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1475/imagens/paralelejan2009.jpg

Fig. 7 - Paralelepípedo.

Fonte: http://commons.wikimedia.org/wiki/File:A_rectangular_parallelepiped.JPG

Prisma

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1475/imagens/prismajan2009.jpg

Fig. 8 - Prisma.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Prisma


Cidade de Sólidos Geométricos

Uma atividade que favorece o aprendizado dos sólidos geométricos pode ser feita usando um editor de apresentações como o Impress/BrOffice (http://www.broffice.org/ ). A proposta é que os alunos desenhem partes da cidade. A partir do filme pode-se selecionar uma imagem ou também pedir que os alunos façam esse trabalho usando imagens da sua cidade.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1475/imagens/congressoBSB.jpg

Fig. 9 - Imagem dos prédios do Congresso Nacional.

Agora usando os recursos de desenho do Impress/BrOffice:

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1475/imagens/congresso3D.jpg

Fig. 10 - Sólidos no BrOffice/Impress.

O trabalho com esse programa oferece uma excelente oportunidade de  manipulação dos sólidos geométricos em um ambiente virtual. Pode-se ampliar o trabalho com materiais concretos e maquetes do bairro ou cidade onde fica a escola.

Recursos Educacionais

Nome Tipo
Brasília Vídeo

Recursos Complementares

Os alunos podem experimentar construir maquetes eletrônicas usando editores gráficos com mais recursos, como o Google Sketch Up. Disponível em http://sketchup.google.com/ .

Avaliação

Além de avaliar a participação e a produção dos alunos durante as atividades, o professor pode pedir aos alunos a criação de uma maquete destacando os sólidos geométricos identificados no local.