Marcos Paim, Eziquiel Menta
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Ensino Fundamental Final | Matemática | Números e operações |
Essa atividade oferece a possibilidade dos alunos entenderem melhor a relação entre diferentes formas de representação de quantidades. O objetivo é que eles consigam estabelecer relações entre frações, porcentagens e decimais e como cada uma delas é utilizada no cotidiano.
Porcentagem
De uma forma simplificada pode-se apresentar a porcentagem como uma razão expressa com um denominador 100. Sua representação utiliza o símbolo %.
1/2 = 50% pois se 100% representa a totalidade, 50% representa a metade.
1/4 = 25% pois 1/4 significa a quarta parte do todo e isso corresponde a 25/100.
É comum encontrar representações em porcentagem em gráficos, como mostra a imagem abaixo.
Fig. 1 - Uso da porcentagem em gráficos facilita o entendimento.
Fonte: Autor
Decimais
Os decimais representam partes de um objeto. No cotidiano é uma das formas mais utilizadas. São comuns em preços e medidas, por exemplo altura de uma pessoa de 1,60 m.
Fig. 2 - Uso de decimais no cotidiano.
Fonte: Autor
Frações
Um objeto pode ser dividido em partes iguais e cada parte é uma fração do objeto.
Fig. 3 - Cada pedaço de uma pizza é uma fração do todo.
Fonte: Autor
Partes iguais, representações diferentes
No cotidiano a escolha do tipo de representação depende da situação. Na maioria das vezes usa-se a representação que facilita os cálculos e favorece o entendimento do que eles significam.
O gráfico abaixo apresenta de forma simples a relação entre as representações:
Fig. 4 - Diferentes representações de uma mesma parte.
Fonte: Autor
Interagindo para entender melhor
O Portal do Professor disponibiliza um objeto de aprendizagem que permite aos alunos manipular quantidades e entender melhor como quantidades iguais podem ser representadas de forma diferentes. É possível variar as quantidades e modificar a forma de representação. Observe as imagens abaixo:
Fig. 5 - Representação da porcentagem e frações.
Fig. 6 - Representação da porcentagem e decimal.
Percents as fractions or decimals
Recurso disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/14094/percentsasfractionsordecimals.nbp
Atividade com Planilha Eletrônica
O alunos podem trabalhar as diferentes representações de quantidades utilizando a planilha eletrônica BrOffice/Calc (http://www.broffice.org/ ).
Um exemplo simples é o da quantidade de alunos e alunas da turma. Esses dados podem ser escritos de diferentes formas e ainda representados em um gráfico.
Abaixo um roteiro de como criar a planilha e apresentar os dados, inclusive no formato de fração.
1.º passo: Criar uma tabela simples, informando as quantidades nas respectivas células.
Fig. 7 - Tabela com exemplo de dados.
Observe a fórmula para soma na célula C2. Ela também será útil nas células C3 e C4.
2.º passo: Inserir fórmulas para realizar cálculos automaticamente.
Fig. 8 - Tabela apresentando cálculos.
Assim como na célula A3, as células A4, B3 e B4 devem ter fórmulas que calculam a proporção de meninos ou meninas.
3.º passo: Apresentar dados no formato de fração.
Fig. 9 - Caminho para apresentar números no formato de fração.
Para alterar o formato de decimal para fração, basta seguir pelo menu superior "Formatar", depois clique em "Células" e conforme a imagem acima selecione o formato "Fração".
4.º passo: Apresentar dados em um gráfico com porcentagens.
Fig. 10 - Seleção de dados para criar um gráfico tipo pizza.
Nessa etapa, selecione os dados na tabela e clique no ícone que apresenta um gráfico, disponível no canto superior direito.
5.º passo: Etapas de criação do gráfico.
Fig. 11 - Configurando o formato do gráfico.
Após seguir passos simples, conforme a imagem acima, o gráfico começará a tomar a forma desejada.
6.º passo: Apresentação final.
Fig. 12 - Tabela e gráfico finalizados.
Com pequenos ajustes o gráfico e as tabelas tomam a forma final desejada. Temos as três representações em um exemplo de fácil entendimento. De acordo com a evolução da turma pode-se propor atividades mais desafiadoras ampliando a complexidade da atividade.
Nome | Tipo |
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Percents as fractions or decimals | Animação/simulação |