Marcos Paim, Eziquiel Menta
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino M?dio | Matem?tica | Geometria |
O conceito de ângulo é um dos conceitos matemáticos mais utilizados no cotidiano das pessoas. Encontramos ângulos nas mais diversas situações, desde obras como casas e prédios, na divisão de uma pizza e até nos automóveis onde eles facilitam a aerodinâmica.
Na primeira etapa do trabalho é importante que o professor pergunte aos alunos sobre aplicações dos ângulos conhecidas por eles. É importante perguntar também o que ocorreria com cada situação caso o ângulo fosse aumentado ou diminuído. Por exemplo, em um pedaço de pizza, se aumentarmos o ângulo para 90º, serão possíveis apenas 4 pedaços, pois a circunferência tem 360º.
Observe um ângulo em uma seção de um arco:
Fig. 1 - Seção de um arco apresentando um ângulo interno.
Fonte: http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Radians_Angle_Definition.svg
Pode-se apresentar imagens de objetos como automóveis e perguntar aos alunos quais as funções dos ângulos identificados por eles.
Fig. 2 - Automóvel Ferrari.
Fonte: http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Ferrari308gtb.jpg
A seguir pode-se aprofundar o conhecimento sobre os ângulos indicados, trabalhando a classificação e as unidades de medida. Observe o exemplo abaixo:
Fig. 3 - Automóvel Ferrari com ângulos em destaque.
Fonte: http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Ferrari308gtb.jpg (alterada pelo autor)
Conhecendo os ângulos
Um ângulo é basicamente a medida de um giro ou de uma rotação em torno do ponto em que duas linhas ou se cruzam ou se encontram. O vértice é o nome dado ao ponto de encontro dessas linhas. Os ângulos possuem alguns nomes particulares. Observe as classificações mais comuns:
Fig.4 - Classificação dos ângulos.
Fonte: Autor
A forma mais simples de medir ângulos é usando um transferidor. Essa é uma boa oportunidade de trabalhar com os alunos o uso desse medidor. Uma sugestão é medir coisas simples na sala de aula. Isso prepara os alunos pra trabalhar melhor com as unidades de medida que apresentaremos abaixo.
Fig.5 - Transferidor simples.
Fonte: http://en.wikipedia.org/wiki/File:Protractor2.jpg
Unidades de Medida de Ângulos
Um ângulo pode ser medido em graus ou em radianos. É possível que alguns alunos já possuam familiaridade com a medida em graus.
Grau é o arco unitário igual a 1/360 da circunferência.
Radiano é o arco cujo comprimento é igual ao comprimento do raio da circunferência que o contém.
Como o comprimento de uma circunferência é 2r e que uma circunferência tem 360º, temos:
360º corresponde a 2rad. Logo,
rad corresponde a 180º.
Os alunos podem usar o método da regra de três para efetuar a transformação entre as unidades.
Por exemplo, se quisermos converter 60º em radianos temos:
180º -------------- rad
60º -------------- X
180 . X = 60.
X = /3 rad
Para converter radianos em graus é ainda mais simples, basta substituir o por 180º.
Por exemplo, /2 rad corresponde a 180º/2 = 90º (um ângulo reto).
Interagindo com ângulos e suas unidades
No laboratório de informática os alunos podem explorar melhor os ângulos e suas unidades usando um objeto de aprendizagem interativo disponibilizado pelo portal do professor. Observe as imagens abaixo:
Fig.6 - Apresentando ângulos em graus.
Fig.7 - Apresentando ângulos em radianos.
Recurso disponível em: recursos/mec_8219/304AngleMeasure.nbp
Nome | Tipo |
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Angle measure | Anima??o/simula??o |