Portal do Professor

Início do Conteúdo

?frica ? que pa?s ? esse, t?o longe e t?o perto de n?s?

Autor e Co-autor(es)

M? Em?lia Rodrigues imagem do usuário

SANTOS - SP PREF MUN DE SANTOS

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Pluralidade Cultural Trajet?rias das etnias no Brasil e situa??o atual

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Perceber o quanto a cultura africana est? presente no cotidiano do brasileiro.

  • Identificar as contribui??es africanas no vocabul?rio, costumes, religiosidade, m?sica, gastronomia, vestu?rio, artesanato e dan?as na forma??o do povo brasileiro.

  • Conhecer personalidades negras ou afro-descentes que tiveram import?ncia na hist?ria do Brasil em variados seguimentos e diferentes ?pocas.

  • Comparar como o negro foi retratado por meio das artes por diferentes artistas em v?rias ?pocas.

  • Diferenciar racismo e preconceito.

  • Valorizar e respeitar as diversas etnias e suas diferen?as culturais.

  • Desenvolver novos conceitos e procedimentos a partir da reflex?o sobre outra cultura.

Duração das atividades

1 m?s

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

  • Conversa informal com os alunos sobre o que eles sabem sobre o tema.

  • Questionar quais os her?is ou personagens negros que eles conhecem.

  • A maior parte popula??o brasileira ? de negros?

  • Perguntar se eles acham que existe igualdade entra negros e brancos na m?dia (televis?o, cinema)

  • Questionar se eles j? sofreram ou presenciaram algum ato de preconceito ou racismo.

Estratégias e recursos da aula

  • Audi??es de m?sicas referentes ao tema: Lavagem Cerebral (Gabriel Pensador), Todo cambur?o tem um pouco de navio negreiro (Rappa), Kizomba - Festa da Ra?a (Samba Enredo Da Unidos de Villa Isabel/ 1988), P?rola Negra (Daniela Mercury), Tonga da Mironga do Kabulet?(Vin?cius de Moraes/Toquinho).

  • Pesquisa e exibi??o de filmes e v?deos: s?rie Her?is de Todo o Mundo (projeto A Cor da Cultura/TV Futura), O Coroinha (Zumbi dos Palmares), Kiricu e a Feiticeira, Cultura Negra ? Resist?ncia e Identidade, Dos Grilh?es ao Quilombo.

  • Leitura di?ria de diversificados g?neros textuais: livros, contos, prov?rbios, revistas e poesias relativas ao tema: Lendas Africanas (Denise Carreira), Um passeio pela ?frica (Alberto da Costa e Silva), Meninas Negras (Madu costa), Meus Contos Africanos (Nelson Mandela), If? - o adivinho (Reginaldo Prandi), Bruna e a Galinha D?Angola (Gercilda de Almeida), O Menino Marrom (Ziraldo), As tran?as deBintou (Sylviane A. Diouf), A Botija de Ouro (Joel Rufino), Minha Fam?lia ? Colorida (Georgina Martins), Navio Negreiro (Castro Alves)

  • Observa??o de obras de arte de artistas que retrataram os negros: Debret, Caryb?, Portinari, Picasso,Di Cavalcanti, Tarsila do Amaral. por meio de apresenta??es em Power point.

Atividades:

  • Observa??o do mapa mundi para observa??o dos continentes onde est?o localizados o Brasil e a ?frica;

  • Desenhar os mapas do Brasil e da ?frica;

  • Diariamenteo professor realizar? a leitura de algum tipo de texto alusivo ao tema.

  • No Laborat?rio de Inform?tica: Divididos em duplas escolher uma personalidade negra da s?rie Her?is de Todo o Mundo, assistir o v?deo e elaborar no editor de textos uma disserta??o sobre o que assistiu;

  • Pesquisar o papel das m?scaras na cultura africana (divididos em grupos). Escolher uma m?scara africana, pint?-la e decor?-la;

  • Pesquisar prov?rbios africanos;

  • Escolher uma das m?sicas ou g?neros textuais apresentados e transform?-los em ilustra??es, esculturas ou hist?ria em quadrinhos;

  • Pesquisar a origem do dia da Consci?ncia Negra;

  • Elaborar uma produ??o de texto em sala de aula sobre Zumbi dos Palmares;

  • Confec??o coletiva de um livro de receitas t?picas de origem africana;

  • Constru??o coletiva de um dicion?rio de palavras afro-brasileiras;

  • Escolher um artista e realizar a releitura de sua obra;

  • Confec??o de um instrumento musical de origem africana com sucata;

  • Pesquisar sobre o samba e realizar a composi??o ou a par?dia de um samba conhecido;

  • Apresentar uma dan?a de origem africana;

  • Pesquisar sobre o jogo ?Mancala? (origin?rio da ?frica) e confeccionar um tabuleiro para executar o jogo;

  • Elabora??o de um mural para exposi??o dos trabalhos na escola;

  • Constru??o de um blog para apresenta??o do desenvolvimento das atividades e seu produto final.

Recursos Complementares

Computador com acesso ? internet;

Biblioteca;

Aparelho de Som;

DVD;

Data show;

Reprodu??es de obras de artes;

Registro fotogr?fico.

Avaliação

Refer?ncias Bibliogr?ficas:

WWW.museuafrobrasil.com.br

WWW.culturabrasil.com.br

www.jogosantigos.nom.br/mancala.asp

www.usp.br/neinb

www.acordacultura.org.br

www.palmares.gov.br

www.africa-turismo.com

http://youtube.com

MORAN, Jos? Manuel, MASSETO, Marcos & BEHRENS, Marilda. Novas Tecnologias e Media??o Pedag?gica. 7? edi??o. S?o Paulo, 2003.

PEDRO, Gerson. Negro Retrato do Brasil. vol. IV ; ANID2008.

Orienta??es e a??es para a Educa??o das Rela??es ?tnico-Raciais. Bras?lia, SECAD, 2006.

LDB ? Lei 10.639/11.645.