Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Pluralidade Cultural | Trajet?rias das etnias no Brasil e situa??o atual |
Perceber o quanto a cultura africana est? presente no cotidiano do brasileiro.
Identificar as contribui??es africanas no vocabul?rio, costumes, religiosidade, m?sica, gastronomia, vestu?rio, artesanato e dan?as na forma??o do povo brasileiro.
Conhecer personalidades negras ou afro-descentes que tiveram import?ncia na hist?ria do Brasil em variados seguimentos e diferentes ?pocas.
Comparar como o negro foi retratado por meio das artes por diferentes artistas em v?rias ?pocas.
Diferenciar racismo e preconceito.
Valorizar e respeitar as diversas etnias e suas diferen?as culturais.
Desenvolver novos conceitos e procedimentos a partir da reflex?o sobre outra cultura.
Conversa informal com os alunos sobre o que eles sabem sobre o tema.
Questionar quais os her?is ou personagens negros que eles conhecem.
A maior parte popula??o brasileira ? de negros?
Perguntar se eles acham que existe igualdade entra negros e brancos na m?dia (televis?o, cinema)
Questionar se eles j? sofreram ou presenciaram algum ato de preconceito ou racismo.
Audi??es de m?sicas referentes ao tema: Lavagem Cerebral (Gabriel Pensador), Todo cambur?o tem um pouco de navio negreiro (Rappa), Kizomba - Festa da Ra?a (Samba Enredo Da Unidos de Villa Isabel/ 1988), P?rola Negra (Daniela Mercury), Tonga da Mironga do Kabulet?(Vin?cius de Moraes/Toquinho).
Pesquisa e exibi??o de filmes e v?deos: s?rie Her?is de Todo o Mundo (projeto A Cor da Cultura/TV Futura), O Coroinha (Zumbi dos Palmares), Kiricu e a Feiticeira, Cultura Negra ? Resist?ncia e Identidade, Dos Grilh?es ao Quilombo.
Leitura di?ria de diversificados g?neros textuais: livros, contos, prov?rbios, revistas e poesias relativas ao tema: Lendas Africanas (Denise Carreira), Um passeio pela ?frica (Alberto da Costa e Silva), Meninas Negras (Madu costa), Meus Contos Africanos (Nelson Mandela), If? - o adivinho (Reginaldo Prandi), Bruna e a Galinha D?Angola (Gercilda de Almeida), O Menino Marrom (Ziraldo), As tran?as deBintou (Sylviane A. Diouf), A Botija de Ouro (Joel Rufino), Minha Fam?lia ? Colorida (Georgina Martins), Navio Negreiro (Castro Alves)
Observa??o de obras de arte de artistas que retrataram os negros: Debret, Caryb?, Portinari, Picasso,Di Cavalcanti, Tarsila do Amaral. por meio de apresenta??es em Power point.
Atividades:
Observa??o do mapa mundi para observa??o dos continentes onde est?o localizados o Brasil e a ?frica;
Desenhar os mapas do Brasil e da ?frica;
Diariamenteo professor realizar? a leitura de algum tipo de texto alusivo ao tema.
No Laborat?rio de Inform?tica: Divididos em duplas escolher uma personalidade negra da s?rie Her?is de Todo o Mundo, assistir o v?deo e elaborar no editor de textos uma disserta??o sobre o que assistiu;
Pesquisar o papel das m?scaras na cultura africana (divididos em grupos). Escolher uma m?scara africana, pint?-la e decor?-la;
Pesquisar prov?rbios africanos;
Escolher uma das m?sicas ou g?neros textuais apresentados e transform?-los em ilustra??es, esculturas ou hist?ria em quadrinhos;
Pesquisar a origem do dia da Consci?ncia Negra;
Elaborar uma produ??o de texto em sala de aula sobre Zumbi dos Palmares;
Confec??o coletiva de um livro de receitas t?picas de origem africana;
Constru??o coletiva de um dicion?rio de palavras afro-brasileiras;
Escolher um artista e realizar a releitura de sua obra;
Confec??o de um instrumento musical de origem africana com sucata;
Pesquisar sobre o samba e realizar a composi??o ou a par?dia de um samba conhecido;
Apresentar uma dan?a de origem africana;
Pesquisar sobre o jogo ?Mancala? (origin?rio da ?frica) e confeccionar um tabuleiro para executar o jogo;
Elabora??o de um mural para exposi??o dos trabalhos na escola;
Constru??o de um blog para apresenta??o do desenvolvimento das atividades e seu produto final.
Computador com acesso ? internet;
Biblioteca;
Aparelho de Som;
DVD;
Data show;
Reprodu??es de obras de artes;
Registro fotogr?fico.
Refer?ncias Bibliogr?ficas:
www.jogosantigos.nom.br/mancala.asp
MORAN, Jos? Manuel, MASSETO, Marcos & BEHRENS, Marilda. Novas Tecnologias e Media??o Pedag?gica. 7? edi??o. S?o Paulo, 2003.
PEDRO, Gerson. Negro Retrato do Brasil. vol. IV ; ANID2008.
Orienta??es e a??es para a Educa??o das Rela??es ?tnico-Raciais. Bras?lia, SECAD, 2006.
LDB ? Lei 10.639/11.645.