Marcos Paim, Eziquiel Menta
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Matemática | Grandezas e medidas |
A maioria das pessoas não conhece bem o seu próprio corpo. A proposta desta aula é trabalhar com medidas de órgãos e tecidos do corpo humano que além da matemática envolve a área da biologia. A participação de professores de biologia nessa atividade poderia contribuir significativamente para a aprendizagem dos alunos.
Conhecendo o corpo humano
Como atividade inicial sugerimos que os alunos utilizem dois objetos de aprendizagem disponibilizados pelo Portal do Professor. Eles permitem interagir e explorar partes do corpo feminino e masculino.
Fig. 1 - Imagem do objeto de aprendizagem Corpo Humano Feminino.
Corpo humano feminino
Recurso disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/10163/mulher.swf
Fig. 2 - Imagem do objeto de aprendizagem Corpo Humano Masculino.
Corpo humano masculino
Recurso disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/10533/homem.swf
Medindo o próprio corpo
Além da curiosidade, conhecer os números do corpo ajuda a fornecer informações para um diagnóstico. Isso significa que os números dizem muito sobre a saúde de uma pessoa. Se eles estão fora da média, é melhor investigar e consultar um médico.
Medir é comparar. Apresentamos algumas medidas médias que podem ser utilizadas em uma atividade que os alunos podem realizar para conhecer o corpo humano e comparar com outros objetos de dimensões semelhantes. Algumas medidas utilizadas até hoje foram estabelecidas a partir de medidas do corpo humano, como por exemplo a polegada, que corresponde a uma distância de 2,54 cm. É comum encontrar essa medida na descrição do tamanho da tela de um televisor ou de um monitor de computador.
Atividade para os alunos
No início desta atividade sugerimos que seja perguntado aos alunos sobre a quantidade de ossos de um ser humano. Após o debate sobre as respostas, o professor pode apresentar a seguinte informação:
O desafio proposto para essa atividade é que os alunos façam pesquisas, entrevistas, procurem informações em livros e na Internet que possam esclarecer o que acontece com os ossos. Além disso, o professor deve pedir que apresentem informações adicionais sobre as funções dos ossos e medidas relacionadas, curiosidades, qual o menor osso, o maior osso, entre outras coisas que os alunos considerarem pertinentes ao trabalho.
É fundamental que toda a informação seja organizada de forma a favorecer o aprendizado, que ofereça liberdade de criação e inclusão de multimídia. A criação de mapas conceituais no computador oferece todas essas possibilidades.
Sugerimos o programa Freemind (disponível em http://freemind.sourceforge.net/wiki/index.php/Main_Page). Com os recursos disponibilizados pelo programa os alunos podem criar diferentes formatos de mapas conceituais, incluir vídeos, fotos, arquivos de áudio e até mesmo links para páginas da Internet que apresentem informações adicionais. Abaixo um exemplo simplificado de mapa sobre o tema proposto.
Fig. 3 - Exemplo de organização da informação em um mapa conceitual.
Fonte: Autor.
Os mapas criados pelos alunos podem ser disponibilizados para acesso no formato de páginas interativas na Internet ou na rede local da escola.
Essa atividade interdisciplinar pode ser ampliada com a participação de professores de outras áreas do conhecimento. O primeiro passo pode ser convidá-los a conhecer as produções dos alunos acessando os mapas publicados.
Fontes de pesquisa consultadas e recomendadas:
*http://super.abril.com.br/superarquivo/1995/conteudo_114929.shtml
http://pt.wikipedia.org/wiki/Osso
http://www.cce.ufsc.br/~nupill/literatura/umesqueleto.htm
Nome | Tipo |
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Corpo humano masculino | Animação/simulação |
Corpo humano feminino | Animação/simulação |