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Brincadeiras com música

Autor e Co-autor(es)

Ricardo lucas da Rocha imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG Universidade Federal de Juiz de Fora

Jose Luiz Lacerda

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Movimento Coordenação
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Atividades rítmicas e expressivas

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Experienciar atividades rítmicas;

Introcuzir atividades com música e movimento de forma lúdica;

Estimular a imaginação e a criatividade;

Duração das atividades

3 aulas de 50 min. /total:150 min.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não é necesário nenhum conhecimento

Estratégias e recursos da aula

Aula 1

Atividade I

Espaço: quadra de esporte, pátio da escola, sala de aula ou qualquer lugar que possibilite a execução das atividades

Material: uma folha de jornal para cada criança e um aparelho de som e cds com músicas de diferentes ritmos.

Dança do jornal

Alunos participantes organizados lado a lado. Perto de cada aluno será colocada uma folha de jornal. Dado um sinal (pode-se colocar uma música) , todas os alunos dançarão sobre a folha de jornal e não vale sair de cima do jornal e nem rasgá-lo. Os movimentos com os pés deverão ser variados; ora crianças pularão, ora dançarão etc., de acordo com a criatividade de cada um. Vence quem cumprir o objetivo de não rasgar o jornal.

Uma maneira de incrementar a atividade é variar os ritmos musicais tocando músicas mais lentas e outras mais agitadas. Também pode ser realizada em dupla.

Alguns alunos podem não toparem dançar por timidez, convide-os para serem juízes com o professor e observar se os colegas não infrigem as regras.

Caso isto possa ocorrer com vários alunos, inicie a atividade da seguinte forma: quando eu colocar a música, voces deverão ficar saltando em cima do jornal com os dois pés, mas não pode rasgar o jornal!!!!2- Em seguida a mesma atividade pedindo que salte com um pé de cada vez. 3- Saltar com um pé, os dois e o outro.4 - saltar com um é os dois juntos, os dois afastados(abrindo as pernas e novamente juntos e o outro pé.

Fazer diversas variações  e já estarão dançando e experienciando o rítmo.

Em seguida proponha que eles criem a sequencia.

Atividade II

Espaço: quadra de esporte, pátio da escola, sala de aula ou qualquer lugar que possibilite a execução das atividades

Material: cadeiras e um aparelho de som e cds com músicas de diferentes ritmos.

Dança das Cadeiras

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Os alunos ficam em pé rodando e dançando em volta de uma fila de cadeiras enquanto uma música toca.

Quando a música parar, todos têm que sentar em uma cadeira. Quem não conseguir sai do jogo.

A quantidade de cadeiras tem que ser sempre um número menor do que a quantidade de pessoas.

              

Aula 2

Atividade I

Espaço: quadra de esporte, pátio da escola, sala de aula ou qualquer lugar que possibilite a execução das atividades

Material: uma laranja para cada dupla e um aparelho de som e cds com músicas de diferentes ritmos.

Dança da Laranja

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Formam-se os pares para a dança. Coloca-se uma laranja apo iada entre as testas dos dois integrantes de cada par. Ao começar a música, os pares devem dançar procurando ao mesmo tempo evitar que a laranja caia.

É proibido usar as mãos para manter o equilíbrio. Se a laranja cair no chão, a dupla é desclassificada. A música deve prosseguir até que só reste um par com a laranja.

Atividade II

Espaço: quadra de esporte, pátio da escola, sala de aula ou qualquer lugar que possibilite a execução das atividades

Material: um aparelho de som e cd com a música

Cabeça, ombro, joelho e pé

O grupo de alunos canta as partes do corpo como indicado abaixo. Enquanto canta, coloca a mão na parte citada.

Os participantes da roda vão cantando cada vez mais rápido.

Não vale errar a seqüência. Quem errar sai da brincadeira.

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Letra da música:

“Cabeça, ombro, joelho e pé

Joelho e pé

Olhos, orelha, boca e nariz

Cabeça, ombro, joelho e pé

Joelho e pé.”

Aula 3

Atividade I

Espaço: quadra de esporte, pátio da escola, sala de aula ou qualquer lugar que possibilite a e xecução das atividades

Material: nenhum

Mamãe da rua musical

O pegador fica no meio da rua, e as outras crianças ficam na calçada.

Quem está no meio da rua fala o nome de um cantor. Por exemplo: Michael Jackson ou Ivete Sangalo. Os outros brincantes têm que tentar passar para o outro lado da rua, mas só podem passar cantando uma música do cantor mencionado.

Aquele que não cantar pode ser pego depois que o pegador contar até dez.

Se alguma criança não passar, o pegador pode invadir a calçada para tentar pegá-la.

Recursos Complementares

Avaliação

Verificar junto aos alunos se compreendram que a interação música, movimento, rítmo levam a contrução da dança, ou de movimentos rítmicos.

Perguntar junto aos alunos se no seu entendimento, eles foram capazes de criar uma dança ou uma sequencia rítmica de forma prazeirosa?

Levantar a questão se todos conseguiram participar das atividades?