Jose Luiz Lacerda
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Movimento | Coordenação |
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Atividades rítmicas e expressivas |
Experienciar atividades rítmicas;
Introcuzir atividades com música e movimento de forma lúdica;
Estimular a imaginação e a criatividade;
Não é necesário nenhum conhecimento
Aula 1
Atividade I
Espaço: quadra de esporte, pátio da escola, sala de aula ou qualquer lugar que possibilite a execução das atividades
Material: uma folha de jornal para cada criança e um aparelho de som e cds com músicas de diferentes ritmos.
Dança do jornal
Alunos participantes organizados lado a lado. Perto de cada aluno será colocada uma folha de jornal. Dado um sinal (pode-se colocar uma música) , todas os alunos dançarão sobre a folha de jornal e não vale sair de cima do jornal e nem rasgá-lo. Os movimentos com os pés deverão ser variados; ora crianças pularão, ora dançarão etc., de acordo com a criatividade de cada um. Vence quem cumprir o objetivo de não rasgar o jornal.
Uma maneira de incrementar a atividade é variar os ritmos musicais tocando músicas mais lentas e outras mais agitadas. Também pode ser realizada em dupla.
Alguns alunos podem não toparem dançar por timidez, convide-os para serem juízes com o professor e observar se os colegas não infrigem as regras.
Caso isto possa ocorrer com vários alunos, inicie a atividade da seguinte forma: quando eu colocar a música, voces deverão ficar saltando em cima do jornal com os dois pés, mas não pode rasgar o jornal!!!!2- Em seguida a mesma atividade pedindo que salte com um pé de cada vez. 3- Saltar com um pé, os dois e o outro.4 - saltar com um é os dois juntos, os dois afastados(abrindo as pernas e novamente juntos e o outro pé.
Fazer diversas variações e já estarão dançando e experienciando o rítmo.
Em seguida proponha que eles criem a sequencia.
Atividade II
Espaço: quadra de esporte, pátio da escola, sala de aula ou qualquer lugar que possibilite a execução das atividades
Material: cadeiras e um aparelho de som e cds com músicas de diferentes ritmos.
Dança das Cadeiras
Os alunos ficam em pé rodando e dançando em volta de uma fila de cadeiras enquanto uma música toca.
Quando a música parar, todos têm que sentar em uma cadeira. Quem não conseguir sai do jogo.
A quantidade de cadeiras tem que ser sempre um número menor do que a quantidade de pessoas.
Aula 2
Atividade I
Espaço: quadra de esporte, pátio da escola, sala de aula ou qualquer lugar que possibilite a execução das atividades
Material: uma laranja para cada dupla e um aparelho de som e cds com músicas de diferentes ritmos.
Dança da Laranja
Formam-se os pares para a dança. Coloca-se uma laranja apo iada entre as testas dos dois integrantes de cada par. Ao começar a música, os pares devem dançar procurando ao mesmo tempo evitar que a laranja caia.
É proibido usar as mãos para manter o equilíbrio. Se a laranja cair no chão, a dupla é desclassificada. A música deve prosseguir até que só reste um par com a laranja.
Atividade II
Espaço: quadra de esporte, pátio da escola, sala de aula ou qualquer lugar que possibilite a execução das atividades
Material: um aparelho de som e cd com a música
Cabeça, ombro, joelho e pé
O grupo de alunos canta as partes do corpo como indicado abaixo. Enquanto canta, coloca a mão na parte citada.
Os participantes da roda vão cantando cada vez mais rápido.
Não vale errar a seqüência. Quem errar sai da brincadeira.
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Letra da música:
“Cabeça, ombro, joelho e pé
Joelho e pé
Olhos, orelha, boca e nariz
Cabeça, ombro, joelho e pé
Joelho e pé.”
Aula 3
Atividade I
Espaço: quadra de esporte, pátio da escola, sala de aula ou qualquer lugar que possibilite a e xecução das atividades
Material: nenhum
Mamãe da rua musical
O pegador fica no meio da rua, e as outras crianças ficam na calçada.
Quem está no meio da rua fala o nome de um cantor. Por exemplo: Michael Jackson ou Ivete Sangalo. Os outros brincantes têm que tentar passar para o outro lado da rua, mas só podem passar cantando uma música do cantor mencionado.
Aquele que não cantar pode ser pego depois que o pegador contar até dez.
Se alguma criança não passar, o pegador pode invadir a calçada para tentar pegá-la.
Verificar junto aos alunos se compreendram que a interação música, movimento, rítmo levam a contrução da dança, ou de movimentos rítmicos.
Perguntar junto aos alunos se no seu entendimento, eles foram capazes de criar uma dança ou uma sequencia rítmica de forma prazeirosa?
Levantar a questão se todos conseguiram participar das atividades?