Portal do Professor

Início do Conteúdo

Capoeira: uma luta ou uma dança?

Autor e Co-autor(es)

Juliana Gomes de Souza Dias imagem do usuário

CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Eziquiel Menta

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Artes Dança: Dimensões histórico-sociais e culturais da dança e seus aspectos estéticos

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Apresentar a capoeira para os alunos e propor uma pesquisa sobre a origem da dança, história da capoeira, as músicas, os mestres, os grupos da atualidade, etc.

Duração das atividades

02 aulas de 50 minutos cada.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não é necessário conhecimento prévio.

Estratégias e recursos da aula

Aula 01: Professor inicie a aula questionando seus alunos sobre seus conhecimentos em relação à capoeira, se ela é uma luta ou uma dança?
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1484/imagens/sugestoes.gif  Caso seja possível, leve um berimbau, agogô, vaqueta, pandeiro e o caxixi .

Questione seus alunos quanto ao funcionamento dos instrumentos, se eles conhecem alguma música.

Para contextualizar a discussão o professor pode utilizar o vídeo: Maré Capoeira.

  Mare capoeira


Agora apresente aos seus alunos algumas músicas:

 CORDÃO DE OURO É BESOURO MANGANGA (AUTOR: MARQUINHO COREBA) – disponível em: http://www.magalicapoeira.com/besouro-manganga.asp?id=6

ROÇA DO LOBO (AUTOR: MARQUINHO COREBA) – Disponível em: http://www.magalicapoeira.com/roca-do-lobo.asp?id=6

CHORA CAPOEIRA (AUTOR: MESTRE TONI VARGAS) – disponível em: http://www.magalicapoeira.com/chora-capoeira.asp?id=6

ANTIGAMENTE (AUTOR: MESTRE TONI VARGAS) – Disponível em: http://www.magalicapoeira.com/antigamente.asp?id=6

SAMBA DE RODA – Disponível em: http://www.magalicapoeira.com/samba-de-roda.asp?id=6

 

Atenção professor! Chame a atenção dos seus alunos para os ritmos da capoeira, as diferenças entre as músicas e os significados das letras. Conheça um pouco mais sobre essas variações musicais em: http://360graus.terra.com.br/geral/default.asp?did=2057&action=geral

 

Aula 02: É hora da pesquisa!
A capoeira é a única luta que é legitimamente brasileira. Entretanto há muito ainda por saber sobre essa arte. Sendo assim, divida a turma em pequenos grupos para pesquisar sobre os seguintes temas: história da capoeira, capoeira de angola, capoeira regional, grandes mestres da capoeira, instrumentos, músicas, maculelê, danças, etc;

Para realizar a atividade sugerimos alguns sites em “Recursos Complementares” que podem auxiliar os alunos durante a pesquisa.

O resultado da pesquisa deve ser divulgado em um blog. No blog os alunos poderão inserir vídeos, imagens, áudios e textos. Abusem da criatividade.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1484/imagens/sugestoes.gif http://www.blogger.com/home Caso os alunos tenham dificuldades para criar o blog, podem utilizar o tutorial disponível em: http://www.sitedaescola.com/aulas_inovadoras/ju/tutorial%20blog.pdf

Além de pesquisar sobre os temas sugeridos os alunos deverão identificar se na comunidade e/ou região onde moram é praticada a capoeira, qual o nome do grupo, se é capoeira regional ou de angola, há quanto tempo existe o grupo, etc.

Sugestão de Atividade:

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1484/imagens/ava_04.jpg

 

Recursos Educacionais

Nome Tipo
Mare capoeira Vídeo

Recursos Complementares

http://www.portalcapoeira.com/ http://www.capoeiradobrasil.com.br/ http://360graus.terra.com.br/geral/default.asp?did=2051&action=geral – Histórico da capoeira http://www.abadacapoeira.com.br/ http://www.brasilcapoeira.ch/sites/musicas.htm#batendo músicas de capoeira http://www.capoeiradobrasil.com.br/confederacao.htm

Avaliação

Professor defina junto com a turma as competências e habilidades a serem desenvolvidas nessa atividade. Incentive a troca de idéias, discussão no grupo, respeito entre os colegas, respeitar as opiniões, desenvolver o senso crítico, a escrita colaborativa, a organização das atividades, articulação das idéias, cumprir prazos e etapas estipuladas, etc. Verifique em Estratégias da aula uma sugestão de formulário de avaliação a ser preenchido junto com a turma.