Portal do Professor

Início do Conteúdo

SITUAÇÕES PROBLEMAS: uma estratégia utilizada na educação infantil.

Autor e Co-autor(es)

Regia Maria imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Rimunda Porfirio Ribeiro

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Matemática Números e sistemas de numeração (contagem; notação e escrita numéricas e operações)

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Fazer operações números: contar, somar e comparar quantidades.
  • selecionar e excluir cartas que não possui numerais;
  • ordenar numerais na ordem crescente ou decrescente.

Duração das atividades

2 aulas com diferentes momentos cada.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Contar e comparar quantidades.

Estratégias e recursos da aula

Atividade _ Resolver situações problemas propostas. 

1º momento – O professor constrói cartas de cartolinas para as crianças realizarem jogos. Ele faz a seguinte orientação:
As crianças jogam em duplas.

  • Cada criança recebe 4 cartas
  • Cada carta representa uma quantidade;
  • As cartas ficam viradas com as quantidade para baixo;
  • Um jogador inicia virando a carta, seu parceiro também vira;
  • Cada jogador conta a quantidade contida na sua carta;
  • Cada jogador registra a sua quantidade no papel;
  •  A dupla junta as quantidades e registra o total.

Fonte:    http://www.jogareaprender.com.br/P6030055.jpg

2º momento – as duplas encaminham-se à grande roda e cada uma registra no quadro a soma obtida. A partir do registro, o professor orienta as crianças a comparar as quantidades e agrupar aqueles que obtiveram a quantidade igual; depois volta a comparar a maior e a menor quantidade obtida.

3º momento – o professor orienta as crianças para voltar à mesa e fazer uma tira númerica na horizontal,  sequenciando os valores das cartas.

4º  momento   - O professor entrega cartas diversificadas de baralho para as crianças e em duplas eles vão organizar de modo que só pode aparecer as cartas que tem numerais e na ordem sequenciada.

Avaliação

Avaliar se as crianças conseguuram:

  • Fazer contagem de quantidades e adicionar uma quantidade a outra;
  • Comparar quantidades identificando igualdade, número maior e menor, quem fez a mesma quantidade, quem fez mais pontos e menos pontos.
  • selecionar e excluir cartas não continham numerais;
  • ordenar numerais na ordem crescente ou decrescente.