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CONSTRUIR ÁBACO PARA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autor e Co-autor(es)

Regia Maria imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Raimunda Porfirio Ribeiro

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Matemática Números e sistemas de numeração (contagem; notação e escrita numéricas e operações)

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Aprender a contar até 30; agrupar de dez em dez; contar pelo agrupamento; desenvolver o trabalho junto ao colega.

Duração das atividades

2 aulas com diferentes momentos de 30 minutos cada

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Saber contar 10 objetos.

Estratégias e recursos da aula

Os conceitos matemáticos na educação infantil são abordados nos jogos uma linguagem predominante nesse nível da educação da criança. Quantificar e agrupar unidades, é uma das primeiras atividades desenvolvidas para formação do conceito de número.
Neste sentido, o professor deve trabalhar com a relação unidade dezena, construindo um ábaco com cartolina, metade destina-se as unidades, metade destina-se as dezenas, para ser instrumento de trabalho das crianças. As crianças devem ser organizadas em duplas.

Atividade - Contagem e agrupamento

1º momento – O professor ensina as crianças a trabalhar em dupla, uma criança fica com as unidades “U” e a outra fica com as dezenas “D”. A criança U conta as fichas vermelhas e coloca na área das unidades, quando completar dez fichas, a criança D pesca e faz a troca e si reinicia o jogo. Trabalha-se com a quantidade que as crianças conseguem dominar.

2º momento - o professor ensina as crianças a trabalhar com os símbolos, o que fez na prática com o ábaco, faz na escrita. A atividade consiste em agrupar objetos de dez em dez e analisar quantos grupos de dez conseguiu.
Exemplo 2.

3º momento – O professor cria situações para as crianças individualmente revolvê-las por meio do agrupamento dez.

Situação 1

  • As crianças da turma devem organizar as varetas do cantinho do jogo, agrupando de dez em dez, têm 22 varetas. Quantos grupos de dez pode ser formado e quantas varetas sobrarão?

 
Varetas soltas                                                                                                 varetas agrupadas

Avaliação

Avaliar se as crianças:

  • Ampliaram o nivel de sua contagem: agrupando  unidades na base dez; fazendo sequencia 1 a até 30;
  • Agrupar e contar de dez em dez;  desenvolver o trabalho junto ao colega.