Portal do Professor

Início do Conteúdo

G?nero: uma diferen?a cultural entre homens e mulheres

Autor e Co-autor(es)

SANDRO PRADO SANTOS imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Cl?udia Regina M. G. Fernandes

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Pluralidade Cultural Direitos humanos, direitos de cidadania e pluralidade
Ensino Fundamental Final Orienta??o Sexual Rela??es de g?nero
Ensino M?dio Sociologia Cultura e diversidade cultural
Ensino M?dio Biologia Identidade dos seres vivos
Ensino M?dio Sociologia Indiv?duo, identidade e socializa??o
Ensino M?dio Sociologia Movimentos sociais / direitos / cidadania
Ensino M?dio Hist?ria Sujeito hist?rico

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

? Desvelar e explicitar as discrimina??es e preconceitos associados ao g?nero;
? Questionar alguns mitos associados ao g?nero na escola;
? Desenvolver o respeito pela diferen?a;
? Questionar a rigidez e fixidez dos padr?es de conduta estabelecidos para homens e mulheres;
? Identificar elementos te?ricos que comprovam que as rela??es de g?nero s?o hist?ricas e socialmente constru?das;
? Buscar uma maior equidade nas rela??es de g?nero;
? Reconhecer a igualdade de direitos, oportunidades e acesso a bens entre homens e mulheres;
? Combater os estere?tipos associados aos tipos de comportamento tido masculino e feminino.

Duração das atividades

De 2 a 3 aulas de 50 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

N?o h? necessidade de conhecimentos pr?vios sejam trabalhados para a efetua??o destas aulas.

Estratégias e recursos da aula

Estrat?gias utilizadas:

? Aula interativa;
? Utiliza??o de uma sala de aula ampla;
? Uso do laborat?rio de inform?tica ou sala de v?deo.

ATIVIDADE 1: A montagem de um quadro generificado
Material necess?rio:

? Canetas e/ou canetinhas;
? R?guas;
? Folhas xerocopiadas com os ?pap?is? de g?nero relacionados com: atitudes, comportamentos e emo??es;
? Sala ampla;
? Cartolinas ou papel pardo.


Os objetivos dessa atividade s?o: introduzir o debate acerca de comportamentos atribu?dos a homens e mulheres; identificar os valores, tabus e preconceitos com rela??o aos ?pap?is? de g?nero, prevenindo o sexismo.


O/a professor/a pedir? que a classe divida em grupos de cinco ou seis alunos(as) e logo em seguida solicitar? que cada grupo monte um cartaz a partir de uma folha xerocopiada com os principais ?atributos? ditos masculinos e femininos, esta ser? entregue pelo(a) professor(a). Dessa forma, a atividade consiste na montagem de um quadro ou tabela, com duas colunas, contento ?pap?is? mais t?picos de homens e de mulheres. Por exemplo:

Quadro - "Atribui??es" aos g?neros
MASCULINOFEMININO

Professor/a elencamos algumas sugest?es para a elabora??o da folha que constar? uma rela??o de ?atributos? tidos masculinos e masculinos.
? Responder pela educa??o dos(as) filhos(as);
? Tomar conta dos filhos;
? Dan?ar bal?;
? Brincar com boneca;
? Ter for?a f?sica e coragem;
? Ser competitivo;
? Dirigir caminh?o;
? Praticar esportes;
? Ocupar cargos executivos;
? Pagar as contas;
? Convidar para sair;
? Cozinhar;
? Trocar a l?mpada;
? Ser policial;
? Usar brincos;
? Ser servido dentro de casa;
? Responsabilidade pela contracep??o;
? Iniciativa para o sexo mais seguro;
? Urinar sentado;
? Consertar carros;
? Trabalho bra?al;
? Tomar cerveja no bar;
? Virgindade;
? Cuidar da apar?ncia;
? Afetividade;
? Seguran?a;
? Racionalidade;
? Faltar no trabalho quando os(as) filhos(as) est?o doentes;
? Sensibilidade;
? Objetividade.


Depois da constru??o dos quadros nas cartolinas, cada grupo exp?e seu cartaz, explicando porque considera tais atividades/emo??es e/ou atributos t?picos do g?nero que escolheram.


A partir dessa exposi??o, o/a professor/a poder? questionar os/as alunos/as sobre os aspectos tratados em tal atividade. Para tanto poder? utilizar os seguintes questionamentos:


? Os atributos escolhidos s?o exclusivos dos g?neros a que foram referidos? O outro g?nero pode manifest?-lo?
? O que aconteceria se troc?ssemos as caracter?sticas espec?ficas de cada g?nero? Professor/a esse momento ? fundamental para evidenciar e problematizar as rela??es de g?nero.
? Por que esses atributos apontados caracterizam melhor o g?nero masculino e o feminino?
? Quais as raz?es que est?o associadas aos atributos masculinos e femininos, que em alguns momentos legitima a superioridade do homem?
? Os atributos apontados s?o naturais ou culturais? Isto ?, as pessoas nascem com elas ou ? a sociedade que constr?i uma cultura no qual esses atributos s?o engendrados?
? Comportamentos atribu?dos a homens e mulheres podem ser alterados? Em quais situa??es?
? J? se nasce homem, j? se nasce mulher?
? Quais as influ?ncias desses atributos em nossa vida cotidiana?
? Os atributos sugeridos aos homens e mulheres interferem na din?mica de funcionamento das institui??es sociais, como a escola?
? Quais os processo s discriminat?rios e st?o submetidos nas rela??es individuais e coletiva s entre homens e mulheres?
? Por que aos homens ? atribu?da a ocupa??o de cargos executivos e as mulheres as atividades relacionadas ao espa?o dom?stico? Nesse momento, o/a professor/a poder? questionar e/ou problematizar as outras atribui??es que mais foram retratadas pelos/as alunos/as no momento da constru??o dos cartazes, tais como: virgindade, sensibilidade e cozinhar relacionado ? mulher, ao passo que, ao homem: objetividade, racionalidade, for?a f?sica, coragem dentre outros.

A conclus?o dessa atividade deve apontar para a cr?tica de id?ias e atitudes consideradas como naturais, de modo que os/as alunos/as percebam que a cultura ? respons?vel pela constru??o das rela??es de g?nero. A cultura possibilita a constru??o de estere?tipos que se transformam em preconceitos e precisam ser questionados e combatidos. Exemplos de outras culturas ou uma abordagem hist?rica ajudam a mostrar que as rela??es de g?nero s?o constru?das culturalmente e, por isso, podem ser questionadas, modificadas e transformadas.

Observa??o: ? poss?vel que em alguns momentos os/as alunos/as respondem que os atributos podem ser associados tanto ao homem como a mulher. As disciplinas de Hist?ria, Geografia, L?ngua Portuguesa, Educa??o F?sica, Educa??o Art?stica e Ci?ncias podem contribuir na qualifica??o do debate.


Nesse contexto, ? poss?vel trabalhar a tem?tica das rela??es de g?nero (inter)relacionando v?rias ?reas do saber, tais como:


? Em L?ngua Portuguesa e Literatura, as rela??es de g?nero podem ser percebidas por meio da an?lise de personagens de textos liter?rios e da descri??o de suas caracter?sticas. Tamb?m ? interessante discutir as pr?prias regras do idioma, que estabelecem, por exemplo, que o plural no masculino inclui as mulheres, mas o plural no feminino exclui os homens.
? ? poss?vel trabalhar as discrimina??es em Educa??o Art?stica, uma vez que os atributos relacionados ? sensibilidade art?stica costumam ser associados ao feminino. No caso de dan?a (bal?, especialmente), a discrimina??o dos meninos que se interessam por sua pr?tica ? muito evidente e merece ser debatida. Pode-se abordar, tamb?m, a conota??o pejorativa que as mulheres tiveram at? recentemente quando assumiam uma carreira art?stica. Eram vistas como prostitutas, sendo rejeitadas por suas fam?lias, enfrentando uma discrimina??o muito maior do que a imposta aos homens.
? Em Geografia, podem-se incluir as perspectivas de g?nero no estudo dos movimentos migrat?rios, analisando os efeitos das migra??es em arranjos familiares, ocupa??es profissionais e de espa?os.
? E, ainda, em um projeto conjunto, um poss?vel tema de estudo para Hist?ria e Geografia ? a hist?ria das mulheres, suas lutas pela conquista de direitos e as enormes diferen?as que podem ser encontradas ainda hoje nas diversas partes do globo.
? Em Educa??o F?sica tamb?m podem persistir antigos estere?tipos ligados ao g?nero, como a separa??o r?gida entre pr?ticas esportivas e de lazer dirigidas a meninos e a meninas. O professor pode intervir para garantir as mesmas oportunidades de participa??o a ambos os sexos, ao mesmo tempo em que, respeita os interesses existentes entre seus alunos e alunas.


(Sugest?es interdisciplinares retiradas e adaptadas do texto de Yara Say?o e Silvio Duarte Bock, 2002), dispon?vel em:
http://www.educarede.org.br/educa/index.cfm?pg=oassuntoe.interna&id_tema=8&id_subtema=7&cd_area_atv=2

ATIVIDADE 2: Para entender: Leitura e compreens?o do texto

Material: C?pias do texto b?sico ou trechos selecionados pelo professor.
O objetivo dess a atividade ser? dar el ementos te?ricos que l egitimem que as rela??es de g?nero s?o hist?ricas e socialmente constru?das, por meio de rela??es com as trajet?rias profissionais de homens e mulheres.

Nesse momento, o/a professor/a solicitar? que os/as alunos/as formem grupos de 3 ou 4 estudantes. Sugerimos que o/a professor/a disponibilize um texto b?sico ou escolha trechos do trabalho sobre a configura??o das rela??es de g?nero na sociedade e na escola. Ent?o, cada grupo receber? o texto ?Defini??es /rela??es de g?nero?, dispon?vel em: http://www.educarede.org.br/educa/index.cfm?pg=oassuntoe.interna&id_tema=8&id_subtema=7

Pe?a para que, ap?s a leitura, o grupo selecione um trecho que achou importante, bacana ou esclarecedor sobre a tem?tica. Na sequ?ncia, cada grupo apresenta seu trecho, seguido de coment?rios gerais sobre ele, mesmo que um grupo tenha escolhido o mesmo trecho do texto.

ATIVIDADE 3: Como finaliza??o das aulas, sugerimos que o/ professor/a apresente o v?deo intitulado ?Menino Menina ? Projeto Bem me quer? (Figura 1), dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=rrff4q1KTQM

                       Figura 1: Cenas do v?deo "Menino Menina - Projeto Bem-Me-Quer".

                              Dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=rrff4q1KTQM

? Este v?deo faz parte de uma colet?nea, do Projeto Bem me Quer, intitulada ?Todo tipo de gente?, esta refere-se a uma produ??o independente do INDICA, realizada com a participa??o de crian?as e de jovens em situa??o de risco, de cegos, de portadores de Sindrome de Down e de cadeirantes. ? composta por diversos v?deos, com dura??o m?dia de 15 minutos, acompanhados de trilha sonora original. Os v?deos abordam os temas ra?a/etnia, g?nero, orienta??o sexual, regionalismo, religi?o, defici?ncias e classe social; e adotam como metodologia t?cnicas circenses, palha?os, mamulengos, dan?a, m?sica e teatro. As letras das m?sicas que acompanham os v?deos s?o um incentivo ? reflex?o sobre a diversidade e podem ser utilizadas por educadores em atividades dentro e fora de sala de aula.

Fonte: Site do Projeto Bem me Quer:
http://www.projetobemmequer.org.br/


Ap?s o t?rmino do v?deo, sugerimos que o/a professor/a solicite aos alunos/as preparem uma frase e/ou um texto que procure sensibilizar as pessoas a aceitarem as diferentes manifesta??es de masculinidades e feminilidades no contexto social.

Recursos Complementares

Para saber mais:

? ECOS: Comunica??o em Sexualidade ? http://www.ecos.org.br. Site de informa??es, produtos, jornais, v?deos sobre os temas da sexualidade e g?nero entre jovens, tamb?m voltado para educadores/as e a profissionais que lidam com a tem?tica em estudo.

? EducarRede ? http://www.educarede.org.br. Portal educativo, totalmente gratuito e aberto, dirigido a educadores/as e a alunos/as do Ensino Fundamental e do Ensino M?dio da rede p?blica e a outras institui??es educativas.

? Unidade na diversidade: tudo come?a na escola - www.unidadediversidade.org.br ? oferece artigos, imagens e pr?ticas educacionais sobre diversidade de g?nero e ra?a.

? Projeto Bem-Me-Quer: http://www.projetobemmequer.org.br/

? Curta-metragem: A boneca na mochila ? Tem por tema a sexualidade na inf?ncia e adolesc?ncia, com destaque especial aos medos e fantasias que permeiam a quest?o da homossexualidade. Indicado para educadores. Produtora: Ecos. Dire??o: Reinaldo Bianco. Descri??o do filme e forma de adquiri-lo acesso: http://www.ecos.org.br/videos/boneca.asp.

? Sele??o de algumas aulas relacionadas com tal tem?tica e publicadas no portal do professor MEC:

* Respeito ?s diferen?as na escola: Diferentes, mas n?o desiguais;
* Explorando o filme Shrek 1: representa??es do masculino e do feminino
* Rompendo as tradicionais fronteiras entre masculinidades e feminilidades
* Feminino? Masculino? Que pergunta ? essa?
* VIOL?NCIA CONTRA A MULHER
* Diferentes, mas n?o desiguais

? BIAGIO, Rita de. Meninas de azul, meninos de rosa. Revista da Crian?a/MEC. S?o Paulo: SP, 2005, p.33-37. Dispon?vel em:
http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/eduinf/revcrian40.pdf

Avaliação

A avalia??o deve ser orientada pelos objetivos da atividade. Nesse sentido, ? importante nessa avalia??o retomar os objetivos das atividades propostas.
Sugerimos os seguintes crit?rios a serem observados pelo professor durante o processo avaliativo:
? Participa??o efetiva nas discuss?es e reflex?es acerca do v?deo;
? Colabora??o durante o trabalho em grupo;
? Participa??o na atividade ?Leitura e compreens?o do texto?, colabora??o com o grupo;
? Envolvimento nas atividades necess?rias;
? Auto-avalia??o com seriedade no tratamento das quest?es abordadas.