Portal do Professor

Início do Conteúdo

FAZER LEITURA MATEMÁTICA DO FICHÁRIO DA FREQUÊNCIA DA CLASSE

Autor e Co-autor(es)

Regia Maria imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Raimunda Porfirio ribeiro

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Matemática Números e sistemas de numeração (contagem; notação e escrita numéricas e operações)

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Fazer contagem;
  •  Resolver situações problemas;
  •  Agrupar quantidades;
  •  Desenvolver a noção do número cardinal.

Duração das atividades

2 aulas com diferentes momentos de 30 minutos cada

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Fazer sequência numérica, contar fazendo a sequência 1.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1 – Participar da chamada contando os cartões dos nomes dos alunos da classe.

1 º momento – O professor faz a chamada das crianças de forma divertida e variada. Cada dia dever utilizar uma estratégia diferente e envolvente. Pode utilizar música para dinamizar, pode usar o jogo da identificação da primeira letra do nome; das duas letras iniciais;das três letras iniciais; da última letra do nome. Para essas estratégias  agrupa os nomes e cria uma cartela de controle para as crianças fazerem a marcação e a contagem por agrupamento.
Turma com 25 crianças exemplo:

2 º momento - o professor usa a ficha de controle da freqüência das crianças para trabalhar o agrupamento 5 . As crianças marcam a presença todos os dias e, numa sexta feira, o professor orienta a contagem .

Exemplo 3 .

Obs. O quadro é elaborado com todos os alunos. Quando a turma fizer a contagem da freqüência dos alunos o professor organiza um quadro com a frequência da semana.

3º momento – O professor cria situações de subtração com a freqüência das crianças. Nesse momento vai construindo o problema com elas.
Quantos dias de aulas temos numa semana?
Quantos dias o aluno 7 faltou?
Quantos dias de aulas o aluno 7 frequentou?

Avaliação

Avaliar se os alunos conseguiram

  • Fazer contagem no cotidiano de situações contextualizadas na frequência dos alunos da classe;
  • na frequência dos alunos da classe

  • Resolver situações de subtração  contextualizadas na frequência dos alunos da classe;
  • Agrupar quantidades contextualizadas no número de alunos;
  • Desenvolver a noção do número cardinal.