Portal do Professor

Início do Conteúdo

Verbos no futuro do Pretérito

Autor e Co-autor(es)

Graça Regina Franco da Silva Reis imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Aspectos gramaticais

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Conhecer verbos no futuro do pretérito.

Usar verbos no futuro do pretérito.

Duração das atividades

1 aula de 50 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Verbos no infinitivo.

Conjugações dos verbos.

Verbos no futuro do presente - Modo Indicativo

Estratégias e recursos da aula

Turma sentada em duplas.
Colocar os seguintes grupos de frases no quadro.
Obs: Professor, aqui estou usando o tema Sítio do Picapau Amarelo, use a ideia principal da aula, adequando-a ao tema que está sendo trabalhado no momento por você.

A- Emília contará a história de Monteiro Lobato
Emília contaria a história de Monteiro Lobato sozinha se soubesse.

B- O Visconde de Sabugosa deixará o livro em branco.
O Visconde de Sabugosa deixaria o livro em branco se tivesse coragem de enfrentar a Emília.

C - Pedrinho e Narizinho falarão com a Emília.
Pedrinho e Narizinho falariam com a Emília se tivessem oportunidade.

D - Eu e minha turma leremos o livro inteiro.
Eu e minha turma leríamos o livro inteiro se tivéssemos oportunidade.

Pedir que leiam as frases e, em dupla, comparem a situação entre as duas frases de cada grupo e pensem a que condição os verbos da segunda frase de cada grupo está relacionada.
Depois que a turma perceber a que condições os verbos estão relacionados, colocar frases iniciadas no quadro com verbos no futuro do pretérito, para que completem com uma condição.
Por exemplo:
Monteiro Lobato conheceria a história se ______________________________.
Dona Benta contaria uma história se __________________________________ (entre outras)

Deixar que percebam que:
A - Há verbos que são ações, fenômenos da natureza ou estados que indicam fatos que acontecerão no futuro – futuro do presente.
B - Há verbos que são ações, fenômenos da natureza ou estados que indicam fatos que poderiam ter ocorrido no futuro, mas dependiam de uma condição – futuro do pretérito.
Registrar com eles uma conclusão para o conteúdo aprendido.
Dar exercícios usando as músicas do Sítio do Picapau Amarelo.
Dicas e sugestões:
Professor, é muito interessante, montar com eles um material só com os verbos aprendidos e os exercícios feitos, uma espécie de caderno de verbos. Assim, você pode aproveitar os temas trabalhados, os textos produzidos pelas crianças e montar folhas que serão arquivadas e usadas constantemente. Ao final do ano, este material pode ser espiralado e o aluno terá um material produzido em conjunto por ele e pelo seu professor.

Folha de verbos 1

Vamos cantar uma música do Sítio e estudar?

Sítio do Picapau amarelo
Gilberto Gil

Marmelada de banana
Bananada de goiaba
Goiabada de marmelo
Sítio do Picapau Amarelo (bis)
Boneca de pano é gente
Sabugo de milho é gente
O sol nascente é tão belo


Sítio do Picapau Amarelo (bis)
Rios de prata piratas
Vôo sideral na mata
Universo paralelo
Sítio do Picapau Amarelo (bis)
No país da fantasia
Num estado de euforia
Cidade Polichinelo
Sítio do Picapau Amarelo (bis)


1 - Para começar, enumere três coisas que o artista diz que encontramos no Sítio do Picapau Amarelo.

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2 – Leia:
Boneca de pano é gente
Sabugo de milho é gente
Qual é o verbo que se repete nos versos acima?
___________________________________________________________________________
Coloque-o no infinitivo:
___________________________________________________________________________
Diga a que conjugação ele pertence.
___________________________________________________________________________
Em que tempo ele está conjugado?
___________________________________________________________________________

3 - Pense e complete colocando a frase do exercício número 2 no s tempos pedidos:
Futuro do Presente
_____________________________________________________________________

Futuro do Pretérito
________________________________________________________________________


Folha de verbos 2

O Reino Das águas Claras

Jorge Vercilo


Vim de lá
Trouxe a mais bela pérola do mar
Para te coroar
Vim de lá
Pela floresta de algas pude andar
Nem sei como eu vou contar
Lá no reino das águas claras
Mágico mundo de jóias raras


Meu passeio mais bonito
Tantos cardumes, que maravilha
Dançando juntos como quadrilha
Onde as cores não têm fim
Todos os seres em harmonia
Tudo transborda alegria .
Hoje é dia de festa
Dentro do palácio encantado
Um príncipe escamado vai se coroar

Leia a letra da música com atenção e faça o que se pede:
a) Ache um verbo que seja da segunda conjugação e escreva-o aqui.
___________________________________________________________________________

b) Diga em que tempo este verbo está conjugado na música.
___________________________________________________________________________

c) Copie todo o verso em que este verbo aparece.
___________________________________________________________________________

d) Coloque o verbo, dentro do verso onde se encontra, no futuro do presente.
___________________________________________________________________________

e) Coloque o verbo, dentro do verso onde se encontra, no futuro do pretérito.
___________________________________________________________________________

Importante: Ouça com as crianças as músicas usadas nos exercícios.

Avaliação

Participação oral na aula,
Montagem das frases,
Registro da conclusão,
Correção individual dos exercícios de verbos.