Portal do Professor

Início do Conteúdo

Construindo e brincando com a peteca

Autor e Co-autor(es)

Miguel Victor Neves Saraiva imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Marcos Vin?cios Pimentel de Andrade

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Educa??o F?sica Esportes, jogos, lutas e gin?sticas

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Construir brinquedos com materiais de sucatas desenvolvendo valores aliados ao desenvolvimento sustent?vel;

- Desenvolver a coordena??o fina para a constru??o dos materiais utilizados na aula;

- Vivenciar o jogo de peteca realizando o movimento de rebatida;

Duração das atividades

50 min/1 aula

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

N?o h? necessidades de conhecimentos pr?vios.

Estratégias e recursos da aula

Nesta aula, o professor come?ar? explicando a exist?ncia da peteca, mostrando sua origem e suas formas. Em seguida, distribuir? um folha de TNT com aproximadamente 50cm x 50cm e 2 folhas de jornal.

Os alunos amassar?o as folhas de jornal e colocar?o no meio do TNT. Depois de colocado o jornal no TNT, todos envolver?o o jornal com o TNT, puxando suas pontas para cima. Em seq??ncia os alunos torcer?o o TNT para que o jornal fique bem firme e ser? colocada uma fita crepe para prender.

Dica: Colocar o nome dos alunos nas petecas constru?dos para identificar os donos.

Depois de constru?do a peteca, os alunos brincar?o livremente pela quadra sendo estimulados a fazer a rebatida de diferentes maneiras: m?o direita, m?o esquerda, por cima da cabe?a, na altura da cintura, etc. Para finalizar a aula ser? realizado um jogo, com a turma dividida em duas equipes, uma equipe em cada metade da quadra, e todos com suas petecas na m?o. Em seguida o professor far? c?rculos com giz nos dois campos, cada c?rculo ter? uma pontua??o determinada pelo professor. O objetivo do jogo ser? acertar os c?rculos do time advers?rio, e no final o time que acumular mais ponto ser? o vencedor.

Dica: Neste jogo, poder?o ser feitas v?rias rodadas com as varia??es da atividade anterior: s? podendo lan?ar com a m?o direita, m?o esquerda, por cima da cabe?a, na altura da cintura, etc.

E para finalizar a aula, o professor reunir? a turma e realizar? uma avalia??o da aula.

Recursos Complementares

Avaliação

No final da aula, o professor ir? pergunta para os alunos se eles tiveram alguma dificuldade na constru??o da peteca, e qual das maneiras a rebatida foi mais eficiente: realizando o giro, com apenas uma das m?os, ou com as duas m?os.