Marcos Vin?cios Pimentel de Andrade
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Educa??o F?sica | Esportes, jogos, lutas e gin?sticas |
- Construir brinquedos com materiais de sucatas desenvolvendo valores aliados ao desenvolvimento sustent?vel;
- Desenvolver a coordena??o fina para a constru??o dos materiais utilizados na aula;
- Vivenciar o jogo de peteca realizando o movimento de rebatida;
N?o h? necessidades de conhecimentos pr?vios.
Nesta aula, o professor come?ar? explicando a exist?ncia da peteca, mostrando sua origem e suas formas. Em seguida, distribuir? um folha de TNT com aproximadamente 50cm x 50cm e 2 folhas de jornal.
Os alunos amassar?o as folhas de jornal e colocar?o no meio do TNT. Depois de colocado o jornal no TNT, todos envolver?o o jornal com o TNT, puxando suas pontas para cima. Em seq??ncia os alunos torcer?o o TNT para que o jornal fique bem firme e ser? colocada uma fita crepe para prender.
Dica: Colocar o nome dos alunos nas petecas constru?dos para identificar os donos.
Depois de constru?do a peteca, os alunos brincar?o livremente pela quadra sendo estimulados a fazer a rebatida de diferentes maneiras: m?o direita, m?o esquerda, por cima da cabe?a, na altura da cintura, etc. Para finalizar a aula ser? realizado um jogo, com a turma dividida em duas equipes, uma equipe em cada metade da quadra, e todos com suas petecas na m?o. Em seguida o professor far? c?rculos com giz nos dois campos, cada c?rculo ter? uma pontua??o determinada pelo professor. O objetivo do jogo ser? acertar os c?rculos do time advers?rio, e no final o time que acumular mais ponto ser? o vencedor.
Dica: Neste jogo, poder?o ser feitas v?rias rodadas com as varia??es da atividade anterior: s? podendo lan?ar com a m?o direita, m?o esquerda, por cima da cabe?a, na altura da cintura, etc.
E para finalizar a aula, o professor reunir? a turma e realizar? uma avalia??o da aula.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Peteca
http://www.terrabrasileira.net/folclore/manifesto/jogos/j-peteca.html
No final da aula, o professor ir? pergunta para os alunos se eles tiveram alguma dificuldade na constru??o da peteca, e qual das maneiras a rebatida foi mais eficiente: realizando o giro, com apenas uma das m?os, ou com as duas m?os.