Portal do Professor

Início do Conteúdo

Brincando na sala de aula: “Memória Esportiva”

Autor e Co-autor(es)

Miguel Victor Neves Saraiva imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Marcos Vinícios Pimentel de Andrade

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Esportes, jogos, lutas e ginásticas

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Exercitar a sua concentração e a sua capacidade de memorização;

- Trabalhar os seus conhecimentos esportivos relacionando as imagens aos respectivos esportes;

- Participar do jogo cooperando com o desenvolvimento da atividade, ajudando os colegas e o professor;

Duração das atividades

50 min/1 aula

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidades de conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

Nesta aula o professor irá fazer um jogo com a turma em sala de aula. Este jogo será chamado de “Memória Esportiva”, que funcionará como se fosse um “Jogo da memória”. Para montar o jogo, o professor irá buscar imagens duplicadas de vários tipos de objetos relacionados aos diferentes tipos de esporte. Depois de descoberto essas imagens, será impresso e coladas num pedaço quadrado de cartolina para ficar mais resistente.

Preparado o material, o jogo será montado no quadro da sala de aula, colocando na parte superior do quadro números de 1 à 6 e na posição vertical será colocado letras de A à E, depois será feito quadrados relacionando os números com as letras.

Para finalizar a preparação do jogo, o professor fixará com durex as imagens aleatoriamente nos quadrados.

Em seguida, para começar o jogo, o professor dividirá a turma em dois grupos. Para marcar ponto, o grupo terá que acertar o mesmo par de objetos, isto é, se um aluno acertar no primeiro quadrado uma imagem da bola de tênis, para marcar o ponto de sua equipe, ele terá que acertar a outra imagem da bola de tênis. Neste jogo, caso desejar, o professor poderá colocar como regra o seguinte: antes de o aluno falar o segundo quadrado, e tentar acertar o objeto correspondente, ele terá que acertar qual esporte está relacionado aquele objeto. Assim, o jogo terminará quando todas as imagens duplicadas forem encontradas e o grupo que marcar mais pontos vencerá.

Recursos Complementares

Não há necessidade de recursos complementares

Avaliação

Devem-se criar fichas de observação para analisar as diferentes maneiras como os alunos jogam e o grau de envolvimento de cada um deles. A partir da análise das fichas o professor pode fazer os ajustes com relação ao grau de dificuldade do jogo, com isso propor novos desafios e variações.

Ficha de observação

- Participou do jogo respeitando as regras e o cooperando com os colegas
( ) sempre ( ) quase sempre ( ) nunca

- Compreendeu as regras do jogo “memória esportiva”
( ) sempre ( ) quase sempre ( ) nunca

- Respondeu as perguntas sobre os esportes de maneira correta
( ) sempre ( ) quase sempre ( ) nunca

- Respeitou o resultado final do jogo compreendendo que sempre haverá um vencedor e um perdedor
( ) sempre ( ) quase sempre ( ) nunca