Portal do Professor

Início do Conteúdo

Números inteiros: introduzindo o conceito.

Raquel Fernandes Gonçalves Machado

imagem do usuário

UBERLANDIA - MG

Universidade Federal de Uberlândia

Edilamar Ferreira

imagem do usuário

UBERLANDIA - MG

ESC DE EDUCACAO BASICA

Antomar Araújo Ferreira

imagem do usuário

UBERLANDIA - MG

ESC DE EDUCACAO BASICA

Marcia Aparecida Mendes

imagem do usuário

UBERLANDIA - MG

ESC DE EDUCACAO BASICA

Maísa Gonçalves da Silva

imagem do usuário

UBERLANDIA - MG

ESC DE EDUCACAO BASICA

Gislaine Saraiva

imagem do usuário

UBERLANDIA - MG

ESC DE EDUCACAO BASICA

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Matemática Números e operações

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Utilizar o conceito de números inteiros em atividades que envolvem cálculos simples.

- Operar intuitivamente com números inteiros (adição e subtração) trabalhando com saldo bancário, fuso horário, diferença de temperatura,etc.

Duração das atividades

Três horas-aulas de 50 minutos.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

- Números naturais: definição.

- Utilização dos números naturais (Questionar os alunos se apenas os números naturais são suficientes para o homem).

Estratégias e recursos da aula

Uma estratégia interessante seria propor aos alunos um estudo dirigido adaptado da obra NAME, Miguel Assis. Tempo de matemática: 6ª série. São Paulo: Editora do Brasil S/A, 1996.

A atividade é simples e em outras ocasiões o professor pode adaptá-la com outros materiais, como por exemplo, bolas de gude.

A atividade permite aos alunos que operem intuitivamente com os números inteiros.

undefined

Neste momento, leve os alunos a refletirem sobre o número de balas que há em cada pote. Em seguida, explore intuitivamente o significado dos rótulos, questionando os alunos sobre outros valores.

A seguir, solicite aos alunos que tentem resolver as questões abaixo, escrevendo suas respostas por extenso.

      1-       Qual o possível significado do rótulo –10 ?

      2-       Qual o possível significado do rótulo +20 ?

      3-       Qual o possível significado do rótulo sem nada?

Dando continuidade ao trabalho, explore o significado dos sinais. Para isso, traga outros exemplos de situações em que aparecem os sinais negativos e positivos.

O Sr. Joaquim usou os sinais para indicar que faltavam balas e para indicar que sobravam balas, além das 150 que o pote deveria conter. Então:



1-       Para que foi usado o sinal - (menos)?

2-       Para que foi usado o sinal + (mais)?

Chegou o momento de explorar os cálculos simples. É aqui que o aluno começa a operar intuitivamente com os números inteiros. Explore questões como:

1-       Em que pote há mais balas?

2-       Em que pote há menos balas?

3-       Quantas balas há em cada pote?

undefined

Agora formalize as operações com números inteiros, sem indicar que operação específica o aluno estará realizando:

O Sr. Joaquim colocou ou retirou algumas balas em alguns potes e registrou:

undefined

undefined

Chegou o momento de consolidar a atividade. Para isso, questione aos alunos:

1-       Algum pote ficou com 150 balas?

2-       Quais os potes que ficaram com mais de 150 balas?

3-       Quais os potes que ficaram com menos de 150 balas?

Reflita com os alunos sobre os números inteiros. Para isso, questione:

  • Que tipo de número pertence ao conjunto dos númer os inteiros? Cite exemplos.
  • Como podemos decidir se um número inteiro é maior ou menor que outro número inteiro?
  • Como representar os números inteiros numa reta numérica?
  • Existe alguma relação entre o conjunto dos números naturais e o conjunto dos números inteiros?
  • Em quais situações são necessários os números inteiros negativos?

Recursos Complementares

Em http://rived.mec.gov.br/site_objeto_lis.php você encontra uma atividade que permite ao aluno fazer uma viagem “virtual” utilizando-se de alguns conceitos matemáticos de forma significativa e prazerosa. As atividades propostas permitem ao aluno utilizar o conceito de números inteiros em atividades que envolvem cálculos de saldo bancário, fuso horário, diferença de temperatura (adição e subtração de números inteiros).

Para isso, será necessário que o aluno interprete os dados fornecidos: temperatura, fuso horário, saldo bancário e em seguida, através da metodologia da Resolução de problemas,faça cálculo de adição e subtração de números inteiros intuitivamente.

Avaliação

O aluno deverá registrar no roteiro as respostas das atividades. Além disso, o professor poderá desenvolver mais atividades em sala de aula de forma contextualizada para verificar a aprendizagem do aluno. O professor deverá avaliar durante a atividade computacional o interesse e a participação do aluno. Por exemplo, os comentários, as questões levantadas, a busca por conceitos desconhecidos.