Adriana Ruviaro
| Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
|---|---|---|
| Ensino Fundamental Final | L?ngua Portuguesa | L?ngua oral e escrita: pr?tica de produ??o de textos orais e escritos |
- ler e interpretar individual e coletivamente;
- conhecer e/ou ampliar conhecimentos sobre a Mitologia greco-romana;
- utilizar recursos de multim?dia dispon?veis na escola ou fora dela;
- fazer pesquisas em enciclop?dias da biblioteca escolar;
- conhecer as caracter?sticas e criar uma fotonovela com os colegas.
- uso da internet e do programa PowerPoint;
- connhecimento sobre a estrutura de narrativas;
- estudo sobre os mitos: suas origens, caracter?sticas, objetivos, etc.
PARTE 1
Leitura e discuss?o sobre Mitos: O que ? mito para voc?? Voc? j? ouviu falar em mitos? Em que situa??o? Cite filmes em que foram abordados seres mitol?gicos e descreva seus poderes. H? diferen?as entre mito e lenda? Quais?
PARTE 2
Assistir ao filme F?ria de Tit?s, de 1981.
- Discuss?o sobre o filme e seus personagens mais curiosos.
- Ler a hist?ria da Medusa e do Perceu, vers?o da narrativa grega. Em casa realizar outras pesquisas.
- Discutir semelhan?as e diferen?as entre texo e filme.
PARTE 3
- No laborat?rio de inform?tica da escola, pesquisar nos sities, indicados pela professora e colegas, sobre os seres mitol?gicos greco-romanos. Anotar curiosidades e os poderes mais interessantes. Ver tamb?m as imagens desses seres.
- Em sala de aula, socializar as descobertas dos seres mitol?gicos que mais gostaram e suas caracter?sticas.
- Em duplas, escolher um dos seres mitol?gicos socializados para montar uma apresenta??o, no PowerPoint, com imagens, som e outros efeitos, para posterior apresenta??o aos colegas.
PARTE 4
- Montar a narrativa do personagem escolhido no PowerPoint e, ap?s revis?o com o professor, marcar a apresenta??o.
PARTE 5
- Ler as narrativas de Orfeu, ?caro e Narciso. Discutir a possibilidade de algumas das situa??es dessas hist?rias terem uma liga??o com a atualidade. Por exemplo, como seria a hist?ria de Orfeu no mundo atual? E dos outros personagens? Seus poderes seriam os mesmos?
- Assistir ao filme nacional Orfeu, de 1999. Discutir semelhan?as e diferen?as entre o filme e a hist?ria original e fazer anota??es relevantes.
PARTE 5
- Dividir a turma em 4 grupos e, ap?s cada grupo escolher uma das quatro narrativas, os alunos dever?o montar um roteiro para a cria??o de uma fotonovela, cujo enredo dever? seguir a mesma estrutura da hist?ria original (nome dos personagens, conflitos, fim, etc.), por?m ser adaptada a nossa atualidade.
- Os personagens da fotonovela ser?o os pr?prios alunos.
PARTE 6
- revisar com a professora os roteiros, planejar as fotos e fotografar. Caso necess?rio, montar cen?rios apropriados.
- Montar no PowerPoint a fotonovela. Ap?s a revis?o junto com a professora, marcar apresenta??o aos colegas.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Mitologia_grega
http://br.geocities.com/mitologica_2000/mmedusa.htm
http://mitologiagregaeromana.zip.net/
http://www.suapesquisa.com/mitologiagrega/
http://www.65anosdecinema.pro.br/1766-ORFEU_(1999
Outros recursos:
- Mitos e Lendas - Enciclop?dia Interativa do Saber.
- Livros do FNDE: Odiss?ia, de Ruth Rocha; Contos e Lendas da Mitologia Graga.
- Filmes: Orfeu; F?ria de Tit?s e 10.000 a.D.
- A avalia??o ocorrer? durante todo o processo das atividades, levando em conta aspectos como: compromisso com o trabalho, participa??o no grupo, revis?o da escrita, apresenta??o dos trabalhos, descri??o das fontes pesquisadas, etc.
- Auto-avalia??o: do seu trabalho no grupo e do grupo como um todo, durante as atividades e na produ??o final.
- Nas apresenta??es, os grupos abrir?o espa?o para a avalia??o dos colegas.
Obs.: O trabalho envolveu tanto os alunos, que v?rias outras sugest?es de trabalhos surgiram, como pe?as de teatro, apresenta??o de dan?a, ?lbum dos mitos e at? um filme. Mas para cada uma dessas sugest?es seria necess?rio montar novos projetos de aula. Aceito novas id?ias! Espero que gostem!!
Um abra?o! Prof?. Josi