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Estimativa: agrupar em quantidades iguais

Autor e Co-autor(es)

Luciana Lacerda de Castro imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Maria José Campos Ferreira; Raimunda Porfírio Ribeiro

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Movimento Expressividade
Educação Infantil Matemática Espaço e forma
Educação Infantil Matemática Números e sistemas de numeração (contagem; notação e escrita numéricas e operações)

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Verificar as formas de dedução e estimativas das crianças para responderem aos questionamentos;
  • Observar o envolvimento das crianças durante a realização da atividade;
  • Analisar a interação das crianças no coletivo para a solução dos problemas.

Duração das atividades

1 aula com diferentes momentos de 30 minutos cada.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

  • Agrupamentos na base 2 e 3;
  • Contagem;
  • sequência numérica;
  • Soma envolvendo material concreto;
  • Trocas

Estratégias e recursos da aula

           

Atividade- Fazer estimativa do tamanho de um circulo para caber três crianças em pé e da quantidade para ser ocupados pelas 21 crianças da sala.

1º Momento –  O professor solicita que as crianças desenhem circulos do mesmo tamanho de modo que cada circulo seja a casa para 3 três alunos e  pergunta: quantos circulos serão desenhados de modo que, cada circulo abrigue 3 crianças em pé e que não fiquem totalmente lotado?  Nesse momento, o professor não deve interferir na resposta das crianças. As crianças fazem a  estimativa com desenhos.  

2º Momento- Vivenciar a atividade por meio do corpo

Mesmo após todas estarem agrupadas em 3, pode ocorrer uma situação que a quantidade de círculos seja maior do que a quantidade de agrupamentos estipulados. Nesse momento, o professor voltar questionar:

  • Quantos agrupamentos de 3 foram feitos?
  • Quantos círculos são necessários para agrupar as 21 crianças?
  • Quantos vocês fizeram?
  • Quantos círculos sobraram?
  • Como podemos saber que a quantidade de circulos é suficientes para agrupar 21 crianças.
  • Como podemos saber que foram feitos circulos demais?
  • Como podemos saber que foram feitos circulos de menos?

Nessa segunda situação, as crianças se tornam os próprios atores da situação-problema. Assim, elas vão formando grupos de três e exercitando o cálculo mental para resolver as implicações da atividade.

Recursos Complementares

Giz;

Tampinhas;

Cartolina;

Pincel atômico

Avaliação

Avaliar se as crianças conseguiram:

  •  Verificar as formas de dedução e estimativas das crianças para responderem aos questionamentos;
  • Observar o envolvimento das crianças durante a realização da atividade;
  • Analisar a interação das crianças no coletivo para a solução dos problemas.