Portal do Professor

Início do Conteúdo

Dan?a de sal?o: Ritmo Bolero ? considera??es iniciais

Autor e Co-autor(es)

Wilson Vassallo Fagundes imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Jos? Luiz Lacerda

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino M?dio Educa??o F?sica Dan?a: Projetos de forma??o dos alunos

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno poder? perceber e experimentar:

  • O deslocamento de peso ritmado dentro da dan?a;
  • A postura e o posicionamento para dan?ar a dois (Bolero);
  • A import?ncia do comando na dan?a de sal?o;
  • Alguns passos b?sicos do Bolero.

Duração das atividades

100 minutos. 02 Aulas.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

? interessante que anteriormente experimente atividades que contenham elementos que envolvam o movimento ritmado, a cad?ncia dentro das m?sicas e a viv?ncia (individual) na dan?a dentro de ritmos diversos.

Estratégias e recursos da aula

Recursos Complementares

Avaliação

Discutir com a turma aspectos relacionados ?s atividades vivenciadas. Como: Quais as impress?es acerca de movimentos espelhados? Quais s?o os elementos que dificultam o movimentar-se a dois? Foi dif?cil sincronizar o movimento com outra pessoa e associ?-lo ao ritmo? Qual ? a sensa??o de se comandar algu?m? E de ser comandado? Quais os coment?rios e conclus?es acerca das atividades e do ritmo em quest?o?

Al?m da discuss?o final, o professor dever? observar e analisar todo o processo de viv?ncia dos alunos no que diz respeito ? integra??o, participa??o, desenvoltura, racioc?nio, expressividade, cumplicidade e consci?ncia corporal durante as atividades e na execu??o dos movimentos, visando detectar se houve aproxima??o entre os objetivos da aula e a concretiza??o da mesma.