Portal do Professor

Início do Conteúdo

DIVERSIDADE: PATINHO FEIO PODE SER CISNE!

Autor e Co-autor(es)

F?tima Rezende Naves Dias imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Gl?ucia Costa Abdala Diniz; Marta Regina Alves Pereira; Liliane dos Guimar?es Alvim Nunes; Lucianna Ribeiro de Lima

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial ?tica Respeito m?tuo

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

1. Aprender a reconhecer e a respeitar as diferen?as entre as pessoas.
2. Identificar as perman?ncias e as transforma??es de jeitos de ser e de fazer as coisas.

Duração das atividades

Duas aulas de 50 minutos.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

N?o ser?o necess?rios conhecimentos pr?vios.

Estratégias e recursos da aula

Coment?rios para o professor: Professor, a hist?ria do ?Patinho Feio? possibilita o pensar sobre v?rios aspectos da vida: a diversidade humana, o respeito m?tuo, a exclus?o, a rejei??o, as perman?ncias e as transforma??es, as supera??es, o desenvolvimento pleno das potencialidades humanas ? transformar no melhor que podemos ser! Por estas raz?es, ela foi escolhida como tema motivador desta aula!

Momentos da aula:

1? Momento: O professor dever? iniciar a aula perguntando aos alunos se conhecem a hist?ria do ?Patinho Feio?. Se conhecerem, solicitar que a contem, s? para rememorar. Caso contr?rio, o professor poder? escolher um aluno para fazer a leitura da mesma em voz alta. Outra possibilidade ? levar os alunos at? o Laborat?rio de Inform?tica da escola para assistirem ao v?deo de conta??o desta hist?ria, acessando o s?tio http://www.youtube.com/watch?v=g7L_mtro1as

Patinho Feio

Em seguida, os alunos dever?o expressar livremente sobre o que pensam, o que sentem e o que conseguiram perceber em rela??o ? trama desenvolvida na hist?ria.

2? Momento: Dando continuidade, o professor dever? propor aos alunos um exerc?cio reflexivo sobre algo ou alguma passagem em suas vidas que guarda rela??es de semelhan?a com a hist?ria cl?ssica vivida pelo ?Patinho Feio?: momentos em que se sentiram diferentes dos outros e que, por isso, foram rejeitados ou exclu?dos do grupo. Nesses momentos, como se sentiram? Em outros, como foi rejeitar ou mesmo excluir algu?m do grupo? Como pensam que estas pessoas se sentiram? Momentos em que se esfor?aram e superaram as suas dificuldades, transformando seus jeitos de ser e de fazer as coisas. Como se sentiram? (Professor, a sua atitude dever? ser de escuta da fala dos alunos, fazendo apenas interven??es para garantir que a fala de todos seja respeitada. Esta ? uma experi?ncia ?nica, que possibilita diagnosticar os poss?veis ?problemas? de aprendizagem e aqueles que interferem na conviv?ncia di?ria entre os alunos e a reconhecer as tentativas de mudan?a de cada um).

3? Momento: Prosseguindo, o professor dever? solicitar aos alunos uma atividade individual, intitulada: ?PATINHO FEIO PODE SER CISNE!? Neste trabalho, cada um far? uma representa??o gr?fica - desenho, pintura, colagem de gravuras, dobradura e outros - das conquistas, dos ?xitos, do desenvolvimento pleno das potencialidades, enfim, de tudo aquilo que cada um tem procurado transformar em sua vida, dando o melhor de si! Para isto, o professor dever? fornecer todo o material necess?rio para os alunos: pap?is de texturas e cores variadas, canetinhas hidrocor, giz de cera, tintas de diversas cores, pinc?is, revistas, tesouras, cola. (Professor, ? importante auxiliar as crian?as na identifica??o destas mudan?as, por exemplo: se o seu aluno n?o sabia ler ou n?o lia com flu?ncia e agora o faz, a leitura ? uma vit?ria para ele! Se n?o sabia jogar futebol e agora consegue jogar, tamb?m essa ? uma experi?ncia exitosa! Se s? brigava/batia nos colegas para conseguir o que queria e agora conversa e negocia as id?ias, essa tamb?m ? uma grande conquista! Se n?o sabia resolver problemas e desafios l?gico-matem?ticos, andar de bicicleta, escalar, pular corda e agora j? consegue, essas s?o transforma??es muito importantes em suas vidas!).

Conclu?da a atividade, forma-se uma grande roda para que todos socializem seus trabalhos. Em seguida, estas produ??es dos alunos dever?o ser colocadas em um painel da sala de aula.

Recursos Complementares

Professor, o v?deo: ?Popeye: O Patinho Feio? ? um recurso muito interessante e divertido para a sua aula! Para assisti-lo, ? s? acessar o s?tio http://www.youtube.com/watch?v=jas7tTypCI0

Avaliação

A avalia??o dever? ser cont?nua, processual, diagn?stica.

Auto-avalia??o dos alunos (oral ou por escrito): Participa??o nos momentos da aula propostos pelo professor.

Avalia??o dos alunos pelo professor: Respeito aos momentos de fala e de escuta e ?s opini?es dos colegas. Capacidade dos alunos de estabelecer rela??es entre a hist?ria do ?Patinho Feio? e epis?dios vivenciados por eles. Envolvimento e participa??o no trabalho de representa??o gr?fica sobre as transforma??es ocorridas na vida de cada aluno.