BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Luciana de Oliveira Silva
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | L?ngua Estrangeira | Aspectos morfol?gicos, sint?ticos e fonol?gicos |
O aluno desenvolver? habilidades orais e escritas referentes ao uso do Present Perfect Tense.
Aula interativa em sala de aula
AULA 1
MOTIVA??O
Traga para a sala de aula um envelope. Mostre-os para os alunos e diga:
I have two tickets to Bahia. I'm very excited. It's my first time there.
Em seguida, pergunte:
Have you ever been to Bahia?
Para facilitar o entendimento da frase, escreva: been = visited
Explique o significado da pergunta. Comente que usamos a constru??o "Have you ever + participle verb" para perguntar se nosso interlocutor alguma vez na vida j? fez/experimentou algo. Logo, a pergunta se refere a uma a??o que aconteceu num tempo passado mas inclui o presente.
Volte ? pergunta: Have you ever been to Bahia?
Ensine-os a responder usando as short forms: Yes, I have ou No, I haven't.
Fa?a a pergunta a dois ou tr?s alunos. Em seguida, pe?a a um dos aprendizes que fa?a aquela pergunta a um de seus colegas mas, desta vez, substituindo a palavra Bahia por outra qualquer (S?o Paulo, Rio, Restaurante do Paulinho, Parque Municipal...). Continue incentivando as intera??es aluno-aluno at? perceber que eles est?o confort?veis com a nova estrutura.
Ent?o, coloque no quadro alguns verbos na participle form. Pe?a aos alunos que tentem identificar que verbos s?o aqueles, fazendo suas correspond?ncias na forma presente. Escreva:
Incentive a participa??o de todos. Chame aten??o para os dois ?ltimos verbos da lista. Comente que, por serem verbos regulares, possuem a mesma forma nos passados simples e partic?pio.
Em seguida, entregue a folha de atividades 1, dispon?vel em:
http://sites.google.com/site/centropedagogicoufmg/lingua-estrangeira-1/danilo-costa/have-you-ever - acesso em 07/12/09
Cada aluno deve se levantar e fazer as perguntas aos colegas.
Ao final da atividade, pe?a aos alunos que reportem seus resultados.
Como atividade extra-classe, os alunos devem escrever as respostas por extenso em seus cadernos. Para tal, comente sobre a varia??o do verbo auxiliar has na terceira pessoa do singular.
Comente tamb?m sobre os adv?rbios never, usado nas frases negativas e before, usado, nesse caso, nas frases afirmativas.
Modelo de resposta:
AULA 2
Nesta aula vamos falar do uso do present perfect associado ? forma superlativa dos adjetivos.
Escreva no quadro: The best movie I have ever watched is (nome do filme).
Em seguida, pergunte: What's the best film you have ever watched?
Pe?a a alguns alunos que respondam sua pergunta. Em seguida, pe?a a alguns alunos que, um a um, fa?am essa mesma pergunta a outros colegas.
Ap?s as intera??es aluno-aluno, comente que usamos a forma superlativa dos adjetivos juntamente com o present perfect para enfatizarmos as melhores/piores experi?ncias que j? tivemos.
Escreva no quadro:
The _______________ _______________ I've ever ________________ is ___________.
(adj: superlative form) (person/thing) (verb/action: participle) &nbs p;
Mostre-os como completar as frases co m exemplos, como:
Agora, entrege para cada um deles uma ou duas tirinhas de papel contendo palavras. Pe?a que completem a frase acima com as palavras que receberam.
As tirinhas com as palavras est?o dispon?veis em:
http://sites.google.com/site/centropedagogicoufmg/lingua-estrangeira-1/danilo-costa/have-you-ever - acesso em 07/12/09
Os alunos devem trabalhar em duplas. Cada aluno tem de escrever sua frase e depois report?-la para a turma.
Corrija a atividade escrevendo no quadro as frases produzidas pelos alunos. Deixe que os outros aprendizes interfiram e comentem sobra as frases dos colegas.
AULA 3
Nesta aula vamos falar de outro uso para o present perfect.
Explique que usamos o present perfect (have/has + participle verb) quando falamos de a??es passadas, mas sem mencionarmos quando exatamente a a??o aconteceu. Portanto, n?o podemos construir frases usando o present perfect seguido de express?es de tempo como: last night, two years ago ou today at ten o'clock. Ao inv?s disso, usamos express?es de tempo que n?o especificam quando exatamente a a??o ocorreu, como: lately, recently, this week ou this year.
Vale lembrar que quando usamos o present perfect, a a??o deve estar de alguma forma ligada ao presente. Ou seja, a informa??o dada deve ser relevante no presente momento, por exemplo porque o assunto tratado se refere ?quela a??o.
Logo, usamos o present perfect, dentre outras situa??es, quando estamos contando novidades a algu?m. Nesse caso, n?o necessariamente mencionamos quando a a??o aconteceu e, sobretudo, o acontecido ? relevante no momento da conversa.
Diga aos alunos que voc? tem v?rias novidades para contar e escreva no quadro:
Pe?a que digam onde est? a estrutura do present perfect na frase enquanto voc? as destaca.
Em seguida, pe?a-os que, oralmente, transformem as frases para as formas negativa e interrogativa.
Agora os alunos v?o trabalhar em duplas. Cada um deve contar ao colega algo de interessante que tenha feito essa semana. Escreva no quadro a pergunta a ser feita:
D? tempo para que todos respondam as peguntas. Depois, pe?a-os que contem as novidades para a turma.
Ainda em duplas, entregue aos alunos a folha de atividades 3, dispon?vel em:
http://sites.google.com/site/centropedagogicoufmg/lingua-estrangeira-1/danilo-costa/have-you-ever - acesso em 07/12/09
Ao final da aula, corrija a atividade com os alunos.
AULA 4
Playing a game!
Os alunos v?o jogar um game que pratica o uso do present perfect.
Imprima a atividade a partir do site: http://www.eslbase.com/resources/pdf/present-perfect-board-game.pdf - acesso em 07/12/09
Lembre-os de sempre dar respostas completas ao serem perguntados.
Os componentes de cada gupo ser?o res pons?veis por julgar se a resposta est? ou n?o est? correta. Auxilie-os sempre que necess?rio.
Dicion?rio ingl?s - ingl?s: http://www.ldoceonline.com/
Dicion?rio ingl?s - portugu?s: http://michaelis.uol.com.br/moderno/ingles/index.php
A avalia??o deve ser feita, principalmente, durante as intera??es aluno-aluno. Assim, preste bastante aten??o nessas intera??es, sobretudo no decorrer do jogo proposto para a aula 4. Observe se seus alunos conseguem responder corretamente as respostas e, ainda, se s?o capazes de corrigir os erros dos colegas. Observe se eles conseguem construir frases sintaticamente corretas usando o auxiliar have/has e o verbo no passado partic?pio. Aten??o, tamb?m, para as formas superlativas dos adjetivos. Repare se eles s?o capazes de distinguir os adjetivos longos dos curtos e, principalmente, se sabem aplicar as regras de forma??o do superlativo. Al?m disso, certifique-se de que os alunos s?o capazes de distinguir os adv?rbios de tempo que acompanham o present perfect daqueles que seguem o simple past.