Portal do Professor

Início do Conteúdo

TRONCOS DE PIRÂMIDES

Autor e Co-autor(es)

Thais de Oliveira imagem do usuário

SAO CARLOS - SP Universidade Federal de São Carlos

Pedro Luiz Aparecido Malagutti

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Matemática Geometria
Ensino Médio Matemática Tecnologia para a matemática

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno aprenderá que pode usar semelhança de triângulos para garantir resultados práticos: o cáculo do volume de TRONCOS DE PIRÂMIDES

Duração das atividades

1 aula de 50 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Conhecimentos básicos de Geometria Plana e Geometria Espacial

Estratégias e recursos da aula

Importância

O aluno irá entender o que é um tronco de pirâmide e usar semelhança de triângulos para estudá-la.

Conteúdo no dia a dia

Sólidos Geometricos são muito úteis no dia a dia. O TRONCO DE PIRÂMIDES, por ter bases paralelas (e nao tender a um único ponto como as PIRÂMIDES) são mais usados como embalagens (algumas embalagens de panetones, por exemplo), ou até enfeites.

Introdução do Conteúdo e Motivação

Vamos estudar o TRONCO DE PIRÂMIDE  a partir da própria PIRÂMIDE. Basta seccionarmos uma PIRÂMIDE por um plano paralelo à base e obtemos dois novos sólidos: UM TRONCO E UMA PIRÂMIDE SEMELHANTE à original, porém, menor.

Atividade

Para explorar estes elementos, preparamos um aplicativo que pode ser acessado e manipulado online pelo link:

http://www.objetivomogi.com.br/Thais/geometria/espacial/volume_tronco/index.html

Observe que no aplicativo, temos uma apresentação em PowerPoint à esquerda explorando as teorias necessárias e o dinâmismo para o aluno e/ou professor manipularem o GeoGebra que é o arquivo que abre com o Java à direita. Sugerimos que o professor explore o objeto com apenas um projetor em sala de aula, ou, caso seja complicado essa alternativa, leve os alunos para sala de informática para que eles acessem o aplicativo e explorem cada um a seu tempo.

Professor, esse software, o GeoGebra, pode ser baixado gratuitamente tanto no site:

www.geogebra.com

Ou então, no próprio Banco Internacional do MEC, no endereço:

http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/3538


Leve os alunos para a sala de informática da escola e estimule a manipulação tanto do GeoGebra, quanto do aplicativo já ponto. Com certeza os alunos se sentirão motivados a explorar os software e aprimorarão, além dos conhecimentos matemáticos, suas habilidades com a tecnologia.

Eles também podem viajar no Google Maps até o Egito e visualizar as lindas pirâmides lá presentes.

Recursos Complementares

Avaliação

Professor, para avaliar seu aluno use a própria atividade desenvolvida.