Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Denize Donizete Campos Rizzotto, Luciana Soares Muniz, Eliana Aparecida Carleto.
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | L?ngua oral: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetiza??o | Orienta??es did?ticas para alfabetiza??o |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetiza??o | Processos de leitura |
O/A aluno/a poder? desenvolver a comunica??o oral por meio da exposi??o de ideias, bem como, ampliar a criatividade e a imagina??o.
Professor/a ? preciso que os/as alunos/as j? estejam familiarizados/as com o alfabeto, ou seja, reconhe?am as diferentes letras de nosso alfabeto e palavras que correspondam a cada uma delas.
Para a execu??o dessa aula ser? necess?rio confeccionar uma caixa, voc? poder? utilizar uma caixa de sapatos, grande, encapada com pap?is coloridos do jeito que preferir. Fa?a um buraco em uma das laterais de forma que caiba a m?o da crian?a. Crie uma prote??o em volta para que elas n?o vejam o que h? dentro da mesma. Enfeite a caixa por fora colando letras do alfabeto de diversos tamanhos e materiais e dentro coloque v?rios objetos e letras do alfabeto.
? importante que antes do uso desse recurso voc? professor/a, j? tenha explorado bastante o alfabeto com seus/as alunos/as atrav?s de atividades, poemas, can??es e que eles/as j? consigam fazer associa??es entre as letras e os objetos correspondentes.
Professor/a inicie a aula com uma roda de conversa, apresentando aos/?s seus/suas alunos/as a ?Caixa M?gica?. Crie um suspense em volta dessa caixa. Ela poder? ser passada de m?o em m?o. Pe?a que cada crian?a retire um objeto de dentro da caixa, lembrando que dentro dela dever? conter todas as letras do alfabeto e pequenos objetos correspondem ?s letras que l? est?o.
A crian?a que colocar a m?o na caixa poder? retirar uma letra ou um objeto. Caso retire a letra dever? dizer o nome dela e uma palavra que come?a com aquela letra. Caso retire um objeto, dever? dizer seu nome e com qual letra come?a seu nome.
Voc? professor/a poder? ser o/a escriba da turma e realizar a escrita de um texto coletivo contando sobre a din?mica para posterior registro no caderno de sala.
Essa pr?tica poder? ser realizada todos os dias como uma din?mica na roda da conversa. Ser? considerada satisfat?ria se todos/as alunos/as participarem ativamente d e tamb?m conseguirem identificar letras e objetos; dizer seus nomes e a letra do alfabeto com que iniciam.