Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Denize Donizete Campos Rizzotto, Luciana Soares Muniz, Eliana Aparecida Carleto.
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Matem?tica | Espa?o e forma |
Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | L?ngua escrita: pr?tica de leitura |
Os/As alunos/as poder?o identificar, nomear e tra?ar figuras bidimensionais, tomando como refer?ncia duas obras de Tarsila do Amaral.
Professor/a ? preciso que os/as alunos/as j? tenham estudado figuras geom?tricas e consigam reconhecer formatos e respectivos nomes.
1? aula ? Uma (1) aula de 60 minutos
Professor/a, para essa primeira aula, pe?a aos/?s alunos/as que levem para a escola uma r?gua geom?trica, facilmente encontrada em papelarias.
Forne?a a eles/as meio peda?o de folha de papel em branco e r?gua geom?trica para que explorem, desenhando o que quiserem. Aparecer? nesse momento figuras bidimensionais. Pe?a aos/?s alunos/as que localizem no dicion?rio o significado da palavra bidimensional e a registrem no caderno. ? importante, que primeiro, voc?, tenha realizado uma pequena introdu??o do conte?do no caderno dos/as alunos/as, antes de chegar ao registro, propriamente dito.
Trabalhe com eles/as as figuras geom?tricas presentes na r?gua, seus formatos e nomes.
Coloque os/as alunos/as em roda e v? anotando, como um/a escriba, uma lista de figuras bidimensionais que apareceram na atividade, explicando-as.
2? aula ? Uma (1) aula de 60 minutos
Divida a sala de aula em grupos de at? 4 alunos/as informe-os/as que naquele momento conhecer?o obras desenhadas e pintadas em formas geom?tricas, por uma grande artista brasileira, Tarsila do Amaral, contando-lhes sobre sua biografia. Para conhecer mais sobre a obra e vida dessa artista acesse o s?tio: http://www.tarsiladoamaral.com.br/index_frame.htm
Feita a apresenta??o da artista forne?a c?pias, coloridas, das seguintes obras para os dois grupos: S?o Paulo e E.F.C.B., respectivamente.
Fonte: http://www.revistaea.org/img/aa4.jpg
Fonte: http://movebr.wdfiles.com/local--files/galeria:tarsila-do-amaral/central_brasil.jpg
Pe?a que cada grupo escolha uma das duas obras para analisar enfocando, as formas geom?tricas inseridas no nosso cotidiano, no ambiente e nos objetos.
Pe?a que listem, no caderno, as figuras geom?tricas encontradas na obra escolhida. E que tamb?m reproduzam as figuras utilizando a r?gua geom?trica.
Socialize as informa??es dos grupos intervindo, com perguntas que possam lev?-los/as a ampliarem seu repert?rio matem?tico, tais como:
1) Algum grupo encontrou figuras de tr?s lados?
2) Como se chamam?
3) Quem encontrou figuras de quatro lados?
4) Como se chamam?
Ao final da atividade, solicite que todos os membros do grupo registrem, no caderno, o que aprenderam com a atividade.
A avalia??o desta aula pode ser feita considerando a participa??o, o envolvimento dos grupos de alunos/as na atividade e a compreens?o de todos/as sobre figuras geom?tricas, formas e nomenclaturas.