Portal do Professor

Início do Conteúdo

Alfabetização- busca pela cidadania

Autor e Co-autor(es)

Grace Luciana Pereira imagem do usuário

SAO PAULO - SP Universidade de São Paulo

Mary Grace Martins

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Estudo da Sociedade e da Natureza Cultura e diversidade cultural

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Compreender a importância da alfabetização e o significado dela na história de vida do sujeito. Valorizar a própria bagagem cultural

Duração das atividades

4 aulas

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Conversar com os alunos sobre a importância do sujeito no processo de Ensino-Aprendizagem. O que é leitura de mundo

Estratégias e recursos da aula

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1508/imagens/Method_Paulo_Freire.jpg

 

Orientações didáticas

Alfabetizar adultos é um exercício pleno de cidadania, pois ao resgatar a história do sujeito, respeitando a imensidão de mundo que o aluno traz é um dos desafios mais belos que há. A cada aula fica a certeza de que aluno e professor aprendem juntos no processo.
Uma postura inovadora, ou seja, que nega um processo reprodutivista, é mais do que necessária,é um dos princípios que rege a harmonia do processo.
O recurso disponível no Portal do Professor traz essa essência pessoas comuns que compartilham sua opinião, suas histórias e nos remete a um profundo respeito pelo ser humano. É um disparador que pode agregar muito texto e contexto as aulas.


Seqüência Didática


Convide os alunos a assistirem um episódio do Brasil Alfabetizado parte II.
Discuta as impressões sobre o compartilhar das histórias de vida.
Navegue no site do Museu da Pessoa. http://www.museudapessoa.net/oquee/oque_nossacausa.shtml

A iniciativa tem como missão contribuir para tornar a história de cada pessoa valorizada pela sociedade.
Visamos um mundo mais justo e democrático baseado na história de pessoas de todos os segmentos da sociedade.

Nesta atividade iremos buscar a essência de cada aluno. Para tal utilizaremos os recursos do computador.

Cada aluno deverá gravar um depoimento significativo sobre seu retorno à escola. Cada depoimento deverá ter no máximo 3 minutos.

Para realização desta tarefa, você pode utilizar o gravador do Windows ou da Plataforma que estiver utilizando.
 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1508/imagens/AL1.jpg 2ª  2ª Etapa

Tire uma foto digital de cada aluno e faça um álbum de fotografias utilizando o PowerPoint.
 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1508/imagens/AL2.jpg

 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1508/imagens/AL3.jpg

Encontre o local onde estão armazenadas as fotos, selecione todas elas e clique em inserir.
Cada aluno deverá ter um slide. Essa opção encontra-se em Layout do Álbum. Depois de todas as figuras selecionadas, clique em criar. Essa ferramenta otimiza a criação rápida de um álbum.
Depois peça para cada aluno colocar a sua gravação. E utilizando as letras do nome criar um texto. Veja o exemplo.
 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1508/imagens/HAIKAI.jpg

Socialize as produções dos alunos valorizando cada característica. Esse exercício faz com que cada aluno mergulhe dentro de sua história e busque as qualidades que o marcam. Pode parecer simples, no entanto é fundamental que em um processo de alfabetização de adultos, os alunos modifiquem seu olhar a respeito de suas histórias, pois muitos delas trazem as marcas do preconceito.

Recursos Complementares

http://biblioteca.universia.net/html_bura/ficha/params/id/23098739.html http://www.ca.ufsc.br/sapeca/elaboracao.htm

Avaliação

Identifique o envolvimento dos alunos na aprendizagem, registre e discuta com o grupo o avanço na contribuição oral de suas opiniões e reflexões e o resultado da produção e como o aluno se enxerga.