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Sambando a dois – Vamos à gafieira -reconhcendo o Brasil

Autor e Co-autor(es)

Wilson Vassallo Fagundes imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

José Luiz Lacerda

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Educação Física Dança: Projetos de formação dos alunos

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno poderá perceber e experimentar:

  • O samba como manifestação cultural do Brasil;
  • O gingado do samba e as particularidades do dançar a dois;
  • O movimento espelhado e a viabilização do mesmo por meio do samba;
  • Passos iniciais do samba de gafieira;
  • A seqüência de passos dentro de um mesmo ritmo.

Duração das atividades

100 minutos. 02 Aulas.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não é necessário conhecimento anterior

Estratégias e recursos da aula

1º Momento – Iniciar a aula com uma breve explanação acerca do ritmo samba:

É importante apontar que o samba nasce de uma miscegenação de ritimos trazidos pelos negros escravos de diferentes paises e que se imbricaram na convivencia social desses negros aqui no Brasil. O samba hoje, é uma marca cultural do Brasil, reconhecida em diversos países, consagrada com a realização do carnaval.

O carnaval é uma festa realizada em diversos países, de origem cristã. Entretanto, no Brasil ganhou uma dimensão enorme, sendo hoje a maior festa nacional, tendo o samba como ritmo oficial em sua realização. 

O samba de gafieira nasceu no Rio de Janeiro e é a marca registrada do "malandro carioca", que mostra toda a sua agilidade com os pés. Filho do maxixe, ele pode ser dançado ao som de samba, pagode, bossa-nova, chorinho. Para dançar, é essencial o balanço dos quadris. Através da transferência de peso, o molejo do samba se faz presente seja no requebrado da cintura ou no movimento dos joelhos, de qualquer forma o básico do samba no fornece uma vivência importante nesse ritmo (No site que é recomendado em recursos complementares você encontra músicas para download e mais informações sobre o samba).

Atividade 01: Trabalhando a transferência de peso e o ritmo dentro do básico

            O samba possui um único passo básico (com a marcação de três tempos) e é dentro de sua vivência que experimentamos o molejo do ritmo diretamente ligado à transferência de peso. O básico consiste em:

  • Técnica – Pés unidos, o movimento das pernas se inicia com um ligei ro abrir de pernas para o lado esquerdo (com a perna esquerda que marca o tempo um), em seguida a perna direita se junta à esquerda marcando o tempo dois. Esse marcar dos pés no mesmo local, transferindo peso de uma perna para outra é que possibilita o “requebrar” do samba. Logo após a marcação dos tempos um e dois, a perna esquerda (que iniciou o movimento) vai atrás (marcando o tempo três – finalizando a primeira etapa do passo). A segunda etapa do passo é oposta à primeira, ou seja, pé direito se junta à esquerda (que foi atrás), marcando o tempo um, esquerda mar ca o tempo dois no mes mo local (junto à perna direita), e finalmente direita vai à frente finalizando o passo. A partir daí as etapas se repetem.
  • O passo deve ser feito separadamente chamando a atenção dos alunos para as transferências de peso com os pés unidos, e marcação do ritmo própria do samba (normalmente o instrumento “surdo” dentro da música serve de referência).
  • Após a vivência do movimento separadamente, o professor pode sugerir o mesmo movimento a dois, tendo como referência as questões já trabalhadas em outros ritmos:
  • O posicionamento inicial de “damas” e “cavalheiros” é o seguinte: Cavalheiros – mão direita no centro das costas da dama (espalmada) e mão esquerda segurando a mão direita da dama na altura do seu ombro entre o casal. Damas – Mão esquerda apoiada no ombro do cavalheiro e mão direita na mão esquerda do mesmo. Ambos com os pés unidos. Postura ereta um olhando para o outro.
  • Como o movimento a dois é espelhado, foi convencionado que a forma de se iniciar o passo para “damas” e “cavalheiros” fossem opostas. Damas iniciam com uma ligeira abertura de perna para o lado direito (direita ao lado) e cavalheiros iniciam com uma ligeira abertura de perna para o lado esquerda (esquerda para o lado). O comando está diretamente ligado a esse início, ou seja, cavalheiro empurra a dama com o braço direito para o lado esquerdo dele, para depois das primeiras marcações, puxa-la ao seu encontro.
  • Para que “damas” e “cavalheiros” se sintam mais a vontade em movimentar os pés na direção de seu par (sem correr o risco de pisar no pé do par). Usa-se o seguinte artifício: O movimento da ponta dos pés é arrastado com o calcanhar levemente suspenso para dar leveza ao movimento.

OBS: O vídeo que mostra o movimento ensinado pode ser encontrado no endereço:

http://www.youtube.com/watch?v=bp3X2Ey-k78

Atividade 02: Evoluindo do básico ao cruzadinho

Logo após a vivência do básico os alunos poderão vivenciar a evolução dentro da dança, unindo passos ao básico. Um movimento bem simples, próprio para quem está iniciando no ritmo é o cruzadinho. O movimento consiste em:

  • Técnica – Após iniciar com o básico, “cavalheiro” pisa com a perna direita ao lado da “dama” (no momento que iria deslocar a perna direita à frente). Para fazer o movimento, cavalheiro sai ao lado do par (direita da dama) e passa a fazer o movimento lado a lado. Cavalheiro usa o marcar com as pernas unidas para girar o corpo, voltando o movimento, cruzando sempre à frente. Dama usa o marcar com as pernas unidas para girar o corpo, voltando o movimento, cruzando sempre atrás.
  • O passo pode ser feito separadamente como uma variação do básico, para em seguida ser experimentado a dois. O comando para o passo está no movimento de saída do cavalheiro (corpo) ao lado da dama e consequentemente no apoio á dama no monto do cruzar, mantendo a dama sempre voltada para o cavalheiro.

Atividade 03: Voltando ao básico

            O movimento de retorno do cruzadinho ao básico pode ser feito através de um passo bem popular no samba de gafieira (o gancho). O movimento consiste em:

  • Técnica – Dentro do cruzadinho, quando o cavalheiro est iver com a direita à frente (próxima à dama), dama estará do seu lado direito com a esquerda atrás. Cavalheiro interrompe seu movimento empurrando a dama para que continue o seu jogando sua direita (dama) atrás. Em seguida dama acerta a esquerda para o lado ficando a frente do cavalheiro, finalizando o movimento indo com a direita à frente, voltando á estrutura do passo básico. O passo termina com dama e cavalheiro frente a frente novamente.
  • O comando para o passo como de costume, cabe ao cavalheiro, que empurra a dama no momento que interrompe seu passo, e depois puxa a dama de encontro ao seu corpo f azendo com que ela retorne á sua frente. Devido ao movimento que o braço direito do cavalheiro faz puxando a dama ao seu encontro que o passo foi denominado de “gancho” (como se a mão fosse um gancho que fisga a dama durante o movimento).

OBS: O vídeo que mostra os movimentos ensinados pode ser encontrado no endereço:

http://www.youtube.com/watch?v=dzvJP0JZgys

            Logo no início do vídeo, podemos observar o básico e o cruzadinho. No final encontramos o gancho. Ainda dentro do vídeo podemos observar outro passo que o professor pode enriquecer a aula. Trata-se do “pula cerca”, uma variação do cruzadinho.

Recursos Complementares

http://www.portaldadanca.com/home.aspx

(Textos, vídeos e músicas).

Avaliação

Verificar junto aos alunos, se há o entendimento da origem do samba e de sua manifestação enquanto cultura típica do Brasil.

Discutir com a turma aspectos relacionados às atividades vivenciadas. Como: Quais as impressões acerca de movimentos espelhados? Quais são os elementos que dificultam o movimentar-se dentro de um ritmo com tanto gingado como o samba? Foi difícil sincronizar o movimento com outra pessoa e associá-lo ao ritmo? Qual é a sensação de se comandar alguém dentro de ritmo mais intenso? E de ser comandado? Quais os comentários e conclusões acerca das atividades e do ritmo em questão?

Além da discussão final, o professor deverá observar e analisar todo o processo de vivência dos alunos no que diz respeito à integração, participação, desenvoltura, raciocínio, expressividade, cumplicidade e consciência corporal durante as atividades e na execução dos movimentos, visando detectar se houve aproximação entre os objetivos da aula e a concretização da mesma.