Portal do Professor

Início do Conteúdo

Conhecendo as regi?es brasilieras

Autor e Co-autor(es)

Raquel Carvalho Mota e Silva imagem do usuário

BRASILIA - DF Universidade de Bras?lia

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Geografia Paisagens e diversidade territorial no Brasil
Ensino Fundamental Inicial Geografia Lugar e paisagem

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

* Conhecer as principais caracter?sticas das cinco regi?es pol?tico-administrativas do Brasil;
* Perceber grande a diferen?a cultural existente no Brasil. 

Duração das atividades

Variar? de acordo com cada docente...

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

DURA??O DAS ATIVIDADES (continua??o) 

... ? interessante disponibilizar uma aula de 50 minutos, todos os dias durante cinco semanas. Essas aulas ser?o de responsabilidade da apresenta??o dos alunos. Anteriormente a elas o professor dever? disponibilizar algumas aulas para explicar como ser? feita atividade e para que as crian?as possam se preparar. 

Estratégias e recursos da aula

* Dividir a turma em cinco grupos, onde cada grupo ficar? respons?vel por pesquisar uma regi?o pol?tico-administrativa do Brasil (Regi?o Norte, Sul, Centro-oeste, Nordeste e Sudeste). Dever?o pesquisar cinco tem?ticas:
            * Aspectos f?sicos: dimens?o territorial, sub-regi?es, relevo, hidrografia, clima, vegeta??o.
            * Economia e turismo: principais fontes de riqueza da regi?o e principais pontos tur?sticos;
     * Popula??o: as principais caracter?sticas dos nativos da regi?o, seu modo de falar e de se vestir caracter?sticos.         Grupos ?tnicos presentes na regi?o.
            * Principais manifesta??es folcl?ricas: festas, m?sicas, dan?as, t?picas da regi?o.
            * Pratos t?picos da regi?o.
 
* Feito todo o trabalho de pesquisa e prepara??o dos trabalho s haver? a apresenta??o destes para os outros colegas da turma. Dever? ser disponibilizada uma semana para cada regi?o, onde em cada dia ser? apresentada uma das tem?ticas pesquisadas. A divis?o poder? ser assim:
      * Segunda-feira ?aspectos f?sicos
o       Sugere-se a utiliza??o de recursos como o mapa.  
       *  Ter?a ? feira- economia e turismo
o       Aqui ? interessante a utiliza??o de imagens mostrando os pontos tur?sticos. Pode-se utilizar v?deos tamb?m.
o       Poder? haver crian?as que conhe?am tais pontos tur?sticos, ? importante o professor dar oportunidade para elas falarem sobre suas pr?prias experi?ncias de viagens, levando inclusive suas fotos para compartilhar com os colegas.
       * Quarta-feira ? popula??o
o       Uma forma bem interessante de se ver a dialeto t?pico da regi?o ? trazer algu?m de l?. Fica a sugest?o de se trazer um convidado nesse dia.
o       Interessante tamb?m ? se fazer pe?as teatrais com as roupas t?picas e as crian?as tentarem fazer o sotaque caracter?stico da regi?o.
       * Quinta-feira ? manifesta??es folcl?ricas
o       Seria interessante levar um grupo de dan?a t?pica, ou mostrar um v?deo ou mesmo as pr?prias crian?as prepararem uma apresenta??o da dan?a/festa t?pica.
        * Sexta-feira ? pratos t?picos
o       Aqui ? interessante que o grupo leve v?rias comidas t?picas da regi?o para que todos da sala possam comer.

* O professor poder? deixar livre para as crian?as se expressarem como quiseram, atrav?s de aulas expositivas, de v?deos, de m?sicas, apresenta??es teatrais, trazendo convidados etc. Mas ? importante estimul?-los a utilizarem v?rios recursos, podendo cada dia da semana trazer um recurso diferente. Cabe ao professor acompanhar o processo preparat?rio dando sugest?es quando necess?rio.

* ? preciso que haja um bom planejamento deste projeto, pois ele exigir? uma densa pesquisa por parte das crian?as e tamb?m dos pais que dever?o estar envolvidos para auxiliar, por exemplo, na prepara??o dos pratos t?picos, confec??o das roupas para apresenta??es etc.

OBS: O professor dever? acompanhar o tempo toda a constru??o do trabalho pelos alunos, auxiliando-os no que for necess?rio.

Avaliação

* Participa??o e envolvimento na pesquisa e prepara??o dos trabalhos;
* Participa??o e envolvimento na apresenta??o dos trabalhos