BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Edna Maria Santana Magalh?es
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educa??o de Jovens e Adultos - 2? ciclo | L?ngua Portuguesa | Linguagem escrita: leitura e produ??o de textos |
Ensino Fundamental Final | L?ngua Portuguesa | An?lise lingu?stica: l?xico e redes sem?nticas |
Ensino M?dio | L?ngua Portuguesa | Produ??o, leitura, an?lise e reflex?o sobre linguagens |
Ensino M?dio | L?ngua Portuguesa | Recursos lingu?sticos em uso: fonol?gicos, morfol?gicos, sint?ticos e lexicais |
1) Reconhecer o tema central dos textos em estudo;
2) Utilizar apoio de desenhos no estudo ou na compreens?o dos textos;
3) Realizar infer?ncias e predi??es em rela??o ao conte?do do texto e ? intencionalidade do autor;
4) Produzir textos com qualidade , coer?ncia, explorando aspectos lingu?sticos e ortogr?ficos no n?vel da turma;
5) Redigir textos de acordo com a estrutura estudada;
6) Revisar os textos produzidos a partir de estrat?gias que possam garantir a qualidade da escritura/da produ??o escrita;
7) Reconhecer as implica??es da intencionalidade nas estrat?gias argumentativas utilizadas;
8) Identificar e usar recursos ret?ricos e ic?nicos que caracterizam a linguagem da propaganda.
Para fazer uma boa leitura do discurso publicit?rio, tanto o professor quanto o aluno dever?o estar conscientes de que a t?cnica publicit?ria parece baseada no pressuposto de que um texto publicit?rio chamar? mais a aten??o quanto mais violar as normas cultas. Para isso, ambos dever?o conhecer os padr?es da gram?tica tradicional para poder brincar com os desvios e subvers?es de um sistema que j? deve ser do conhecimento de todos.
Prepara??o para a primeira aula:
Vivemos em uma sociedade rodeada por textos publicit?rios: outdoors, folhetos, revistas, jornais, sites... A publicidade tem o grande poder de persuadir crian?as, jovens e adultos. Carregam uma responsabilidade muito grande, pois entram em nossa vida, influenciam nosso consumo, nossas atitudes, seduz-nos, promete-nos felicidade, riqueza, beleza e muitas vezes n?o analisamos a veracidade dos fatos impl?citos nelas. Por isso, saliento a necessidade de despertar em nossos alunos essa habilidade: ler criticamente os textos publicit?rios.
1 aula
Pergunte aos alunos quais an?ncios publicit?rios de que eles se lembram. Questione por que esses textos ficaram guardados na mem?ria e outros n?o. Fa?a com os alunos uma lista de slogans mais famosos e populares e anote no quadro. Relembre tamb?m alguns jingles.
Conceito de jingle: http://pt.wikipedia.org/wiki/Jingle (Acesso: 20/11/2009)
Professor, apresente aos alunos os seguintes textos:
http://www.alana.org.br/banco_arquivos/imagens/Denuncia/Foto%20Outdoor%201.jpg (Acesso: 20/11/2009)
http://miladias.wordpress.com/tag/outdoor/ (Acesso: 20/11/2009)
http://worlddy.files.wordpress.com/2009/02/chico.jpg ( acesso: 20/11/2009)
Pe?a que os alunos fa?am uma an?lise coletiva sobre o conte?do (a mensagem) que cada texto traz. Para tal, eles dever?o:
1) Identificar informa??es expl?citas no texto;
2) Inferir informa??es impl?citas;
2) Utilizar apoio de recursos gr?ficos na compreens?o do texto;
3) Reconhecer o efeito de sentido decorrente da explora??o de recursos gr?ficos;
4) Extrapolar id?ias do texto a partir de informa??es do pr?prio texto.
Professor, durante essa an?lise de constru??o de sentido, ajude os alunos a encontrarem argumentos impl?citos no texto que ser?o fundamentais para o entendimento, sugira pistas, ative o conhecimento de mundo deles, ajude-os a buscar o caminho. Dessa forma, eles se sentir?o capazes e motivados a participarem da aula.
Sugest?o de an?lise do primeiro outdoor:
No primeiro outdoor, uma crian?a est? com uma pose e olhar sensuais , com ares de modelo, por?m , ousado para a idade. A mensagem diz: Use e lambuze!
Analisando criticamente, a crian?a deveria estar com ar de crian?a mesmo, angelical. Infelizmente esse anuncio tira um pouco da ingenuidade da crian?a, de sua do?ura.
Argumente e discuta com os alunos as caracter?sticas que marcam um texto publicit?rio e anote no quadro.
Veja abaixo algumas das principais caracter?sticas:
Mensagens curtas, diretas e positivas. Os textos s?o escritos na forma imperativa e os slogans, formados por uma frase, repetidas com frequ?ncia. As imagens tamb?m t?m grande destaque no discurso publicit?rio.
2 aula
http://www.brainstorm9.com.br/2008/02/08/hortifruti-aqui-a-natureza-e-a-estrela (Acesso: 13/12/2009)
Professor, prepare algum material em que os alunos possam visualizar as propagandas acima: data show, l?minas coloridas de retro-projetor...
As propagandas s?o carregadas de trocadilhos e a tarefa dada aos alunos ? que eles consigam fazer a rela??o existente entre o que foi criado na propaganda da Hortifruti e o nome do filme.
2a atividade
Divida a turma em grupos e solicite a cria??o de uma propaganda semelhante a analisada na atividade 1. Eles dever?o fazer trocadilhos com nome de livros, m?sicas ou mesmo filmes. Incentive o talento e criatividade dos alunos e ap?s o termino do trabalho, sugira a cria??o de folhetos e a exposi??o na escola.
Prepara??o para a pr?xima aula:
Professor prepare alguns an?ncios publicit?rios sem imagens e reproduza c?pias diversificadas para serem entregues aos alunos.
3a aula
O texto publicit?rio tem um grande aliado que ? a ilustra??o. Ela exerce um papel muito importante para a constru??o de significados do leitor. Essas imagens refor?am os valores de aten??o, compreens?o, memoriza??o e credibilidade do texto.
? importante ressaltar que, enquanto algumas pessoas acreditam no que est? impresso, uma grande maioria acredita no que v?, e n?o precisa ser uma prova cient?fica, mas apenas uma apar?ncia da prova de verdade que se quer transmitir.
Pensando nisso e baseado nos itens abaixo, solicite aos alunos a cria??o de ilustra??es para refor?ar a ideia de alguns an?ncios ( textos verbais).
a) aumentar o ?ndice de aten??o do an?ncio;
b) tornar o an?ncio mais apraz?vel ? vista;
c) induzir ? leitura do texto;
d) estimular o desejo pelo produto anunciado;
e) engrandecer o produto anunciado;
f) demonstrar ou refor?ar afirma??es feitas no texto;
g) identificar o produto ou a marca.
Dica: Os trabalhos tamb?m poder?o ser expostos em murais na escola.
Professor se tiver oportunidade, agende uma visita a uma Ag?ncia de Publicidade e leve seus alunos. Ou ainda, convite um publicit?rio para ser entrevistado por seus alunos na escola.
http://www.brainstorm9.com.br/2008/02/08/hortifruti-aqui-a-natureza-e-a-estrela (Acesso: 13/12/2009) Esse site apresenta outras pe?as publicit?rias em que se exige dos estudantes, al?m da identifica??o de informa??es, uma grande habilidade de construir rela??es entre textos distintos e veiculados em diferentes suportes textuais.
A avalia??o se dar? em cada etapa do processo de cria??o dos textos . O professor acompanhar? os alunos nas atividades cotidianas, refor?ando a realiza??o de um plano de texto, de uma pr?-reda??o, da prepara??o e da edi??o dos textos.
Outro aspecto a ser observado deve ser o desenvolvimento da capacidade de fazer infer?ncias, da leitura, de percep??o de inadequa??es e de corre??o de textos pr?prios e alheios, visando ? clareza, objetividade e coer?ncia. A evolu??o dos alunos nas atividades propostas deve ser compartilhada com eles. O professor pode criar pautas de corre??o a partir de aspectos gramaticais, ortogr?ficos e de pontua??o j? trabalhados com a classe. Al?m disso, deve desempenhar tamb?m a fun??o de leitor. Ao ler os textos dos alunos, poder? fazer observa??es a respeito dos conte?dos trabalhados durante o processo de produ??o dos folhetos.