Portal do Professor

Início do Conteúdo

Manchete no Voleibol

Autor e Co-autor(es)

Ricardo lucas da Rocha imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG Universidade Federal de Juiz de Fora

Jose Luiz Lacerda

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Educa??o F?sica Esportes, jogos, lutas e gin?sticas

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Compreender os fundamentos, objetivos e significados do esporte voleibol;

Conhecer e vivenciar a t?cnica de execu??o dos movimentos da manchete;

Proporcionar experi?ncias variadas da habilidade individual como velocidade, dist?ncia, dire??o, trajet?rias e combina??es na execu??o da manchete.

Duração das atividades

2aulas de 50 min./total:50 min

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

? recomend?vel que j? se tenha trabalhado o fundamento do toque e se conhe?a algumas regras b?sicas do jogo de voleibol.

Estratégias e recursos da aula

Manchete no Voleibol

Manchete - Defini??o

? uma t?cnica de recep??o realizada com as m?os unidas e os bra?os um pouco separados e estendidos, o movimento da manchete tem in?cio nas pernas e ? realizado de baixo para cima numa posi??o mais ou menos c?moda, ? importante que a perna seja flexionada na hora do movimento, garantindo maior precis?o e comodidade no movimento. Ela ? usada em bolas que vem em baixa altura, e que n?o tem chance de ser devolvida com o toque.
? considerada um dos fundamentos da defesa, sendo o tipo de defesa do saque e de cortadas mais usado no jogo de voleibol. ? uma das t?cnicas essenciais para o l?bero mas tamb?m ? empregada por alguns levantadores para uma melhor coloca??o da bola para o atacante.

Na fase de aprendizagem ? necess?rio prestar aten??o nos v?rios m?todos de jun??o das m?os que permitam uma correta posi??o dos antebra?os e assim criam uma superf?cie homog?nea de recep??o para a bola. Veja as possibilidades na figura e descri??o abaixo:


1 ? A m?o direita fechada em punho, junta -se na esquerda e estende, apertando-a em seguida.

2 ? A m?o direita, com os dedos rig?dos e juntos, estende-se na esquerda, tamb?m esta com os dedos juntos.

3 ? M?o direita e esquerda n?o t?m contato direto, se n?o atrav?s dos pulsos, que se tocam na face interna. (com esta t?cnica ? f?cil ocorrer o erro de separar os antebra?os, descuidando o ponto de recep??o da bola, pelo qual esta t?cnica pode criar problemas, em particular nos principiantes).

4 ? Os dedos da m?o direita entrela?am-se com os da m?o esquerda.

Fonte: Confedera??o Brasileira de Voleibol(2007). Manual de Treinadores. Volume I

Aula 1

undefined

Atividade 1

Um aluno com a bola ? altura da cabe?a lan?a-a a bola de toque para outro aluno e o que recepciona a bola procura envi?-la novamente com o antebra?o totalmente estendido.
Este exerc?cio ? para habituar o aluno quando na execu??o da manchete tocar na bola com o antebra?o.

Atividade 2
Cada aluno com uma bola na m?o executar manchete contra a parede sem parar e sem deixar cair a bola.
Inicialmente pode-se enviar a bola sobre si mesmo e depois envi?-la para a parede.
A altura da manchete deve ser de 2mts.

Atividade 3

Cada aluno com uma bola na m?o e realizar? manchetes sobre si pr?prio, jogando a bola em diferentes alturas (baixa. m?dia e alta).

Os  alunos divididos em duplas e com aproximadamente 6 mts de dist?ncia um do outro. Um aluno come?a jogando
bolas de t?nis ou bolas de pequenas dimens?es para o seu parceiro que deve agarr?-la no ar com os bra?os estendidos ? altura dos joelhos.
Executar v?rias repeti??es e utilizar duas bolas por dupla para n?o perder muito tempo na execu??o do exerc?cio.

Atividade 5

Cada aluno com uma bola deve jogar a bola para cima e deix?-la quicar no ch?o e depo is executar uma manc hete.

At ividade 6

Cada aluno com uma bola d eve executar v?rias ma nchetes e utilizando o deslocamento lateral tanto pa ra a direita quan to para a esque rda.

Ilustra??es dos Exerc?cios:

undefined

Recursos Complementares

Avaliação

Os alunos compreenderam a fun??o do uso da manchete?

Reconhecem as diferentes t?cnicas de execu??o da manchete?

As atividades serviram para adapta??o dos alunos ? bola e tamb?m como um instrumento l?dico de aprendizagem?

A aula foi motivante e o professor conseguiu atingir seus objetivos em rela??o ao ensino e aprendizagem do fundamento da manchete?