BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Sulamita Nagem Dias Lima
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educa??o de Jovens e Adultos - 1? ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza | Cultura e diversidade cultural |
Educa??o de Jovens e Adultos - 2? ciclo | Hist?ria | Migra??es, cultura e identidades |
.Localizar, no mapa, a ?frica e as regi?es de origem dos principais grupos ?tnicos africanos trazidos ao Brasil durante a vig?ncia da escravid?o.
.Conhecer tra?os culturais dos principais grupos ?tnicos africanos presentes no Brasil, valorizando-os enquanto elementos constitutivos do patrim?nio cultural da sociedade brasileira.
.Discutir estrat?gias em busca da equidade racial no Brasil.
- Leitura de mapas
Estrat?gias e recursos da aula:
V?deo
Poesia
Sinopse de filme
Discuss?o sobre tema
Leitura de texto
Interpreta??o de texto
Trabalho com mapa
Trabalho de equipe
Pesquisa
Debate sobre not?cia
Desenvolvimento
1? passo
- O professor leva os alunos para a sala de inform?tica para ouvirem o poema ?Navio Negreiro? de Castro Alves que tem aproximadamente oito minutos de dura??o.
OBS: O v?deo tem o objetivo de sensibilizar os alunos para iniciarem os estudos sobre a cultura africana.O professor explica aos alunos quem foi Castro Alves (informa??es dispon?veis nos recursos educacionais.) Esclarece aos alunos que as imagens que acompanham a narra??o s?o cenas do filme Amistad que conta a viagem dos escravos trazidos do continente africano para a Am?rica..
S?o muitos os detalhes para os alunos assimilarem. O professor pode pedir aos alunos para ouvirem com os olhos fechados o poema na voz de Paulo Autran.Em um segundo momento os alunos ouvem novamente o poema assistindo a sinopse do filme.
http://www.youtube.com/watch?v=gyuT-x6a6W8
2? passo
- O professor faz uma introdu??o ao tema lan?ando algumas perguntas sobre o que eles acabaram de assistir:
-Quem gostaria de comentar o que mais chamou sua aten??o no que acabamos de ver?
-Como eram aprisionados os negros em suas terras de origem?
-Voc? tem uma hip?tese para explicar quem vendia os negros?
-Qual o seu coment?rio para o poema de Castro Alves?
-Como ele descreve no poema, as a??es praticadas pelos comerciantes de escravos?
3? passo
Pode ser feito um trabalho interdisciplinar com o professor de L?ngua Portuguesa .Na leitura e interpreta??o do texto o professor de portugu?s pode contribuir facilitando o estendimento do texto.
Tr?fico negreiro
Chama-se de tr?fico negreiro o transporte for?ado de negros como escravos para as Am?ricas e para outras col?nias de pa?ses europeus, durante o per?odo colonialista.
Na Idade Moderna, sobretudo a partir da descoberta da Am?rica, houve um florescimento da escravid?o. Desenvolvendo-se ent?o um cruel e lucrativo com?rcio de homens, mulheres e crian?as entre a ?frica e as Am?ricas. A escravid?o passou a ser justificada por raz?es morais e religiosas e baseada na cren?a da suposta superioridade racial e cultural dos europeus.
Os portugueses j? usavam o negro como escravo antes da coloniza??o do Brasil, nas ilhas da Madeira, A?ores e Cabo Verde. O tr?fico para o Brasil, embora ilegal a partir de 1830, somente cessou em torno de 1850, ap?s a aprova??o de uma lei de autoria de Eus?bio de Queir?s, depois de intensa press?o do governo brit?nico, interessado no desenvolvimento do trabalho livre para a amplia??o do mercado consumidor.
Iniciado na primeira metade do s?culo XVI, o tr?fico de escravos negros da ?frica para o Brasil teve grande crescimento com a expans?o da produ??o de a??car, a partir de 1560 e com a descoberta de ouro, no s?culo XVIII. A viagem para o Brasil era dram?tica, cerca de 40% dos negros embarcados morriam durante a viagem nos por?es dos navios negreiros, que os transportavam. Mas no final da viagem sempre havia lucro. Os principais portos de desemb arque no Brasil eram a Bahia, Rio de Jan eiro e Pernambuco, de onde seguiam para ou tras
Texto ada ptado.
Fonte:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Tr%C3%A1fico_negreiro
A turma ? dividida em grupos e os alunos preparam-se para a discuss?o em sala sobre o texto.
O professor prop?e os grupos observarem as seguintes quest?es:
- A descoberta da Am?rica como fator influenciador do processo de escravid?o.
-Caracter?sticas do com?rcio entre ?frica e as Am?ricas.
-Justificativa da escravid?o.
-Interesse ingl?s pelo trabalho livre.
-Atividades econ?micas respons?veis pela escravid?o.
Ap?s a discuss?o o professor pede aos alunos que redijam um pequeno texto sobre o que foi discutido.
4? passo
- Solicitar que os alunos observem o mapa abaixo.
O professor deve providenciar uma l?mina com o mapa abaixo e disponibilizar para a turma.
- Ap?s a observa??o, o professor prop?e a discuss?o:
-Qual o t?tulo do Mapa?
-Quais continentes voc?s identificam no mapa?
-Chamar um aluno para identificar o continente Africano.
-Chamar outro aluno para identificar a Am?rica do Sul.
-Observe a legenda do mapa:
. Para onde eram levados os escravos que partiam da localidade Lagos?
. Para onde eram levados os escravos que partiam da localidade de S.Paulo de Luanda?
. Para onde eram levados os escravos que partiam de Mo?ambique?
. Como eram chamados os escravos que partiam de Guin? (Lagos)?
. Como eram chamados os escravos que partiam das outras regi?es?
OBS: O professor deve ter a preocupa??o de refor?ar a id?ia que o mapa mostra as regi?es da ?frica onde o tr?fico de escravos para a Am?rica era mais intenso tendo o cuidado de n?o refor?ar a id?ia de que a ?frica era dividida apenas em bantos e sudaneses, mas que estes povos foram os que mais sofreram com o tr?fico para a Am?rica.
- O professor distribui um xerox do mapa e pede aos alunos para representarem no mapa deles o que eles aprenderam observando o mapa do retro projetor.O professor pode encontrar o mapa nos recursos educacionais.
5? passo
O professor re?ne os alunos em c?rculo para avaliarem o que eles j? estudaram a partir das quest?es abaixo:
- Como eram transportados os africanos em navios negreiros.
- O que era o tr?fico negreiro.
- As terras de origem dos africanos.
- O professor mostra um mapa mundi e pede aos alunos para localizarem a ?frica.
-Pede aos alunos para avaliarem o tamanho do continente africano.
-Comparar o tamanho da ?frica com o tamanho da Am?rica do Sul.
-Perguntar aos alunos se no continente americanos os povos tem as mesmas caracter?sticas os
mesmos h?bitos e os mesmos costumes?
-Pedir aos alunos para falarem sobre as diferen?as observadas nos povos do continente americano.
OBS: A Hist?ria muitas vezes nos passa imagens marcadas pelos estere?tipos que povoam as mentes de nossos alunos acerca do continente africano.? importante o professor realizar abordagens que representam a ?frica como um universo plural e complexo, mostrar aos alunos as m?ltiplas ?fricas com diversidades regionais, evitando um enfoque generalizante e reducionista sobre toda a ?frica.
6? passo
-O professor disponibiliza a sala de inform?tica e fornece as fontes de pesquisa encontradas nos recursos educacionais.
-Prop?es os alunos fazerem um trabalho em equipe sobre a cultura dos povos africanos par a serem apresentados aos colegas most rando que os povos africanos n?o foram respons?veis somente pelo povoamento do territ?rio brasileiro e pela m?o de obra escrava,mas que eles marcaram a nossa forma??o.
-As equipes se organizam e apresentam os trabalhos.
7? passo
Com o objetivo de mostrar para os alunos que atualmente muito tem sido feito para resgatar a auto-estima daqueles que sofreram as consequ?ncias da discrimina??o racial o professor coloca no mural a not?cia da luta pela equidade de ra?as e pede aos alunos para n?o deixarem de se informar lendo o texto.
A luta pela equidade de ra?as no Brasil ganhou um forte aliado.No dia 9 de setembro de 2009,foi aprovado na C?mara d o s Deputados,em Bras?lia,o Estatuto da Igualdade Racial.Entre os seus principais pontos est?o o incentivo ? contrata??o de negros em empresas,o reconhecimento da capoeira como esporte,a reclus?o de at? tr?s anos para quem pratica racismo na Internet,o livre exerc?cio de cultos religiosos de ordem africana e o est?mulo as atividades produtivas da popula??o negra no campo.
Mais uma vez o professor organiza a turma em grupos e prop?e a discuss?o sobre a not?cia que acabaram de ouvir.
-Depois, um representante de cada grupo, leva para o grup?o as conclus?es de seu grupo.
Recursos Educacionais
http://revistaescola.abril.com.br/geografia/pratica-pedagogica/arquipelago-continente-constituicao-territorio-brasileiro-427772.shtml
http://guiadicas.net/fotos/2009/02/atlas-mundi.jpg
Sites para pesquisa
http://minhanoticia.ig.com.br/editoria/Educacao_Vestibular/2009/10/28/abecedario+traca+retrato+vigoroso+da+heranca+africana+no+brasil+8951036.html
http://www.brasilescola.com/cultura/cultura-africana.htm
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/cultura-africana/cultura-africana.php
http://pt.wikipedia.org/wiki/Cultura_da_%C3%81frica
http://pt.wikipedia.org/wiki/Cultura_do_Brasil
http://www.paijulioesteio.kit.net/religioes_de_matriz_africana_no_contexto_geral_no_brasil_9.htm< /p>
http://www.african aesco la.com.br/conteudos/influencia1.html
Ant?nio Frederico de Castro Alves (Curralinho, 14 de mar?o de 1847 ? Salvador, 6 de julho de 1871, com 24 anos) foi um poeta brasileiro. Nasceu na fazenda Cabaceiras, a sete lagunas (42 km) da vila de Nossa Senhora da Concei??o de "Curralinho", hoje Castro Alves, Estado da Bahia. Suas poesias mais conhecidas s?o marcadas pelo combate ? escravid?o, motivo pelo qual ? conhecido como "Poeta dos EscravosO aspecto social da poesia de Castro Alves, em poemas como "O Navio Negreiro" e "Vozes d'?frica", ambos publicados no livro Os Escravos, foi um dos motivos principais para a sua populariza??o. Nesse sentido, autores como M?rio de Andrade, no modernismo, dedicaram-lhe in?meros ensaios.
Sinopse do filme Amistad:
http://www.megklopper.recantodasletras.com.br/visualizar.php?idt=255005
Poema de Castro Alves- Navio Negreiro
http://www.culturabrasil.pro.br/navionegreiro.htm
Biografia de Castro Alves:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Castro_Alves
A avalia??o ? processual e cont?nua, devendo ser realizada oral e coletivamente, enfocando a din?mica do grupo, identificando avan?os e dificuldades.
O desempenho dos alunos durante a aula, a realiza??o das tarefas propostas como os debates e as observa??es e interven??es do professor, a auto - avalia??o do professor e do aluno ser?o elementos essenciais para verificar se as compet?ncias previstas para a aula foram ou n?o desenvolvidas pelos alunos